UTIL, de Jacob Barata, é autorizada pelo Governo do Estado de São Paulo a operar na área 3 da EMTU

Com autorização, Jacob Barata reforça atuação na Grande São Paulo. Foto: O Globo.

Despacho do secretário de transportes permite alteração do Termo de Constituição do Consórcio, com a incorporação da empresa. Reforço da atuação do empresário na área é estratégico

ADAMO BAZANI

O secretário de estado de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Clodoaldo Pelissioni, autorizou a incorporação da empresa UTIL – União Transporte Interestadual de Luxo, pertencente ao empresário Jacob Barata, para operar nos municípios de Guarulhos, Arujá, Mairiporã e Santa Isabel, na região metropolitana, dentro do consórcio Internorte de Transportes, que corresponde à área 3 da EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos.

O Blog Ponto de Ônibus teve acesso ao despacho que hoje foi publicado no Diário Oficial.

O Grupo de Jabob Barata já opera a região pela  Guarulhos Transportes, desde 1991, mas a entrada da UTIL reforça o posicionamento do empresário e é vista como estratégica para a nova licitação dos transportes metropolitanos que deve ocorrer na metade do ano.

O Governo do Estado de São Paulo, pela EMTU, já havia comunicado que pode dividir a área 5, do ABC Paulista, com outras áreas, entre elas, a de atuação de Jabob Barata. A medida é estudada porque os empresários de ônibus do ABC, desde 2006, esvaziaram as seis tentativas de licitação dos serviços. O ABC Paulista é a única área da EMTU, na Grande São Paulo, que opera com contratos de permissão precários, sem as concessões, como ocorrem nas outras quatro áreas. A frota dos ônibus do ABC é uma das mais velhas do estado, com o menor índice de ônibus acessíveis, e as linhas são desatualizadas.

Vale ressaltar que não significa que Jacob Barata irá para o ABC, mas ele estará com mais força para atuar em áreas maiores que as empresas de Guarulhos, se for preciso.

Também não foram descartadas possíveis alterações no tamanho da empresa Guarulhos.

Jacob Barata é apontado como o principal dono de ônibus do Rio de Janeiro, conhecido como “Rei do Ônibus”, sendo proprietário do Grupo Guanabara, ao qual a UTIL faz parte.

A frota de ônibus do grupo Guanabara ultrapassa a 4200 veículos em mais de 20 viações. O grupo também tem participação em empresas de ônibus de Portugal, como Vimeca/Lisboa Transportes e Scotturb – Sintra-Cascais-Oeiras Transportes Terrestres Urbanos.

Jacob Barata, natural de Belém, no Pará, nascido em 13 de agosto de 1932, também é dono de hotéis e bancos de financiamento.

A União Transporte Interestadual de Luxo S/A – UTIL foi fundada em 1950 e operava a linha de ônibus entre Petrópolis e o Rio de Janeiro. O Grupo Guanabara, de Jacob Barata, assumiu a UTIL em 2003.

No ano passado, no âmbito da Operação Zelotes, o empresário foi citado no suposto esquema de “compra de decisões” do Carf- Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, e no SwissLeaks , que divulgou uma lista de pessoas com contas secretas no HSBC “private bank” de Genebra, na Suíça. Os documentos indicavam que Jacob mantinha US$ 17,6 milhões em uma conta conjunta com sua mulher, Glória, e seus filhos Jacob, David e Rosane.

CONFIRA O DESPACHO DO SECRETÁRIO DE TRANSPORTES:

