Governo do Estado deve ter agência reguladora para linhas de metrô, monotrilhos e trens
Publicado em: 17 de agosto de 2016
Proposta faz parte dos planos de privatização dos serviços metroferroviários pela gestão Alckmin
ADAMO BAZANI
O Governo do Estado de São Paulo deve definir ainda neste ano o modelo de agência reguladora para os transportes metropolitanos sobre trilhos no Estado de São Paulo.
Seria uma espécie de Artesp, mas para Metrô, CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e monotrilho.
A iniciativa faz parte da intenção do governo de privatizar parte das operações na região metropolitana.
A agência deve exigir padrão de qualidade único entre CPTM, Metrô e monotrilho, além de definir critérios técnicos e periodicidade programada para os reajustes de tarifas e repasses às empresas operadoras.
A Secretaria dos Transportes Metropolitanos negocia um convênio com o Banco Mundial para ter acesso a experiências em outros países que foram bem sucedidas.
O Governo do Estado de São Paulo deve apenas ficar com as operações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô.
A linha 4-Amarela já é da iniciativa privada linha 5-Lilás também deve ser repassada à iniciativa privada.
A linha 6-laranja e as linhas de monotrilho também devem ser privatizadas,
Em relação à CPTM as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda também devem ter operação de responsabilidade da iniciativa privada.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Digitação: Wilson Bazani




Mas pra q agência reguladora? Mais cabide de emprego?? Se vão privatizar o sistema, deixa a empresa Metrô como reguladora ora!
O metrô não pode regular as concessões, pois ele irá operar as linhas 1,2 e 3. Assim ,como uma empresa vai fiscalizar a si mesma e as demais com a mesma idoneidade?
Essas agências reguladoras além de serem cabides de emprego, só servem pra nos extorquirem com preços abusivos, vejam o caso da ARTESP, (Ou seria CARTESP, cartel das rodovias) Que só serve pra atrapalhar quem quer ganhar seu dinheiro honestamente, e criar pedágios caríssimos para as quadrilhas que se apossaram das nossas estradas.
Cadê meu comentário?
Calma. Foi para moderação. A equipe é pequena e precisamos ler todos os comentários antes de aprovar, Natan Soares. Já houve problemas com comentários desrespeitosos (que não foi o seu caso) e por causa de uma minoria, precisamos agora deste procedimento que demanda tempo
Amigos, boa noite.
Com esse “zilhao” de leis e normas, ja esta tudo excessivamente regulado.
Precisamos e de uma “AGENCIA FAZEDORA”, isso sim, quem sabe ela faz o Aerotrem funcionar ou implodir.
O importante e fazer algo.
Muuuuuuuuda Braaaaaillllll
Muuuuuuda Saaaaaampa
Muda ou morre.
Att,
Paulo Gil
Espera ai, vai ficar com as linhas 1, 2 e 3? As linhas mais problemáticas, e demandadas? Esse tucano e uma piada.
É uma boa idéia desde que a Gestão da Agência tenha um pessoal competente.