ENTREVISTA: MAN estuda lançar ônibus rodoviário de 15 metros e articulados maiores

ônibus
Ônibus Volkswagen MAN articulado. Empresa deve apresentar novidades no segmento.

De acordo com vice-presidente de vendas, marketing e pós-vendas da MAN Latin America, Ricardo Alouche, baixa presença no segmento de articulados, somada à crise, ajuda a explicar queda de participação da marca na produção de ônibus no Brasil

 ADAMO BAZANI

A Volkswagen Caminhões e Ônibus deve lançar no mercado brasileiro chassi para ônibus rodoviários de 15 metros e também ampliar a participação nos segmentos de ônibus articulados apresentando modelos maiores.

Os estudos foram confirmados entrevista ao Diário Transporte pelo vice-presidente de vendas, marketing e pós-vendas da MAN Latin America, Ricardo Alouche.

A reportagem cobriu jantar de apresentação do novo ciclo de investimentos da marca no Brasil que deve movimentar R$ 1,5 bilhão entre 2017 e 2021 . Os recursos serão aplicados no desenvolvimento de novos modelos de ônibus e caminhões, tanto para o Brasil como para o mercado externo, a partir da planta de Resende, no Rio de Janeiro, além de novas tecnologias, conectividade com o cliente, serviços e modernização das linhas de montagem.

“A MAN sempre está atenta às oportunidades de mercado e às tendências de mercado. Sem dúvida nenhuma o mercado pode esperar a entrada da MAN em novos segmentos. Este segmento tem uma característica específica em nosso país e sem dúvida nenhuma nós estamos disputando clientes, estudando a tendência do mercado e apresentaremos o produto muito em breve” – disse Alouche ao ser questionado sobre o chassi de 15 metros para ônibus rodoviários. – Assista abaixo

Este tipo de chassi passa por homologação no Brasil.

Na feira de transporte público FetransRio, que ocorreu em novembro, a Volvo mostrou o B 450R de 15 metros. Mercerdes-Benz e Scania já anunciaram o desenvolvimento.

A MAN também deve ampliar as opções de ônibus articulados. Concorrentes apostaram em aumentar os veículos deste tipo, como a Mercedes-Benz, com a nova configuração de superarticulado de 23 metros e capacidade para 223 pessoas, e a Volvo, com um articulado de 22 metros com capacidade para 210 pessoas e um biarticulado de 30 metros de comprimento e lotação para 300 pessoas.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus não quer ficar para trás. Segundo Alouche, a gama de modelos deve ser ampliada. O executivo comenta que, além da crise econômica que afetou todas as empresas do setor, as poucas opções até então da MAN no segmento de articulados no Brasil também ajudam a entender a queda de participação da marca no mercado nacional de ônibus.

“Teve uma combinação de fatores. Uma delas foi o mercado, a outra é o fator de que o segmento de ônibus articulados no país foi o que mais comprou proporcionalmente neste ano. Como nós ainda não temos um produto competitivo, para oferecer para este segmento do superarticulado, nós acabamos ficando em desvantagem no market share, mas nós estamos investindo e preparados para aproveitar o crescimento do mercado nos próximos anos com novos produtos e novos serviços para ofertar para nosso cliente ônibus” – disse

CONFIRA O VÍDEO:

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Daniel Batista dos Santos disse:

    Gostaria de ver a Scania mais competitiva no segmento. O único produto dela que vende melhor é o chassi de 15 metros urbano. Nos demais, com motorização dianteira ou traseira, tem pouca participação. A Mercedes-Benz já está consolidada no mercado, desde os micros até os superarticulados. A Volvo se consolidou nos biarticulados e em veículos menores vem avançando significativamente, entrando agora no mercado dos superarticulados. A VW/MAN também se consolidou como opção a Mercedes-Benz desde os micros até veículos pesados traseiros. Agora pretende avançar até os superarticulados. No que se refere a chassis urbanos, excetuando-se os micros, a Scania tem expertise e produtos em todos os segmentos, desde dianteiros até biarticulados (que por sinal demorou tempo demais para desenvolver, e com motor dianteiro, creio que enfrentará muita resistência no Brasil). Tudo bem que na tríade MAN / VW / Scania o dinheiro no final das contas vai para o mesmo bolso, mas a Scania merecia ter melhor participação no mercado de urbanos.

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