Faixa de ônibus em Niteroi é liberada aos carros no horário de pico

624a3e_e65ab2eb72fc4ace8024d8c6787b5656

Prefeitura diz que medida tem apoio popular.

RENATO LOBO

São muitos os benefícios na criação das faixas exclusivas de ônibus para a urbanidade, uma vez que as estruturas democratizam o espaço público, e aumentam a confiabilidade dos sistemas de transportes sobre pneus. No entanto, a cidade de Niterói tem liberado os espaços aos veículos particulares, na região central e no bairro Fonseca.

A medida partiu da própria Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans), órgão da prefeitura responsável pela mobilidade no município carioca, no período em que o passageiro mais depende da condução: o horário de pico.

Em uma das vias principais, a Alameda São Boaventura, um estudo do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários (Sintronac), constatou que os 3,1 quilômetros de corredor viário leva agora cerca de 40 minutos. Antes da medida, o tempo de deslocamento neste trecho era de em 15 minutos.

Em um comunicado à imprensa, a NitTrans diz que os agentes fiscalizadores são orientados a liberar as faixas seletivas somente quando há fluxo intenso de trânsito. O órgão ligado à prefeitura diz ainda que vêm recebendo apoio de passageiros e motoristas de ônibus devido à fluidez do tráfego em horários de pico, e que nos locais de saída da via do transporte coletivo, o trânsito fica represado.

Renato Lobo, técnico em Transportes Sobre Pneus e Trânsito Urbano

Informe Publicitário
Assine

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

     
Comentários

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, bom dia.

    Esse corredor ai tem de ser batizado de Corredor BRASIL, o único que não funciona.

    Essa foi de cair o queixo.

    Niterói, explica pra nós como uma faixa exclusiva do buzão AUMENTA o tempo da viagem do buzão.

    Ahhhhhhhhh desculpe.

    Não explica não, senão a fiscalizador vai querer implantar em Sampa.

    Melhor ficar só na imaginação.

    Att,

    Paulo Gil

  2. Daniel Duarte disse:

    Alguém entendeu alguma coisa, sinceramente pra que faixa nesse caso ?

  3. No RJ não vejo mimimi, agora se fosse em SP…

  4. Cicero disse:

    Não entendo. Se é para priorizar o transporte público em detrimento do particular, por que abrir esta brecha? O motorista do carro que ande de ônibus ou pague o preço pelo seu veículo. “Ah, mas os ônibus demoram, são ruins, itinerários…” – melhorando a situação para o carro, o modal ônibus não vai progredir nunca.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading