Singapura apresenta novo conceito de ônibus de dois andares

Veículos operam em sistema de transporte que teve melhorias nos últimos anos

RENATO LOBO

Tornar o transporte por ônibus mais atrativo é cumprir algumas etapas, como veículos mais aconchegantes, e rotas melhores operadas.

Recentemente a montadora Man apresentou o novo modelo A-95, pertencente à família Lion’s City da marca alemã, adquiridos para o sistema de Singapura, gerenciada pela Land Transport Authority – LTA.

Outras montadoras também apresentaram seus protótipos, como a Volvo e a Alexander Dennis, esta ultima com o modelo Enviro500. Possuem piso baixo, motor traseiro, 6 cilindros com 324cv ou 365cv, Euro V. A caixa de câmbio é ZF EcoLife, automática, de 6 velocidades. O que chama a atenção nas carrocerias é o design.

A LTA gerencia diversos meios de transportes, incluindo o ferroviário e o rodoviário. No caso dos ônibus, tem um papel de planejar linhas e projetos de vias exclusivas, pensando no transporte sobre pneus como rede.

A empresa também implementou maneira de introduzir maior confiabilidade nos intervalos. Em 2015, as partidas nas linhas foram reduzidas para 10 minutos ou menos durante o pico em dia útil. O sistema alimentador apresenta índice de 95% de partidas cumpridas.

Renato Lobo, técnico em Transportes Sobre Pneus e Trânsito Urbano

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Marcos Paulo disse:

    E nós aqui mp Brasil andando de Apache Vip…,brincadeira né

  2. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Obrigado por postarem o link dos vídeos, sensacional.

    MAN traga um desses para teste em Sampa, mas tem que ser com banco preto, porque essa cor creme por aqui não dará certo.

    Sempre pensei nesse tipo de porta, acho sensacional.

    Gostaria de saber qual a largura útil do correredor de alça a alça.

    Será que alguém sabe informar ??

    Zé Tros, dá uma força ai.

    Att,

    Paulo Gil

  3. Nossa que busão lindo, achei muito bacana, e VW Man? WTF, ai sim.

Deixe uma resposta