Queda na velocidade dos ônibus em corredores coincide com liberação para táxis

Liberação de táxis em corredores nos horários de pico prejudicou desempenho do transporte coletivo, revelam dados. Foto: BOL

Levantamento mostra que a média de velocidades caiu em 8 dos 11 corredores de ônibus em São Paulo

ADAMO BAZANI

Após a liberação da circulação dos táxis em corredores de ônibus em qualquer horário com passageiros, a média de velocidade caiu em 8 dos 11 espaços na cidade de São Paulo.

Os dados são da própria SPTrans – São Paulo Transporte, responsável pelo gerenciamento do sistema de ônibus na capital paulista e foram levantados pelo site de notícias da Globo – G1.

O desempenho medido se refere ao período entre janeiro e agosto de 2015 e o mesmo intervalo deste ano.

O levantamento revela, entretanto, que em alguns corredores, a queda começou a ser maior a partir de maio, quando os táxis foram liberados por Haddad para trafegar nas áreas dos ônibus, inclusive nos horários de pico do transporte das 6h às 9h e das 16h às 20h. A medida foi uma forma de tentar amenizar o descontentamento dos taxistas com a regulamentação de aplicativos de transporte, como o Uber.

Um exemplo é o corredor das Avenidas Santo Amaro e Nove de Julho. Entre maio e agosto deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, a média da velocidade caiu 7,6%, quando os ônibus começaram a circular a 19,4 km/h, abaixo da meta de 25 Km/h de Haddad. Já entre janeiro e abril, antes da liberação para os táxis, a queda na velocidade foi de apenas 2%, mesmo com a interdição total do viaduto Santo Amaro também para ônibus ao longo de fevereiro, após dois caminhões baterem sob a estrutura e pegarem fogo, ou seja, a interdição do viaduto foi menos danosa para velocidade dos ônibus do que a entrada dos táxis.

Em 2014, estudo da própria prefeitura a pedido do Ministério Público mostrou que a velocidade dos ônibus ficava 31,6% menor por causa dos táxis nos corredores. No entanto, a restrição de circulação de táxis nos horários de pico foi retirada por Haddad em 11 de maio de 2016, mesmo dia em que a prefeitura regulamentou serviços de transportes por aplicativos, como o Uber.

Vale ressaltar, entretanto, que houve queda de velocidade também no Expresso Tiradentes, corredor com maior parte do trecho suspensa e que não possui interferências de outros veículos. A queda foi de 6,6% passando de 45,4 km/h para 42,4 km /h. Os dados se referem às velocidades médias nos horários de pico para ônibus, que são das 5h às 10h das 16h às 22h.

Houve aumento de velocidade em três corredores de ônibus: Inajar – Rio Branco – Centro, onde os coletivos ficarão 8% mais rápidos, Paes de Barros, com alta de 3,9% e Parelheiros- Rio Bonito – Santo Amaro, com ônibus 1,2% mais velozes, também na comparação entre os períodos de janeiro a agosto de 2015 e 2016.

Acompanhe:

Campo Limpo – Rebouças – Centro : 22,1 km/h no período em 2015 – 20,6 km/h no período em 2016 –queda de 7,1%

Expresso Tiradentes: 45,4 km/h no período em 2015 – 42,4 km/h no período em 2016 –queda de 6,6%

Inajar – Rio Branco – Centro: 21 km/h no período em 2015 – 22,7 km/h no período em 2016 – alta de 8%

Itapecerica – João Dias – Santo Amaro: 20,2 km/h no período em 2015 – 19,8 km/h no período em 2016 – queda de 2%

Jd. Ângela – Guarapiranga: 19,4 km/h no período em 2015 – 19 km/h no período em 2016 –queda de 2,1%

Paes de Barros: 21,6 km/h no período em 2015 – 22,4 km/h no período em 2016 – alta de 3,9%

Parelheiros – Rio Bonito – Santo Amaro: 23,8 km/h no período em 2015 – 24,1 km/h no período em 2016 – queda de 1,2%

Pirituba – Lapa – Centro: 19,1 km/h no período em 2015 – 18,5 km/h no período em 2016 – queda de 2,9%

Santo Amaro – Nove de Julho – Centro: 21 km/h no período em 2015 – 20 km/h no período em 2016 – queda de 4,8%

Vereador José Diniz – Ibirapuera – Santa Cruz: 20,4 km/h no período em 2015 – 20,3 km/h no período em 2016 – queda de 0,3%

Radial Leste – faixa: 31,4 km/h no período em 2015 – 30,5 km/h no período em 2016 – queda de 2,6%

A SPTrans informou que a variação pode ser considerada normal e que a política de implantação de faixas e corredores fez com que as velocidades dos ônibus nas vias dedicadas saltasse de 13 km /h antes de 2013 para 22,8 km/h no sentido centro e que faixas como das marginais apresentam velocidade para os ônibus maior do que 25 Km/h. A gestora também lembrou que interferências como manifestações e ocorrências também podem prejudicar o desempenho dos coletivos.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Pedro disse:

    E teve gente na prefeitura que disse que tinha aumentado a velocidade, e de um cinismo que chega a ser sinistro, os taxis represam a circulação, pois andam a 20 km por hora, as vezes chagam a ficar em fila mais de 10 barrando a circulação dos ônibus, mas aqui em SP ele mandam no transito, pois o prefeito tem medo deles.

  2. Pedro disse:

    E teve gente na prefeitura que disse que tinha aumentado a velocidade, e de um cinismo que chega a ser sinistro, os taxis represam a circulação, pois andam a 20 km por hora, as vezes chagam a ficar em fila mais de 10 barrando a circulação dos ônibus, mas aqui em SP ele mandam no transito, pois tem medo deles pararem a cidade.

  3. Daniel Duarte disse:

    Aqui em Curitiba um vereador queria colocar os taxis nos corredores, a TV fez uma pesquisa com a população e 95℅ reprovou a proposta. Deveriam fazer o mesmo em SP, pois os interesses dos taxistas não podem ser maiores que o do povo.

  4. Leoni disse:

    Com relação ao resultado da pesquisa, é conforme o esperado sem surpresas, e em algumas faixas, a queda começou a ser maior a partir de quando os táxis foram liberados para trafegar nas áreas dos ônibus.

    A medida foi uma forma de tentar amenizar a pressão política e o descontentamento dos taxistas, e mais uma vez contrariando a população que novamente não foi consultada, pois poderia haver rejeição também.

    A SPTrans informou que a variação pode ser considerada normal e que a política de implantação de faixas e corredores fez com que as velocidades dos ônibus nas vias dedicadas avançasse de 13 km /h antes de 2013 para 22,8 km/h no sentido centro e que faixas como das marginais apresentam velocidade para os ônibus maior do que 25 km/h.

    Não existe o motivo da queda de velocidade também no Expresso Tiradentes, corredor com maior parte do trecho suspensa e que não possui interferências de nenhum outros veículos.

  5. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Essa a matematica basica da Tia Cotinha explica, nem precisa de medicoes ou relatorios.

    Perda de tempo e dinheiro do contribuinte.

    Att,

    Paulo Gil

  6. Essa questão e bem antiga, ate mais que o Kassab se duvidar, acho um absurdo, só em SP permitem isso, ate quando o povo ira dormir?

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading