Volare Cinco se propõe a unir vantagens do micro-ônibus e da van

Volare CINCO

Décimo Protótipo do Volare Cinco. Veículo atende às normas para micro-ônibus, mas incorpora conceitos da indústria de carros, segundo a fabricante. Capacidade de passageiros depende de configurações.

Com veículo, empresa vai iniciar produção de chassi e carroceria de forma integral. Fabricação será na unidade de São Mateus, Espírito Santo.

ADAMO BAZANI

A Volare, unidade de veículos leves da fabricante de ônibus Marcopolo, passa a produzir também chassi. Nesta segunda-feira, 15 de fevereiro de 2015, a empresa apresentou o protótipo do “Volare Cinco” para a imprensa especializada (o número é escrito por extenso e não em forma de algarismo). O Blog Ponto de Ônibus esteve no evento.

A unidade é do décimo protótipo. Ainda pode haver alterações, mas em linhas gerais o produto já foi definido. O lançamento deve ocorrer neste semestre.

“Com o Volare Cinco vamos preencher uma fatia de mercado que não tínhamos participação e é muito importante no segmento de transportes. O veículo é integral e não o consideramos um ônibus, nem um micro-ônibus e tão pouco uma van, e sim um conceito inédito de transportar pessoas” disse o diretor-geral da Volare, Gelson Zardo.

Mas então como classificar Volare Cinco? Tecnicamente, ele se enquadra na classificação de micro-ônibus, com PBT de cinco toneladas, entrando na categoria M3 do Finame e atende à resolução 445 do Contran, de 25 de junho de 2013, que estabelece os requisitos de segurança para veículos de transporte público coletivo de passageiros e transporte de passageiros tipos micro-ônibus e ônibus.

O rodado é duplo (rodas traseiras com dois pneus cada), a porta é pantográfica e as poltronas são como as de ônibus, mas a forma de produção é diferente, trazendo para o transporte coletivo características da indústria de carros. Segundo o diretor técnico da divisão de engenharia da Volare, Roberto Poloni, trata-se de um veículo compacto que foi desenvolvido exclusivamente para transportar pessoas.

“Normalmente se usa o termo encarroçar o chassi. De uma maneira geral, com Volare Cinco criamos o ‘enchassizar a carroceria’, ou seja, desenvolvemos o veículo para transportar pessoas. A partir das dimensões e necessidades dos passageiros é que fomos desenvolvendo todo o conjunto. Chassi e carroceria formam um conjunto só e serão produzidos na planta de São Mateus, no Espírito Santo” explica o engenheiro.

A altura interna do veículo é de 1,93 metro, superior da maior parte das vans do mercado. A largura interna também é mais generosa, 1,90 metro.

A estrutura é tubular, como dos ônibus, mas o processo de fabricação adota características dos carros. Pelo maior nível de automação, as folgas são bem menores, com tolerância média de um milímetro. O painel é de plástico injetado, o que não ocorre com os ônibus.

Roberto Poloni

Para o Volare Cinco, concepção é de “enchassizar carroceria”, ou seja, primeiro foi desenvolvido o espaço para os passageiros e motorista para depois ser concebida a mecânica e a plataforma, explica o diretor técnico da Volare, Roberto Poloni.

São três capacidades diferentes, de acordo com a configuração:

Escolar: 20 passageiros

Fretamento: 16 passageiros

Turismo: 13 passageiros.

O painel do veículo pode ser dotado de rádio, GPS, DVD, leitor de cartão, entrada USB e câmera de ré. Entre as novidades que aproximam o veículo das características da indústria de automóveis é que a chave pode abrir a porta à distância pelo controle do alarme, como ocorre nos carros de passeio e que não é presente em nenhum tipo de micro-ônibus. O bagageiro também pode ser aberto por controle remoto.

“Fizemos pesquisas e ouvimos os operadores de ônibus e vans. Entre as necessidades que eles listaram estavam, por exemplo, melhor ergonomia e conveniência para o motorista, que normalmente é o dono do veículo nesse tipo transporte, custo/benefício, uma distribuição homogênea do ar-condicionado, porta-pantográfica automática, enfim características ora presentes nas vans, ora nos ônibus. Então, a proposta foi unir tudo isso em um só veículo” Conta Roberto Poloni.

Segundo o profissional, a maior parte das vans não passa de adaptações de veículos de carga, já os micro-ônibus hoje seguem a característica do mercado de primeiro o proprietário do veículo adquirir o chassi e depois a carroceria.

O diretor geral da Volare, Gelson Zardo, explicou que os demais ônibus leves da empresa continuam no mercado. A Volare fabrica a carroceria e o chassi é feito ou pela Agrale, em toda a linha, ou pela Mercedes Benz, no caso do DW9.

O modelo, garante a Volare, é diferente do A5, micro-ônibus da marca de PBT de cinco toneladas, que na verdade era uma adaptação do A6, cujo chassi é da Agrale. Esta adaptação ocorreu em 1999, com a retirada do rodado duplo do A6. A Volare inicialmente chamou fabricantes de chassis para o projeto do Volare Cinco. Em 2011, deu início à conversação com empresas parceiras, mas após os estudos e a contratação de uma empresa de engenharia especializada, optou por fazer o próprio chassi do veículo. Entretanto, o modelo não é um Monobloco.

De acordo com a Volare, o motor é Cummis de 150 cavalos. A partir deste projeto, podem ser desenvolvidos outros veículos com o mesmo conceito para aplicações mais diversificadas. O transporte urbano, com as devidas alterações, é considerado num outro momento para o modelo. O mercado externo também é alvo da Volare.

O Volare Cinco atende às normas para acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida. “Acessibilidade, no entanto, não é apenas em relação ao cadeirante, mas é como todas as pessoas entram no veículo, a posição que elas ficam, a posição das pernas, dos pés, tudo isso foi pensado no Volare Cinco” -finaliza Poloni.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes.

Comentários

Comentários

  1. claudio disse:

    Ah! Professor Poloni, o pai original do Volare. Parabéns pelo novo projeto, torço para que dê certo e consiga se impor nesse nicho de mercado. Embora o discurso visando desvincular o projeto da famila Van e do Minimicro me parece que vai concorrer mesmo com as Vans como Iveco e outras.
    Poloni, só não gostei do “enchassizar carroceria” parece coisa do falecido Pe.Giordani.
    Sucesso!!!

  2. Claudio Boff disse:

    Volare cinco, vai concorrer com essas Vans, vai ser um desafio e tanto, principalmente considerando o agregado chassis e o Pós Venda.

  3. Rubens Segura disse:

    Qual a dificuldade da Volare mudar a janela dos micros, ao invés de correr até o meio como é hoje eles não fixam o vidro até a metade e outro menor sobe e desce, assim evitariam que os proprietário de micro escolar fizessem adaptações para atender exigências de alguma prefeituras mais cuidadosas.Com isto evitaria que crianças coloquem as mãos e cabeças para fora.

  4. Jackson disse:

    Está vacilando faz um furgão pra 2,5 toneladas rodado simples e venderia como água…. o mesmo conceito também seria bom pra van escolar pois 130K numa sprinter é muita grana…

  5. Renato Alves de Lima disse:

    Pra escolar fica difícil, pois geralmente esses veículos tem um consumo de combustível maior que van.

  6. vagligeirinho disse:

    Eu juraria que tinha lido “Iveco Volare”, acho que é porque vi a cara do veículo e lembrei-me dos traços de Ivecos.

    E “Enchacissar carroceria” é nada mais que “construir um monobloco”. O que entendi é que a estrutura tubular agora é envolta, tal como um veículo monobloco comum. A partir da estrutura tubular é que as peças da carroceria são montadas. Não é uma carroceria que vai montada em cima de um chassi.

