Alckmin lança edital de concessão da linha 5 do Metrô e 17 do Monotrilho nesta quinta-feira

FOTO: EDSON LOPES JR/A2 FOTOGRAFIA

Governo também vai anunciar a entrega do 11 º novo trem da linha 7-Rubi da CPTM

ADAMO BAZANI

O Governo do Estado de São Paulo lança nesta quinta-feira, 30 de março de 2017, no Palácio dos Bandeirantes, o edital para concessão à iniciativa privada da linha 5 Lilás do Metrô e 17-Ouro do monotrilho, da zona Sul da capital paulista.

A linha 5 Lilás que, hoje liga Capão Redondo, no extremo Sul, à estação Adolfo Pinheiro, está em expansão com recursos do Governo do Estado. A administração Alckmin prevê que até julho devem ser abertas três estações da linha 5 Lilás: Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin. Em dezembro, devem ser inauguradas as estações Eucaliptos, Moema AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin. Em 2018, será entregue a estação Campo Belo.

A expansão é de 10 km com 10 estações. Hoje são 9,3 Km e 7 estações, entre Capão Redondo e Adolfo Pinheiro.

A concessão deve ser para a operação integral da linha.

O mesmo grupo que assumir o metrô deve ser responsável pela operação do monotrilho.

A linha 17 Ouro do monotrilho deveria ter 17,7 quilômetros de extensão, com 18 estações entre Jabaquara, Aeroporto de Congonhas e região do Estádio do Morumbi ao custo de R$ 3,9 bilhões com previsão de entrega total em 2012. Em 2015, o orçamento ficou 41% mais caro somando R$ 5,5 bilhões e a previsão para a entrega de 8 estações até 2018. Em 2010, o custo do quilômetro era de R$ 177 milhões. Em 2015, o custo por quilômetro seria de R$ 310 milhões e no primeiro semestre de 2016 foi para R$ 325 milhões. O monotrilho, se ficar pronto, não deve num primeiro momento servir as regiões mais periféricas.  Assim, os trechos entre Jabaquara e a Aeroporto de Congonhas e entre depois da Marginal do Rio Pinheiros até a região do Estádio São Paulo-Morumbi, passando por Paraisópolis, estão com as obras congeladas. Com este congelamento, não haverá as conexões prometidas com a linha 4 Amarela do Metrô na futura estação São Paulo – Morumbi, e nem com estação Jabaquara e da Linha 1 Azul do Metrô e Terminal Metropolitano de Ônibus e Trólebus Jabaquara, do Corredor ABD. Segundo o site do próprio Metrô, quando estiver totalmente pronto, este sistema de monotrilho atenderá 417 mil e 500 passageiros por dia.

O valor de outorga de ambos as linhas será definido, mas a estimativa é de que a concessão para operação dos dois ramais por 30 anos seja de aproximadamente R$ 120 milhões. As duas obras custaram mais de R$ 10 bilhões ao poder público

A gestão Alckmin também deve anunciar nesta quinta-feira a entrega do 11º novo trem para linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato– Jundiaí) da CPTM

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes