MPT quer ônibus com motor traseiro em Minas para saúde dos motoristas
Publicado em: 27 de janeiro de 2017

75% dos afastamentos na categoria são causados por exposição a ruído, calor e vibração dos motores.
RENATO LOBO
A exposição do motorista de ônibus durante muitas horas a frente de veículos com motores dianteiro, pode causar danos a saúde do profissional, sobretudo a audição.
O Ministério Público do Trabalho – MPT ajuizou duas ações civis públicas (ACPs) para que o Governo de Minas e o Município de BH adotem ônibus com motor traseiro.
Os problemas de saúde ainda estão ligadas a exposição ao calor e vibração dos motores, localizadas na parte da frente de coletivo.
O MPT solicita que os réus modifiquem editais de concorrência pública: “é fundamental que a legislação do trabalho seja incluída entre os requisitos para a elaboração de editais de compra de veículos de transporte público, em substituição às normas da ABNT, atualmente usadas e que confrontam com a legislação do trabalho”, explica a procuradora do Trabalho Elaine Nassif.
O órgão ainda quer a reparação pelo dano moral decorrente da negligência dos órgãos gestores em relação à saúde e segurança dos trabalhadores, pelo pagamento de indenização no valor de R$ 10 milhões. “A estimativa do valor do dano leva em conta a capacidade econômica dos réus, o tempo em que se deixou descumprir a legislação laboral, o prejuízo à sociedade, que acumula, para cada 12 empresas, cerca de 27 milhões em afastamentos”, argumenta a procurador na inicial da ACP.
Renato Lobo, técnico em Transportes Sobre Pneus e Trânsito Urbano
Não sei como o motor dianteiro ainda é tolerado pelo sindicato em pleno século XXI. O motorista deve sofrer horrores nestes veículos.
Boa Tarde,
Também sou da opinião que dependendo do local, os carros de motor traseiro são a melhor opção.
Conheço muitos amigos motoristas que reclamam desta condição e até brincam, que não querem trabalhar com carro circular por conta do motor dianteiro, e sempre alegam calor, ruído, e alguma outras coisas mais.
Amigos, boa noite.
Teoricamente correto.
Quem vai custear ???
Att,
Paulo Gil
ISSO É O QUE NÓS VAMOS VER! Eu queria muito acreditar nisso mas não vai dar em nada, Belo Horizonte é uma vila que ainda vive na época do coronelato e das chibatadas. Quem dita as ordens são as empresinhas fuleiras de transporte coletivo da cidade. E os gestores são meros capachos.
A atual situação do transporte coletivo de BH é deplorável pq, nos anos 90 e início dos 2000, exigia-se 100% da frota de ônibus com motor traseiro, havia carros de motor traseiro até aonde não havia necessidade. E como algo quando está bom e se melhorar ainda mais estraga… Foi a partir de 2003 que as empresas derrubaram essa exigência e hoje a frota é 100% do tradicional ônibus de motor na frente. Até em linhas bastante movimentadas, onde deveriam rodar os chamados ônibus padron, rodam dianteirinhos fracotes. Agora os ônibus estão diminuindo de tamanho na BHtrans e nas linhas do DER só roda micrão e ônibus com 10 anos de uso ou mais Conseguiram colocar carro de motor dianteiro até no BRT de BH. Não sou contra o tradicional cabrito, desde que esses ônibus operem apenas em linhas à altura.
O que ocorreu entre os anos 90 e 2000 foi uma prova de que não dá pra garantir frota 100% de ônibus motor traseiro em BH. Nem em São Paulo é assim. Sou sim a favor da volta desse tipo de ônibus pra BH, desde que seja usado apenas em linhas troncais, circulares centrais e BRT. Para linhas alimentadoras, interbairros e bairro-centro, o busão de motor dianteiro ainda é indispensável. Assim como na maioria das linhas metropolitanas.
Tá mais fácil voltar o Caio Gabriela LPO 1113 do que ver algum busão de motor traseiro em BH…
Tomara que volte a tornar realidade onibus padrons em BH, estes onibus rodaram por todo lado de BH por mais de 10 anos, sem problemas com classe e qualidade, só quem não gosta é empresário e puxa saco de empresário, chega de camionibus, sou passageiro não sou carga não. Aliás este tipo de chassi dianteiro carroça deveria ser banido do Brasil, MPT em cima deles!!