Após um mês, sistema de Vila Luzita ainda não tem frota de 82 veículos, mas empresa vai colocar mais ônibus articulados

Ônibus articulado da Suzantur com adaptação para embarque e desembarque em estações da Capitão Mário Toledo de Camargo

Informação é da prefeitura, que também disse que aplicativo que prevê chegada de ônibus aos pontos estará disponível para os passageiros nesta semana. Terminal Vila Luzita conta com wi-fi

ADAMO BAZANI

Depois de pouco mais do início das operações nas 15 linhas que eram prestadas pela Expresso Guarará, no sistema de Vila Luzita, na cidade de Santo André, os passageiros disseram que os serviços em relação aos primeiros dias de circulação melhoraram, mas ainda não estão ideais.

“Melhorou sim. O início foi bem complicado, mas ainda não está como o povo merece” – disse a auxiliar administrativa Luana de Souza, que usa a linha troncal TR 103, enquanto aguardava o ônibus num ponto da Rua Coronel Alfredo Fláquer / Perimetral, no centro de Santo André, por volta das 17 horas, sentido Vila Luzita.

“Ainda tem poucos ônibus parando no corredor (da Capitão Mário Toledo de Camargo). Pego perto do estádio (Bruno Daniel) e o ônibus tá bem lotado, sempre” – disse o aposentado Oswaldo Cruz de Lima, ao desembarcar da linha TR 101 no terminal Santo André Oeste.

Após desistência de prestação de serviços pela concessionária Expresso Guarará, que atuava desde 2000 e abriu processo de falência,  no dia 8 de outubro, a Suzantur assumiu as 15 linhas depois de ser selecionada pela Prefeitura de Santo André, que enviou cartas-convite para operação emergencial.

O contrato é válido por 180 dias. A Suzantur começou as operações com 71 ônibus se comprometendo a ampliar a frota no período de um mês para 82 veículos, mas até agora, segundo a prefeitura, 76 ônibus estão em operação.

A administração Carlos Grana não falou sobre eventual punição à empresa pelo descumprimento, mas informou que nos próximos dias serão incluídos outros quatro veículos articulados.

“A Prefeitura de Santo André, por meio da SATrans, concessionária que administra o transporte público municipal, informa que atualmente, a frota da empresa Suzantur está com 76 veículos em operação e segundo informações da empresa, mais quatro veículos articulados estão em preparação para rodar na linha TR 101 – Terminal Vila Luzita /Estação Santo André.

Tratando-se de uma operação emergencial, a padronização visual da frota está em acordo com todo o conjunto que está autorizado pela SATRANS.” – diz nota da prefeitura.

 

Um dos motivos de maior queixa dos passageiros no início das operações e até hoje, é que apenas sete ônibus convencionais, portanto menores que os articulados, fazem paradas nas estações do Corredor da Capitão Mário Toledo de Camargo, que ficam à esquerda do veículo e na mesma altura do assoalho do ônibus, necessitando, assim de adaptação nas portas. Anteriormente, a Expresso Guarará disponibilizava 13 veículos articulados com esta configuração, mas por causa de problemas na frota nas últimas semanas antes da saída da Guarará, estavam em operação entre 8 e 9 ônibus desse tipo.

A S.A.Trans – Santo André Transportes, gerenciadora do sistema, afirmou que a frota de ônibus que param nas estações vai aumentar para nove veículos, contando com dois articulados também. Outros seis articulados já operam em uma linha semi-expressa, criada para suprir a ausência de ônibus adaptados e que não faz paradas nas estações.

“Em relação às linhas troncais, está previsto para os próximos dias uma operação com nove veículos atendendo as paradas nas estações do corredor da Av. Capitão Mario Toledo de Camargo, sendo sete Volvos (convencionais) e dois articulados. Além de mais seis veículos articulados que atuarão nas linhas expressas, ligando os terminais sem parar nas estações.” – informa a nota enviada após questionamento do Diário do Transporte.

O poder público ainda informou que todos os ônibus já possuem GPS e que o sistema de aplicativo para o celular CittaMobi também estará disponível para os passageiros nas linhas da Vila Luzita. A ferramenta permite saber quanto tempo o ônibus vai demorar para passar no ponto, além de informar detalhes sobre as linhas e horários.  Os passageiros da demais linhas da cidade já contam com o aplicativo.

