SPTrans instala câmeras em pontos na Estrada de Itapecerica para implantar “Corredor Rapidão”

Objetivo é monitorar quantidade de passageiros para dimensionar o tamanho das plataformas

ADAMO BAZANI

Câmeras de vídeo monitoramento estão instaladas em pontos de ônibus na Estrada de Itapecerica, na zona sul de São Paulo.

A medida é para verificar a quantidade de passageiros que circulam em cada parada. O objetivo é dimensionar a demanda e definir o tamanho das plataformas que devem fazer parte do BRT da região – corredor de ônibus, chamado pela administração Doria, de Rapidão.

O trecho entre os terminais Capelinha e João Dias vai ter cinco estações. Nelas, será possível pagar a tarifa antecipadamente, é o sistema de pré-embarque.

Inicialmente os ônibus que atendem este trecho permanecerão com cobradores, já que devem continuar o trajeto fora de corredor.

RAPIDÃO:

O Rapidão deve integrar a malha de BRT proposta para a cidade. O BRT – Bus Rapid Transit é um sistema de corredores que possui diferenciais, como pagamento antecipado de tarifa, pontos de ultrapassagem, linhas expressas ou semi-expressas e estações embarque e desembarque com acessibilidade.

A primeira característica a ser adotada na cidade será a cobrança antecipada. Com isso, nos corredores, os ônibus articulados, superarticiulados e biartiuculados não terão cobradores.

A operação piloto deve começar entre os terminais Capelinha e João Dias, na ziona Sul da cidade, aproveitando atual estrutura, mas futuramente, havendo as adequações.

A ligação foi escolhida devido à alta demanda e também à necessidade de ampliação da velocidade comercial.

Entre os terminais Capelinha e João Dias atualmente, no horário de pico da tarde, a velocidade média é de 19 km/h, abaixo, portanto, da meta de 25 Km /h proposta na gestão Fernando Haddad.

Doria também promete um aplicativo para o sistema BRT Rapidão, que seria concedido à iniciativa privada. Este aplicativo de celular informaria aos passageiros as linhas, horários e previsão de quando os veículos passariam nos pontos.

Doria diz que pretende reduzir em até 20 minutos o tempo de deslocamento para este sistema no trecho.

A gestão Fernando Haddad prometeu uma malha de 150 quilômetros de novos corredores.

No entanto, na prática, foram inaugurados ou requalificados 66 quilômetros.

Problemas como a crise econômica, que diminuiu a arrecadação do município e dificultou os repasses de verbas federais no âmbito do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, bloqueios reiterados por parte do TCM – Tribunal de Contas do Município e TCU Tribunal de Contas da União, que apontaram irregularidades nos editais de licitação e nas obras, como sobrepreço, e questões técnicas, estão entres os motivos do não cumprimento da meta de Haddad.

Desde os anos de 1990, com a promessa do antigo prefeito Celso Pitta de construir o Fura-Fila, a cidade espera um sistema de BRT de fato. O Fura- Fila, hoje chamado Expresso Tiradentes, só entrou em operação na gestão Gilberto Kassab, em 2007, e ainda com trajeto menor que original. No entanto, a velocidade comercial é superior à média dos corredores mais antigos.

No trajeto entre o Sacomã, na Zona Sudeste, Parque Dom Pedro, no centro, e do Parque Dom Pedro II, à Vila Prudente, na zona leste, hoje os ônibus conseguem desenvolver velocidade média de 42 km/h.

O Fura-Fila tinha projeto de seguir até a Cidade Tiradentes, na zona Leste, por isso o nome recente de Expresso Tirandentes.

A expansão depois foi modificada para a tecnologia do monotrilho, cujas obras não avançam desde 2010, quando o projeto foi apresentado à população. Apenas 2,3 quilômetros operam entre Sacomã e Vila Prudente. A linha 15 Prata deveria ter 26,7 quilômetros de extensão, 18 estações entre Ipiranga e Hospital Cidade Tiradentes ao custo R$ 3,5 bilhões com previsão de entrega total em 2012. Em 2015, orçamento ficou 105% mais alto, com o valor de R$ 7,2 bilhões. O custo por quilômetro sairia em 2010 por R$ 209 milhões, em 2015 por R$ 260 milhões e, no primeiro semestre de 2016, subiu para R$ 354 milhões. A previsão de 9 estações agora é para 2018. Está congelado o trecho entre Hospital Cidade Tiradentes e Iguatemi e Vila Prudente-Ipiranga. O governo do estado promete atendimento a uma demanda de 550 mil passageiros por dia

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

1 comentário em SPTrans instala câmeras em pontos na Estrada de Itapecerica para implantar “Corredor Rapidão”

  1. Amigos, boa noite.

    Como diz o dito popular; ” cachorro mordido por cobra tem medo de linguica”.

    Ate que emfim vao usar tecnologia fa favor do buzao de Sampa.

    Mas vam8s aguardar para ver se farao bom uso mesmo, pois o GPS do buzao de Sampa nao serve pra nada.

    Att,

    Paulo Gil

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