Vera Cruz adquire Torino com motor traseiro e suspensão a ar

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Marcopolo Torino com motor traseiro é alternativa com menor custo para o modelo de maior categoria da empresa, o Viale

Modelos também possuem elevadores com novo conceito de acessibilidade

ADAMO BAZANI

A Marcopolo anunciou nesta segunda-feira, 11 de janeiro de 2016, que forneceu 10 unidades do ônibus urbano novo Torino, com motor traseiro, para Viação Vera Cruz, de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.

De acordo com a empresa, os modelos foram encarroçados sobre chassis Mercedes-Benz OH 1621 L, com suspensão a ar.

O modelo ainda conta com um noto tipo de elevador para acessibilidade de passageiros com cadeira de rodas, na porta do meio.

Neste novo conceito, o elevador é embutido na parte inferior da carroceria, na porta central do ônibus, disponível nas marcas Ortobras e Foca. “Isso traz agilidade a todo o processo e maior segurança ao passageiro com mobilidade reduzida”, explica, em nota à imprensa especializada, o diretor comercial da Marcopolo, Paulo Corso.

O ônibus possui capacidade para 69 passageiros, sendo 34 pessoas sentadas e 35 em pé.

O Marcopolo Torino com motor traseiro foi lançado em julho do ano passado.

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Elevador integrado à carroceria na parte inferior é considerado um avanço em equipamentos de acessibilidade

Em nota, a fabricante ainda informa algumas outras características do veículo.

“ O modelo possui poltronas urbanas com encosto mais ergonômicas e maior largura interna, o que garante amplo espaço e facilita a movimentação dos passageiros, painel de instrumentos com tela colorida de LCD de 3,5 polegadas, iluminação em LEDs e nova decoração.  Externamente, recebeu novos conjuntos ópticos frontal e traseiro que incluem luz diurna, que proporciona mais segurança no trânsito urbano. Para este modelo, a Marcopolo desenvolveu um novo sistema de isolamento do cofre do motor que, aliado ao seu posicionamento na parte traseira, reduz sensivelmente o nível de ruído interno e também a temperatura ambiente do salão de passageiros.”

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Adamo,boa noite.

    Tem mais detalhes sobre esse novo acesso ????

    Tenho curiosidade em ver como funciona, sera que tem video no youtube
    ou no site da marcopolo.

    Maior largura interna, boas novas parece que a Marcopolo captou bem as sugestoes que o blog apresenta, e isso ai.

    Esse Torino vai dar trabalho, ta me parecendo um buzao com motor traseiro, mais largo e que sera bom de briga, podemos dizer um cabrito motor traseiro.

    Pena que em Sampa …

    Att,

    Paulo Gil

    1. Acho que tem um video no Youtube, preciso encontrar

      1. Paulo Gil disse:

        Adamo, ola.

        Acabei de ver um equipando um Neobus, mas nao sei se e esse ai.

        O que assisti e meio complicado e nos sistes das empresas nao ha filmes, ficando dificil pois os catalogos sao meio dificeis de entender.

        Valeu!

        Abcs,

        Paulo Gil

      2. Paulo Gil disse:

        Adamo, olá.

        Não sei se é esse, mas é parecido.

        Achei meio complicado; só se for específico para paradas elevadas.

        https://www.youtube.com/watch?v=GoYhg8wup-0

        Att,

        Paulo Gil

    2. Zé Tros disse:

      Paulo, boa noite, cabrito é o apelido dado aos chassis de motor dianteiro. Quanto ao Torino 2014 versão motor traseiro, a maior largura interna é por causa da maior largura do chassi Mercedes OH-1621L.

      Em São Paulo, os chassis de motor traseiro são melhores que esse OH-1621L, porém, como a maioria das empresas pertencem ao dono da Caio, logo, essas empresas utilizam as carrocerias de sua encarroçadora, rs.

      1. Paulo Gil disse:

        Zé Trós, boa noite.

        Feliz 2016!

        Bom ler seus comentários por aqui, pois aprendo bastante.

        Com relação cabrito, eu sei; mas fiz uma analogia dizendo que este modelo
        me parece um cabrito motor traseiro (faltaram as áspas).

        Quanto ao chassi eu não tenho conhecimento das especificações e tipos, afinal são muitos; só sei que precisamos de buzões mais largos, princialmente em Sampa.

        Assim, fiquei feliz que temos uma carroceria mais larga.

        Abçs,

        Paulo Gil

      2. Zé Tros disse:

        OLá Paulo, Feliz 2016 pra você também.Bom, a largura das carrocerias é delimitada pela largura do chassi. No caso do Torino 2014, a largura externa é de 2,55m, 2,50m no Vip 4 e 2,60m no Gran Via, se não me engano.

        Tanto a largura do chassi quanto a das carrocerias seguem normas da ABNT.

        Os chassis de motor traseiro, principalmente os do tipo PADRON(convencional de piso alto e baixo, articulados, superarticulados e biarticulados) como os que rodam em São Paulo são normalmente mais largos, por isso as carrocerias também são largas

    3. Zé Tros disse:

      Olá Paulo, é o mesmo tipo de elevador usado no Torino da matéria. Eu não vi praticidade nenhuma na operação dessa plataforma.

      Ela não é específica para paradas elevadas. A utilização é igual ao outro modelo de elevador. Mesmo porque, essa plataforma fica guardada embaixo da carroceria e desce até o piso.

      A única vantagem e não é para o cadeirante nem para os operadores, é o fato dela ocupar menos espaço no interior do ônibus.

  2. Paulo Gil disse:

    Zé Tros, boa noite.

    O chassi do buzão de Sampa pode ser mais largo, mas as carrocerias não creio não, os modelos mais novos tem um corredor de 54 cm de largura útil, na hora do “rush” os passageiros descem pela frente pois não dá para atravéssar o carro e descer pela porta traseira, te falo isso porque eu vi isso acontecer ao vivo e a cores é impossivel transitar no corredor, sem contar o maldito degrau ALTO interno.

    RSsssssssssssssss

    Quanto ao elevador concordo com você, também não vi praticidade exceto o que você disse quanto a ocupar menos espeço no interior do buzão.

    Abçs,

    Paulo Gil

    1. Zé Tros disse:

      Boa Noite Paulo, as carrocerias Padron tem 2,60m de largura externa. A largura mínima do corredor exigida pela SPTrans é de 65 cm em toda extensão do veículo, seguindo as normas da ABNT.

      http://www.cnmp.gov.br/portal_2015/images/Comissoes/DireitosFundamentais/Acessibilidade/NBR_15570-2009_Transp_Coletivo_Urbano.pdf

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