Irizar apresenta i6S, substituto do PB em Portugal

Irizar i6S incorpora linhas e soluções do i8 - Divulgação

Modelo incorpora elementos do topo de linha i8

ADAMO BAZANI

A fabricante de carrocerias de ônibus Irizar apresentou em Portugal o novo modelo e i6S, que vem preencher a lacuna deixada pelo Irizar PB, que já deixou de ser produzido.

De acordo com a Irizar, a novidade é que o veículo incorpora soluções de funcionalidade e também de estética do Irizar i8, topo de linha de produtos da empresa.

Os LEDs dos faróis iluminam mais e geram pouco calor, de acordo com a empresa. Assim como no i8, as linhas estão mais marcantes na frente e traseira, com lanternas e faróis cromados e com novos ângulos.

Além disso, o veículo possui o protocolo de comunicação e sistema Multiplex que permitem um serviço de diagnóstico e recolha de dados por meio de uma máquina OBD que pode detectar dados em tempo real e evitar quebras de trajeto.

Os bancos dos passageiros incorporam elementos que aumentam conforto e o espaço do motorista foi reformulado apresentando melhor ergonomia, ainda segundo a empresa.

dsc_1069-870x580
Carroceria tem sistema de monitoramento de funções em tempo real. Divulgação

O Irizar i6S está disponível em duas versões de altura – 3,73 m e 3,93 m e em cinco comprimentos: 10,7 metros, 12,2 metros, 12,92 metros, 14 metros e 15 metros.

É possível encaroçar chassis de diversas marcas ou optar pelo monobloco com motor DAF Euro VI.

Confira vídeo do modelo:

BRASIL:

No Brasil, a Irizar é a marca que menos fábrica carrocerias, de acordo com dados da Fabus – Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus; foram pouco mais de 200 unidades sendo que a maioria para o mercado externo com mais de 180 veículos.

Instalada em Botucatu, no interior de São Paulo, ao lado da planta da Caio, a Irizar não apresentou para o Brasil ainda a intenção de ampliar a gama de modelos e tão pouco entrar no segmento de urbanos.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes