Ícone do site Diário do Transporte

Deputado defende troca do Monotrilho do ABC por BRT

Foto: Renato Lobo

Governo do Estado teve problemas com obtenção de recursos para desapropriações.

RENATO LOBO

Alterar o projeto do monotrilho da Linha 18-Bronze para um sistema Bus Rapid Transit – BRT para baratear o custo. Esta é a ideia do deputado federal Alex Manente (PPS/SP), em entrevista ao Repórter Diário.

“Eu acredito que precisa ter uma revisão nesse processo, no projeto executivo que foi feito. Caso contrário, ficaremos sempre nessa expectativa do metrô chegar ao ABC”, afirma o parlamentar.

A declaração vem após o Governo do Estado patinar na obtenção de financiamento para as desapropriações. O início das construções tiveram três adiamentos.

Segundo o Governo Federal, a administração estadual não apresentou capacidade de pagamento, sendo então classificado na categoria “C”, para a obtenção da garantia da União na contratação de operação de financiamento externo.

O Estado busca então novas formas de obtenções de recursos. Enquanto isso, o parlamentar se inspira em projetos brasileiros, é o caso do BRT do Rio

“Tive a oportunidade de conhecer no Rio de Janeiro o BRT que foi montado para a Olimpíada e foi muito elogiada. É mais barato e conseguiria fazer com que o ABC tivesse a ligação de transporte coletivo de massa eficiente como se pretende com o metrô”, diz Manente à reportagem.

O tema é polêmico, e divide a opinião de especialistas. Parte deles afirma que o Monotrilho pode transportar um número superior que sistemas de corredores de ônibus. Tomando com base o projeto da Linha 15-Prata, a capacidade estimada do meio de transporte é de 550 mil passageiros por dia.

No entanto, a projeção do monotrilho do ABC é previsto a capacidade de 314 mil passageiros/dia no inicio da operação. Em termos comparativos, no BRT  Transcarioca são estimados diariamente 320 mil passageiros, em plena operação.

Já o Corredor Metropoloitano ABD, da Metra, que é mais simples e não reúne todas as características de um BRT, transporta em torno de 250 mil pessoas por dia.

Renato Lobo, técnico em Transportes Sobre Pneus e Trânsito Urbano

Sair da versão mobile