Empresa diz que novo ônibus elétrico pode operar por 500 quilômetros com uma carga

Modelo Catalyst E2, da Proterra, conta com novo sistema de célula de energia

 

Outro objetivo da companhia é fazer ônibus rodoviários elétricos.

ADAMO BAZANI

A fabricante Proterra, divulgou dados de desempenho do modelo de ônibus elétrico Catalyst E2 que pode ter autonomia entre 300 quilômetros e 500 quilômetros com uma carga só.

Além do preço, atualmente a autonomia é um dos principais questionamentos em relação aos ônibus elétricos.

Uma das apresentações ocorreu nesta segunda-feira, 12 de setembro de 2016, na reunião anual da APTA – Associação Americana de Transporte Público, na siga em inglês.

Segundo a empresa, em testes, o ônibus conseguiu uma autonomia de 960 quilômetros, maior obviamente do que nas condições operacionais normais, quando pode chegar a 500 quilômetros, o suficiente para um dia de trabalho.

Em nota à imprensa especializada, como o Diário do Transporte, a fabricante diz que a diferença consiste numa nova célula de energia, do tamanho de uma cama de solteiro, com eficiência energética de 440 kWh a 600 kWh.

No entanto, o valor do veículo é considerado alto ainda. O modelo Catalyst E2 custa em torno de US$ 800 mil.

Apesar disso, neste ano, as vendas subiram 220% em comparação a todo o ano passado.

Em meados de 2017, a empresa deve lançar o Catalyst E3, com autonomia ainda maior.

Com isso, um dos objetivos da empresa é possibilitar que ônibus rodoviários que operam em médias e curtas distâncias também sejam elétricos.

“O principal objetivo da Proterra sempre foi o de criar um veículo elétrico de alta performance, construído para servir todas as rotas de trânsito simples nos Estados Unidos e outros países. Hoje, com a inauguração da Série E2 Catalisador, esse objetivo foi alcançado … A questão não é mais que o ônibus será um dos primeiros a adotar esta tecnologia, mas sim que será a mais recente inovação em se comprometer com um futuro de mobilidade limpa, eficiente e sustentável”, disse em nota o CEO da Proterra, Ryan Popple.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Sera mesmo, no Brasil esquece.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading