Atende, da SPTrans, recebe prêmio por prestação de serviços a pessoas com deficiência

atende

Van do serviço Atende. Apesar de alta procura, modelo é considerado referência para inclusão.

Frota é composta de 388 vans e 45 táxis adaptados

ADAMO BAZANI

O Serviço de Atendimento Especial – Atende, da São Paulo Transporte operado pelas empresas de ônibus e ex-cooperativas na cidade, recebeu o Prêmio Marca Brasil na categoria “Melhor Marca de Entidade do Setor de Reabilitação de Pessoas Com Deficiência”.

A premiação é concedida por votos de leitores da Revista Reação, especializada em inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Este é o quarto ano consecutivo que o serviço recebe a premiação.

Mesmo ainda não considerado suficiente para a demanda de pessoas com deficiência severa na cidade e que necessitam de transporte especial, o Atende tem uma estrutura grande.

Segundo a SPTrans, hoje são 388 vans especiais e 45 táxis adaptados. A operação é diária e a família ou pessoa com deficiência deve procurar a SPTrans para ter o atendimento.

O serviço é destinado a quem tem alto grau de limitação de movimentos e que não consegue usar os ônibus da cidade, mesmo com elevadores ou piso baixo.

Ainda de acordo com a gerenciadora, em agosto foram transportadas pelo serviço em todas as regiões da cidade 4.782 pessoas com deficiência e 3.558 acompanhantes. Somente os táxis atenderam em agosto 2.097 pessoas com deficiência e 1.070 acompanhantes.

Os transportes não são realizados apenas para tratamentos médicos. O passageiro pode solicitar os serviços para o trabalho, estudo ou mesmo lazer.

O Atende também realiza transportes em eventos como shows e jogos em fins de semana. Para isso, a instituição que realiza atendimento a pessoas com deficiência deve fazer agendamento na SPTrans. Nesses eventos foram atendidas 3.362 pessoas com deficiência e 1.828 acompanhantes ao longo do mês de agosto.

Os serviços foram criados em 1996.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Carlos Santana disse:

    Este é um serviço que realmente funciona !

    1. J disse:

      verdade! esse funciona mesmo! Sou testemunha disso! A Prefeitura deveria criar ainda linhas q passassem em ruas aonde não da pra passar Micrões e até Micro-Onibus…aonde pudessem ser usadas Vans…como na época em q começaram a legalizar os ex perueiros, ex cooperados, hj empresas! seria excelente! mas…

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading