MAN comemora 16 mil ônibus em 10 anos do Programa Caminho da Escola

De acordo com montadora, veículos são de categorias entre 5 e 15 toneladas

ADAMO BAZANI

A Volkswagen Caminhões e Ônibus, pertencente à MAN Latin America, divulgou hoje nota comemorando a produção de 16 mil Volksbus, tipo micro ou micrão, produzidos ao longo dos 10 anos do Programa Caminho da Escola.

O programa foi criado em 2007 para facilitar o acesso de estudantes às instituições ensino, principalmente nas áreas mais afastadas dos centros urbanos e com tráfego difícil.

Como resultado, segundo o Ministério da Educação, foi a diminuição evasão escolar, o que mostra a importância dos  transportes para a garantia dos demais direitos do cidadão.

A Volkswagen diz que reúne a maior frota de ônibus do Caminho da Escola,  atendendo a mais de 1 milhão de estudantes, em cerca de cinco mil municípios brasileiros.

Os modelos variam entre pequenos e médios, na faixa de 5 a 15 toneladas, com versões escolar rural, dotadas de elevadores, e escolar urbano, com piso baixo.

O desenvolvimento dos modelos ocorreu em parceria com FNDE  -Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, operador do programa, universidades, centros de pesquisas, Inmetro, entre outros.

Os ônibus são comprados com recursos públicos por meio de licitação.

Os modelos são padronizados.

Em nota, a Volkswagen-MAN informa alguns dos atributos dos veículos para atender às necessidades de transportes em regiões cujo tráfego é mais severo.

Dentre os atributos necessários para vencer os trajetos mais difíceis estão suspensões elevadas e reforçadas, pneus uso misto, eixo dianteiro com viga forjada, balanço dianteiro mais curto, ângulos de ataque e saída maiores, poltronas estofadas e de fácil limpeza, mecanismos antiesmagamento e ainda os dispositivos que garantem a acessibilidade para os alunos com mobilidade reduzida.

“É uma grata missão desenvolver veículos seguros e confortáveis, que garantem a oportunidade de acesso à educação de tantas crianças”, comenta na nota, o presidente e CEO da MAN Latin America, Roberto Cortes.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

1 comentário em MAN comemora 16 mil ônibus em 10 anos do Programa Caminho da Escola

  1. Amigos, boa noite.

    Realmente um grande feito pela Man e pela Uniao, parabens.

    Pena que a grande maioria das prefeituras nao cuidam deses micros e microes.

    Afinal, foi a custo “zero” para as prefeituras, exceto aos contribuintes.

    Att,

    Paulo Gil

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: