Prefeitura de SP terá que retirar “Ecofrota” de ônibus a diesel

Publicado em: 15 de julho de 2016

ecofrota-conar

Secretário de Transporte admite que dificilmente a cidade cumprirá lei que determina troca de combustíveis.

RENATO LOBO

A prefeitura de São Paulo terá que retirar o termo “Ecofrota” em ônibus que rodam com combustível a diesel, determinou o Conselho Superior do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária – Conar. Após denúncia do Vereador Gilberto Natalini, o Conselho de Ética do órgão decidiu, por unanimidade, acolher a representação.

“O programa sofreu retrocesso e descontinuidade na gestão do prefeito Fernando Haddad, por suspender o uso do B20.”, afirma o vereador.

A prefeitura, por sua vez, defendeu o uso do termo em veículos elétricos e etanol, mas nos demais veículos reconhece que não se justifica manter a propaganda, e deve determinar a retirada dos adesivos. Os veículos mais novos não possuem os dizeres, já que usam combustível comum.

O secretário Municipal de Transportes, Jilmar Tatto, afirmou em diversas ocasiões que o cumprimento da lei, que determinava 100% da frota de ônibus com combustíveis limpos até 2018, dificilmente seria cumprida. Na nova licitação dos transportes, não existe um cronograma claro para uma substituição de veículos que atenda a esta lei. Cabe lembrar que as novas empresas devem operar o sistema por 20 anos, com possibilidade de prorrogação por mais 20.

Um estudo preliminar do IEMA – Instituto de Energia e Meio Ambiente, com base nos inventários da Secretaria de Verde e Meio Ambiente do Município de São Paulo e da Cetesb – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, contatou que setor de transportes na capital paulista e os ônibus respondem por 19% das emissões de poluentes na cidade.

Renato Lobo, técnico em Transportes Sobre Pneus e Trânsito Urbano

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. Piada não ter nada na licitação sobre combustível limpo, as empresas agradecem a poluição, menos custos e erviços ruins.

  2. Paulo Gil disse:

    Amigos, bom dia.

    Quanta perfumaria.

    Pra fazer o buzao de Sampa nao aparece ninguem.

    Por isso que o Brasil nao vai pra frente.

    Ou melhor, “JURRASIC PARK”.

    Cade o disco voador pra me levar para uma galaxia NAO JURASSICA ???????

    So o disco voador SALVA !

    Att,

    Paulo Gil

  3. Os ônibus de São Paulo, precisam ser ônibus para transporte de passageiros. Querem transformar os ônibus em vitrine de promoção para “ar-condicionado”, daqui há pouco vamos ter nos ônibus geladeira, orelhão, mesa de escritório, etc…
    Já quiseram colocar porta bicicletas, transportar animais. Os técnicos em transporte precisam cair na real. ONIBUS É PARA TRANSPORTE DE PASSAGEIROS.
    Ônibus tem que ser pequenos e linhas tem que ser curtas. Ônibus grandes para transportar muitos passageiros tem que ser só nos corredores. Ônibus pequenos nos bairros para alimentar os corredores.
    Esse pessoal não querem aprovar essa licitação porque tem muita corrupção envolvendo os políticos e sindicalistas.
    Tem mais de dois anos que não sai do papel. É muita enrolação…

  4. Cristiane disse:

    Gostaria de saber o número dessa empresa, pois o ônibus passou numa certa rua uma peça do fio escapou foi direto no vidro do carro do meu esposo que estava parado em frente ao trabalho dele, o motorista deu o cartão o telefone que ninguém atende , queria saber se alguém sabe o telefone onde posso saber quem vai pagar por esse ocorrido obrigada . Meu e-mail e kitysalles@gmail.com

    1. blogpontodeonibus disse:

      Olá. Por não termos nenhum tipo de relacionamento com empresas de ônibus e a senhora em seu pedido não especificar qual empresa, pedimos que entre em contato com a SPTrans pelo telefone 156 ou tente o auxílio à lista

Deixe uma resposta