Comportamento dos motoristas de ônibus em São Paulo é o principal motivo de reclamações, diz SPTrans

46% das reclamações no ano passado foram relacionadas à conduta dos motoristas

ADAMO BAZANI

Nem atraso, nem falta de conservação dos ônibus e nem superlotação: o maior problema da capital paulista em relação aos serviços é a conduta dos motoristas, de acordo com a SPTrans – São Paulo Transporte, gerenciadora do sistema.

Dados da empresa gerenciadora mostram que das 48.271 reclamações registradas em 2016, 46% ou pouco mais de 22 mil, foram relacionadas a como os motoristas tratam os passageiros ou então como dirigem. Os dados foram trazidos pelo Metro Jornal.

Em 2015, esse número foi até maior: 50% das 48.393 reclamações recebidas.

Os condutores de ônibus são expostos a condições estressantes e trabalho.

Alguns ônibus são antigos e de motor dianteiro, com alto índice de ruído e calor bem ao lado do seu posto de trabalho. O trânsito, o medo da violência e a postura de alguns passageiros, além, claro do dirigir e cobrar ao mesmo tempo em várias linhas, também influenciam no comportamento de alguns motoristas.

No entanto, passageiros também são submetidos a condições estressantes: pontos mal iluminados, exposição à chuva e sol por causa de falta de abrigos, demora entre um coletivo e outro e superlotação.

Nesse vai e vem de estresse, os dois lados precisam ser compreender melhor.

Na parte profissional, as empresas de ônibus sempre alegaram que mantém programas de treinamento e qualificação, no entanto, pelos números da SPTrans ainda parece que as ações têm sido insuficientes.

RECLAMAÇÕES:

2015 –

Total: 48.393

Os maiores motivos –

Comportamento dos Motoristas: 50%

Intervalos entre os ônibus: 17%

Não cumprimento de partidas: 06%

2016 –

Total: 48.271

Os maiores motivos –

Comportamento dos Motoristas: 46%

Intervalos entre os ônibus: 22%

Não cumprimento de partidas: 07%

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

5 comentários em Comportamento dos motoristas de ônibus em São Paulo é o principal motivo de reclamações, diz SPTrans

  1. Cidalio Correia Lopes // 20 de março de 2017 às 09:51 // Responder

    Sou técnico de segurança do trabalho e instrutor de trânsito. E infelizmente estou dirigindo e cobrando no ônibus no RJ, e vejo que está profissão realmente é desumana… Pra que esse comportamento dos motoristas com o público melhorasse deveria ser reduzida a jornada de trabalho de 7 para 5 horas por dia. E também a proibição de se fazer horas extras. Isso pra começar.

  2. Cidalio, em SP, as empresas tiraram as horas extras dos motoristas e cobradores e eles ficaram numa choradeira danada, aqui e assim se o motorista não atende o pedido de embarque e o passageiro reclama, eles intimidam o passageiro, correndo o risco até de agressão, como já quase aconteceu comigo, o motorista tentou me intimidar, e claro que quando falei que ia abrir um boletim de ocorrência e entregar na empresa e na Sptrans o dito motorista recuou, inclusive até o cobrador veio tirar satisfação, coisa de bandido, eles ficam sabendo quem reclamou, como não sei mas ficam sabendo.

  3. Realmente há condições desfavoráveis para os dois lados, mas isso não dá o direito do motorista dirigir de maneira irresponsável pondo em risco a vida dos passageiros e nem o passageiro tem o direito de desrespeitar o motorista por problemas de infraestrutura, por exemplo. (Infelizmente) os dois devem recorrer aos órgãos superiores para pedir melhorias.

  4. Amigos, boa noite.

    O “carro diretao” existe ha mais de 50 anos, e se assim e e porque todos permitem e aceitam, empeesas, fiscalizadoras, gestores, ministerio do trabalho, MPT , prefeituras e tudo mais.

    Ou ha alguem que diga que nao.

    Porem, nao e o “carro diretao” que causa o mal atendimento.

    Hoje o Brasil, o MAL atendimento esta presente em tudo, s3ja privado ou publico.

    E tem um mal maior, ninguem responde nada, pode aciobar, SAC, Ouvidoria, Secretarias, Agencias, Govetno, Diretorias e nada.

    Todos fingem de mortos.

    Estamos vivendo o CAOS e a total falta de respeito, aos eleitores, cidadaos e contribuintes.

    Pelo estresse que passam diariamente, ate que eles nos a5endem bem.

    Att,

    Paulo Gil

  5. Pra mim não e novidade alguma, porém as cooperativas são piores, os motoristas acham que tão pilotado um carro, piada.

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