“Toda frota está equipada com GPS e a respeito do monitoramento, está previsto para a próxima semana a liberação pela Cittati que está preparando os ajustes finais para uso na operação.

A Suzantur distribuiu uniforme para os motoristas, cobradores e fiscais, identificando-os melhor para os passageiros.

 O Terminal Vila Luzita já está equipado com sinal de WI-FI, disponível para os passageiros.” – prossegue a prefeitura.

A exemplo dos outros ônibus articulados que já estavam em operação, os veículos que serão colocados no sistema de Vila Luzita são usados, fabricados em 2007, e foram alugados da Sambaíba Transportes, empresa que atende a zona Norte da Capital Paulista.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Emílio Santos disse:

    Bem, pra ser o mais breve possível: “Ônibus Articulados que Tenham Portas Elevadas Pelo Lado Esquerdo”. Símples Assim e o Resto a Gente já Sabe, Acordar com o Canto do Galo, Tocando a Boiada e é claro, esperando que a Suzantur Cumpra com o ordenado, que é colocar a quantidade “X” prometida no Contrato. Uma Ótima Semana pra Todos Nós

    1. jackson disse:

      Difícil essa Suzantur é de uma extrema incompetência misturada com pilantragem mesmo vemos que em Mauá o Sr. Donisete braga tirou uma empresa que tinha carros novos e até articulados Volvo em ótimas condições pois foram comprados 0km para essa operação sob alegação de uma frota sucateada e a mentira sobre fraude na bilhetagem pra quê colocar a Suzantur com carroças vindas de são paulo bem ferradas e as que vieram do rio sem nenhuma condição de rodar.. O pior cego é o que não quer ver todos sabem que por traz da Suzantur há um jogo de interesses obscuros…..

  2. Emílio Santos disse:

    OPA, Minha Gente Amiga, eu estava dando uma voltinha pela Cidade nessa Segunda-Feira e já estou vendo carros articulados com portas de embarque e desembarque elevadas para acesso às Plataformas na Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo. Bem, é claro que temos que ter Paciência para esperar as mudanças e aos poucos elas vão acontecendo, mas, sem Fogos de Artifícios ainda, porque ainda temos carros articulados com acessos à esquerda no nível do chão, mas, beleza, pelo menos temos Busão adaptado rodando no San Andrew City. Vamos que Vamos e uma Ótima semana pra todos !

  3. Sergio Santo André disse:

    Estou acompanhando de perto essa mudanças, mas ainda torcendo o nariz. Como dito, os articulados da TR-101, estão sendo “adaptados” para atendimento nas paradas do corredor, muito bem. Só lembrando que são veículos já com idade avançada, ou seja, será que essa “adaptação” será para deixar os carros rodarem em definitivo ??? Já sabem que se for esse o caso, não veremos carros novos nem tão cedo !!! Outra coisa, o embarque em ambos os terminais, seja no Vila Luzita ou na Estação de Santo André, continua um caos !!!!!! Parece que não se consegue padronizar as filas ainda mais quando tem dois tipos de veículos rodando (articulado e convencional). Será que não dá prá usar o exemplo que está ao lado deles, que seria o embarque da Metra ???? A demora dos carros da TR-103 também está um tanto quanto irritante !!! Na minha visão, e assim que a frota estiver completa é: convencional na TR-103 e articulado na TR-101 e ponto final !!! Convencional na TR-101 só de domingo !!!!! Outra coisa, depois de séculos, por que o embarque no Terminal Santo André Oeste (estação) não é feito no padrão EMTU, com catracas nas plataformas ???? Dizem que é briguinha da Prefeitura com a EMTU que coordena o terminal, então, tá na hora de bater o pé e exigir essa padronização também !!!! Outra coisa, por que não existe um terminal exclusivo para as linhas municipais, pois sabemos que o Terminal Santo André Oeste está saturado a anos !!! Na minha visão, aquele estacionamento ao lado do Shoppinho Itambé já deveria ter sido desapropriado para a construção de um terminal municipal, acabando de vez com essas picuinhas….Não podemos só bater não é mesmo ??? Ponto para a Suzantur quanto aos uniformes dos funcionários e para os carros das linhas alimentadoras, pois são carros novos com câmera de ré (alguns) e câmera na porta traseira de desembarque para visualização dos motoristas.

Deixe uma resposta