Despacho do Secretário, de 17-02-2016 Processo: STM 5549/2005 Interessado: Secretaria dos Transportes Metropolitanos – STM Assunto: Concessão do serviço regular de transporte intermunicipal, por ônibus e demais veículos de média capacidade na Região Metropolitana de São Paulo, municípios de Arujá, Guarulhos, Mairiporã, Santa Isabel e São Paulo – Área 3. Despacho GS 18/2016 À vista da instrução dos autos, face à solicitação formulada pelo Consórcio Internorte (fls. 3330), considerando o disposto nas manifestações favoráveis da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo – EMTU/SP, por meio da ITDMQ-002-2016 elaborada pelo Departamento de Monitoração da Qualidade Operacional – DMQ (fls. 3273/3382), e do Parecer GAJ-11-2016, da Gerência de Assuntos Jurídicos – GAJ (fls. 3383/3384), bem como a manifestação da Consultoria Jurídica desta Pasta, exarada por intermédio do Parecer CJ/STM 30/2016 (fls. 3392/3394), em cumprimento ao disposto no Contrato EMTU/SP 034/2006, presentes os requisitos do artigo 27, §1º, da Lei 8.987/1995, AUTORIZO adoção das medidas para alteração do Termo de Constituição do Consórcio, com a incorporação da empresa União Transportes Interestadual de Luxo S/A – UTIL como operadora que constitui o Consórcio. Encaminhe-se o presente ao Departamento de Administração – DA, para publicação do presente despacho, após, em trâmite direto, à Coordenadoria de Transporte Coletivo – CTC para, em conjunto com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo – EMTU/SP, providenciar a alteração sugerida no item 15, do Parecer CJ/STM 30/2016, emitindo-se o termo de aditamento 05

EMPRESAS LIGADAS AO GRUPO GUANABARA, DE JACOB BARATA- Fonte: Internet (dados podem ter sofrido alterações)

Ceará

Em Fortaleza (urbanos):

Via Urbana;

Auto Viação Dragão do Mar;

Viação Metropolitana (ViaMetro);

Viação Fortaleza;

Empresa Vitória (Caucaia)

(Rodoviários)

Expresso Guanabara

Distrito Federal

(Rodoviários):

Rápido Federal

Viação Real Expresso

Minas Gerais

UTIL – União Transporte Interestadual de Luxo

  • Juiz de Fora

Viação Brisa

Pará

– Em Belém (urbanos)

Belém Rio Transportes

Transportadora Arsenal

– Em Castanhal(urbanos)

Expresso Modelo

São Paulo

– Em Guarulhos (urbanos):

Guarulhos Transportes

Empresa de Ônibus Guarulhos S/A

Em São José dos Campos (urbanos)

Viação Saens Peña

Rio de Janeiro

– Cidade do Rio de Janeiro (Rodoviários):

Viação Sampaio

– Cidade do Rio de Janeiro (urbanos):

Auto Viação Alpha

Auto Viação Jabour

Auto Viação Tijuca

Empresa de Transportes Braso Lisboa

Fácil Transportes e Turismo

Rodoviária Âncora Matias

Transportes Única Petrópolis

Transportes Estrela

Transurb S/A

Viação Ideal

Viação Normandy do Triângulo (Linhas intermunicipais e municipais do Rio de Janeiro)

Viação Nossa Senhora do Amparo

Viação Nossa Senhora das Graças

Viação Nossa Senhora da Penha (Mesquita)

Viação Pendotiba

Viação Verdun

Portugal

Empresas de ônibus: Vimeca/Lisboa Transportes e Scotturb

Hotéis

Hotéis Fênix

Outras empresas

Concessionárias Guanabara Diesel

Concessionária Ceará Diesel

Banco Guanabara

Libercard

AS ÁREAS DA EMTU  –  A relação das empresas é conforme o contrato

Área 1

É composta pelos municípios de Juquitiba, São Lourenço da Serra, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Embu, Taboão da Serra, Vargem Grande Paulista e Cotia que ocupam território 1.500 km², sendo 1.217 km² dentro de área de proteção de mananciais. CONSÓRCIO INTERVIAS, formado pelas empresas Viação Pirajuçara Ltda, Auto Viação Bragança Ltda, Viação Miracatiba Ltda,

Área 2

É composta pelos municípios de Cajamar, Caieiras, Itapevi, Jandira, Carapicuíba, Osasco, Barueri, Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Francisco Morato e Franco da Rocha, ocupando uma superfície de 968 km². Desse total, 140 km² estão em área de proteção de mananciais. CONSÓRCIO ANHANGUERA, formado pelas empresas Auto Viação Urubupungá Ltda., Viação Osasco Ltda., Viação Cidade de Caieiras Ltda., BB Transporte e Turismo Ltda., Empresa de Transporte e Turismo Carapicuíba Ltda., Del Rey Transportes Ltda., Ralip Transportes Rodoviários Ltda. e Auto Ônibus Moratense Ltda.

