Prefeitura de São Paulo entrega trecho de corredor de ônibus na Zona Leste

Publicado em: 20 de junho de 2016

ONIBUS

Ônibus que atende parte da Zona Leste de São Paulo/Ilustrativa

Espaço tem 1,8 quilômetros de extensão. Corredor Leste Itaquera deve ter 14 quilômetros, mas ainda não há previsão de conclusão total da obra

ADAMO BAZANI

A Prefeitura de São Paulo informou que concluiu nesta segunda-feira, 20 de junho de 2016, 1,8 quilômetro de corredor de ônibus na Avenida Líder, zona leste da capital paulista.

De acordo com o poder público, este trecho de corredor fica entre a rua Diogo de Souza e a avenida Itaquera, no sentido centro, e entre a rua Manuel Cardoso e a praça Dr. Francisco Munhoz Filho, no sentido bairro. O espaço faz integração física com o novo corredor da avenida Itaquera no cruzamento da avenida Harry Danhemberg com a rua Itapitanga.

Permitindo o acesso ao Terminal de Ônibus Itaquera, o corredor deve atender 126 mil moradores do distrito de Cidade Líder na região, segundo a prefeitura de São Paulo.

Este trecho conta com três novas paradas de ônibus que foram construídas no canteiro central da avenida. A circulação dos ônibus é pela faixa à esquerda da avenida Líder e, em todo o trajeto, o corredor possui pavimento rígido e faixas adicionais para ultrapassagem.

A entrega do novo trecho, entretanto, representa um avanço muito pequeno não só em relação à meta de 150 quilômetros de corredores na cidade até 2016, apresentada pelo prefeito Fernando Haddad ainda em campanha eleitoral, como também significa pouco em relação ao que foi prometido para aquele eixo da Zona Leste.

Este trecho faz parte do Corredor Leste-Itaquera, que ao todo deve ter 14 quilômetros de extensão, ligando o Terminal Carrão, avenida Dezenove de Janeiro, a avenida Itaquera e a avenida Líder.

Com recursos estimados em R$ 75 milhões da prefeitura e R$ 150 milhões do Governo Federal, o corredor ainda não tem data certa para a conclusão.

Quando estiver pronto, o sistema deve melhorar acesso ao Polo Institucional de Itaquera e “vai estabelecer a conexão com os terminais Vila Carrão e Itaquera e com a estação Itaquera (linha 3 vermelha do Metrô e linha 11 CPTM). O projeto prevê ainda a implantação de viadutos no cruzamento da avenida Itaquera com avenida Aricanduva, para obter maior fluidez neste trecho.”, segundo a prefeitura.

Em relação às obras viárias no centro de Itaquera, a prefeitura promete entregar até o final do ano a requalificação das ruas Barros Cassal, Inácio Alves de Matos, Heitor, Américo Salvador Novelli e Victorio Santim, além de melhorias na microdrenagem, implantação de pavimento rígido para passagem de ônibus, recapeamento e readequação das calçadas.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Microdrenagem…

    Cade ralao nos pontos.

    Att,

    Paulo Gil

  2. Era esperado que esse corredor seria o único da ZL e sair algo, uma pena.

  3. maria helena martiniano cardoso da silva disse:

    quando que vão inaugurar este corredor que já esta pronto e nada de inauguração QUE SERIA ENTREGUE EM JUNHO DE 2016 A PROMESSA JA TEM MAIS DE UM ANO E NADA, PREFEITO o ADAD começou fazer e prometeu entregar essa obra COM O GASTO DE 75 MILHÕES E QUE APARENTEMENTE JÁ ULTRAPASSOU A MUITO MAIS EM GASTO E NADA DE ENTREGAR ESSE BENEFICIO AO POVO E QUANDO SERA INAUGURADO E FOI DINHEIRO DO POVO JOGADO FORA

Deixe uma resposta