    O visual é similar aos das vans de transporte usadas nos Estados Unidos. Eu sinceramente prefiro veículos “cara chata” para ônibus. Mas isso é gosto pessoal.

    Como já falaram nos comentários, lembra também a Mercedes Sprinter. Então não é bem um conceito “novo”.

  7. WAGNER CONRADO CHACON disse:

    SOMENTE UMA PESSOA DEVERIA TER TANTA CRIATIVIDADE PARA SOLUC’OES,EM FACILITAR NOSSAS VIDAS ECONFORTO,SOMENTE ,ESTA PESSOA QUA TIVE O PRAZER DE CONHECER E CONVIVER POR MUITOS ANOS SEGUIDOS EM MEUS TEMPOS NA MARCOPOLO,SEMPRE ATENTO NO QUE SE DIZ MARCOPOLO….WAGNER C.CHACON,FUNCIONARIO DESDE 1966,CARROCERIAS NICOLA MANUFATURAS MMETALICAS,,

  8. Jamilton Batista disse:

    Poderiam adiantar a espectativa de preço desse veículo !

    1. ainda não foi divulgado oficialmente

  9. Gostei do azul forte Adamo kkkkkkkkkkkkk

  10. Rodolfo Henrique Alves disse:

    Qual seria o valor desse novo microônibus da volare em vista que me parece apresenta melhor custo benefício! Aguardo reposta.

    1. Ainda não foi defino pela fabricante.

  11. Luiz matos disse:

    Achei ótimo …só que o preço também deveria ser aí compatível com as vans mesmooooo. Pois estamos precisando de um carro para substituir essas vans descartáveis que atualmente temos ….pois Volare sim é carro de trabalho

  12. José Artur campos disse:

    Já tenho o micro W9 gostaria de ter a van

  13. Leonan fabricio disse:

    Ficou muito bacana, resta saber o custo benefício

  14. Leonan fabricio disse:

    Muito interessante, gostaria de obter maiores informações

    1. Outras informações, a Volare deve fornecer durante lançamento oficial.

  15. Simone Piras disse:

    Realmente a Vorale pensou em tudo q o Contran esta exigindo na padronização do escolar.
    Gostaria se saber se vcs tem uma prévia qnto ao custo, estou no aguardo! Grata.

    1. Nós, do Blog Ponto de Ônibus, também aguardamos da Volare a definição dos valores. Quando tivermos a resposta da empresa, publicaremos.

  16. valdir disse:

    GOSTARIA de saber se vai sair o crv como honibus

  17. Anderson Moura disse:

    Se ouviram as expectativas dos motoristas (proprietários), como explicar o rodado duplo se a cada dia pipocam novos pedágios?

  18. Valdir de souza disse:

    Bom dia gostaria de saber quando e

  19. Valdir de souza disse:

    Quando vai ser apresentado esse volare para blumenau Santa catarina gostatia de saber fico no agardo obrigado

    1. A Volare ainda não definiu datas e valores

  20. Pietro disse:

    qual será a media de consumo?

  21. mauro pascini disse:

    muito bonito, mas nao fala do rendimento de km por litro nem o preço
    mauro pascini

    1. Estes dados ainda serão passados pela empresa

  22. fernando disse:

    Esperei tanto e lançam um com rodagem dupla!!! Que saudade do V5…

  23. Aguinaldo Aires disse:

    Gostei bastante, assim que tiver mais detalhes me avise, obrigado

  24. José Paulo disse:

    parabéns volare pelo o projeto, quero ser o primeiro do estado PARA a compra.

  25. Ailso Greiner disse:

    parabéns pelo projeto queria fotos delas por dentro pois estou esperando o lançamento pois preciso comprar uma van nova.

  26. Ivan alves disse:

    Gostaria de saber valores pois quero trocar a minha van e já estou fazendo cotações…

  27. O que importa agora é o valor do volare cinco pois ,com esta crise muitos irão buscar o custo benefício ; pois as outras montadoras com certeza investirão muito ,para uma competição no mercado é claro !!!

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