Área 3

É composta pelos municípios Guarulhos, Arujá, Mairiporã e Santa Isabel que ocupam território de 1.098 km², sendo 690 km² em região de proteção de mananciais.  CONSÓRCIO INTERNORTE DE TRANSPORTES, formado pelas empresas Empresa de Ônibus Guarulhos S.A, Empresa de Ônibus Vila Galvão Ltda.; Empresa de Transportes Mairiporã Ltda.; Expresso da Mantiqueira Ltda.; Guarulhos Transportes S.A.; Transmetro Transportes Metropolitanos S.A.; Transvale Transportes Urbanos Ltda.; Viação Atual Ltda.; Viação Transdutra Ltda.; Viação Transnorte Ltda.

Área 4

É composta pelos municípios de Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá, Mogi das Cruzes, Guararema, Biritiba Mirim, Salesópolis e Suzano que ocupam território 2.135 km², sendo 152,14 km² de área urbanizada e 1.280 km² em área de proteção de manancial. CONSÓRCIO UNILESTE, formado pelas empresas: Julio Simões Transportes e Serviços Ltda.; Transcel Transportes e Armazéns Gerais Ltda. e Radial Transporte Coletivo Ltda.

Área 5

Composta pelos municípios de Diadema, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, distribuídos em área de 841 km², sendo 472 km² dentro da área de proteção de mananciais e 290.14 km² em área urbanizada –Empresas sem consórcio: Viação ABC, EAOSA, Expresso SBC, Imigrantes, Mobibrasil, Parque das Nações, Publix, Riacho Grande, Ribeirão Pires, Rigras, São Camilo, São José, Trans-Bus, Triângulo, Tucuruvi, Urbana, Vipe.

 

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

21 comentários em UTIL, de Jacob Barata, é autorizada pelo Governo do Estado de São Paulo a operar na área 3 da EMTU

  1. SÉRGIO SANTO ANDRÉ // 23 de fevereiro de 2016 às 14:21 // Responder

    Realmente, prá furar a Área 5 vai ter que ser “peixe grande”, pois até agora ninguém conseguiu entrar nesse covil…

  2. João de Alexandria // 23 de fevereiro de 2016 às 14:39 // Responder

    Um mal patrão operando em São Paulo…

  3. Em Guarulhos, a Empresa de Ônibus Guarulhos S/A fechou e a Real pertence a Real do Rio que não tem ligação com o Grupo Jacob Barata.

  4. Faltou colocar na lista a Viação Brisa de Juiz de Fora que. Também pertence ao Grupo…

  5. Mas que bagunça… E eu não sabia que a área 2 tinha Caieiras e Fransisco Morato, pensei que eram da área 3…

    PS: Adamo, te mandei a mensagem que lhe falei outro dia via Facebook. Confira na caixa de mensagens “Outros”, provavelmente está lá.

  6. Já que é um Mal necessário que ele e a JSL tomem todas linhas do Baltazar no ABC……

  7. Esse narigudo trata a EMTU como lixo,isso o MP não investiga,só o PT piada.

  8. Francisco Costa Barbosa // 24 de fevereiro de 2016 às 02:49 // Responder

    Os onibus que atendem a linha Juiz de Fora /Rio de Janeiro ou vice versa estão em pessimo estado de conservação e horário não cumpre, vende passahem para carro semi leito e o carro que atende é executivo, causando atrasos e aborrecimento aos usuarios.

  9. trabalho na expresso guanabara uma empresa top.
    sou motorista e tenho orgulho de fazer parte do grupo.

  10. O Adamo…a viação atual de guarulhos e grupo Belarmino…não tem ligação com grupo Jacob barata não!!!!

  11. Jacob… Sempre Jacob!!!

  12. Na área 1 faz bastante tempo que o grupo Vida mudou a operadora da Bragança para a Viação Raposo Tavares

  13. Humberto Paes Jt // 23 de abril de 2017 às 00:48 // Responder

    Útil tem Sede no Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: