FetransRio 2016: Bilhetagem também é destaque em feira

Transdata Smart apresentou sistema que permite melhoria na rede de vendas de créditos

ADAMO BAZANI

A empresa Transdata Smart apresentou um sistema de leitura de cartões de transporte que possui chip sem a necessidade de contato com o validador do ônibus na FetransRio, feira de mobilidade urbana que ocorreu até esta sexta-feira no Rio de Janeiro.

A tecnologia já é aplicada em diversas cidades, mas o novo sistema do sistema também pode ser integrado a celulares.

“A tecnologia EMV Contactless, aplicada em cartões que possuem um chip com capacidade de comunicar-se com a leitora instalada tanto em ônibus quanto em catracas de metrô, permite a passagem do usuário de forma rápida e prática. Também, uma inédita tecnologia da Transdata Smart é a capacidade de interação com celulares que são capazes de emular os cartões EMV. Com eles, basta que o usuário escolha qual bandeira de cartão deseja utilizar e, na sequência, encostar o celular nos validadores de ônibus ou catracas de metrô e, assim, ter sua passagem garantida.” – diz nota da empresa.

VALIDADOR QUE GERENCIA:

A empresa também apresentou o validador Transdata Smart V6 que, além das funções de bilhetagem tradicionais, oferece a possibilidade do serviço de gerenciamento de frota num mesmo equipamento.

Antes, para o gerenciamento, era necessário comprar outro produto à parte e depois instalar.

REDE DE VENDAS:

A bilhetagem eletrônica não consiste apenas em ter validadores que leiam os cartões transporte dentro dos ônibus. É necessário também ampliar a rede de vendas dos créditos.

Este, inclusive, tem sido um dos grandes problemas dos sistemas brasileiros, principalmente, para os passageiros eventuais que fazem pouco uso dos ônibus. Aos sábados e domingos, por exemplo, é impossível achar um ponto de recarga por perto em muitos lugares.

A empresa destacou um sistema de máquinas para locais de grande fluxo de passageiros onde é possível verificar saldo, vender cartões avulsos, recarregar créditos e efetuar pagamentos por moedas cédulas e cartões e crédito, além de outros dispositivos e aplicativos.

Um dos canais de venda disponíveis pela RVSmart é o sistema ATM, direcionado a locais que concentram grande fluxo de passageiros. Por meio dele, é possível verificar saldo, vender cartões avulsos, recarregar créditos e efetuar pagamento por moedas, cédulas e cartões de débito. Outra ideia são os POS GPRS, dispositivos móveis que possibilitam um aumento da quantidade e alcance dos pontos de venda, somado à possibilidade de desenvolvimento de novas parcerias comerciais. Com estes novos dispositivos é possível, inclusive, realizar vendas diretamente nos pontos de ônibus.

 

O aplicativo Ônibus+ desenvolvido pela Transdata Smart pode ser baixado gratuitamente em smartphones, tablets e computadores e está disponível na Apple Store, Microsoft e Google Play. A tecnologia é uma forma prática, rápida e segura do usuário comprar passagens por meio do cartão de crédito, e ainda visualizar todo o percurso a ser percorrido pelo ônibus, incluindo a exibição dos pontos de parada. Tudo em uma única plataforma. A solução também é um canal de vendas para o empresário do transporte.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading