Palmas lança licitação para eixo de BRT

ônibus

Ônibus em Palmas. Prefeitura lança edital de licitação para eixo de BRT.

Valor da licitação só será divulgado com a abertura dos envelopes, como possibilita RDC

ADAMO BAZANI

A prefeitura de Palmas, Tocantins, lançou nesta terça-feira, dia 28 de julho de 2015, o edital de licitação para a construção do eixo “Sul” do BRT – Bus Rapid Transit, corredor para ônibus de maior velocidade.

A modalidade será pelo RDC – Regime Diferenciado de Contratações, que tende a ser mais rápido, e as propostas serão apresentadas em pregão eletrônico pelo site de licitações do Banco do Brasil.

Segundo a prefeitura, o “valor estimado da contratação será sigiloso até a conclusão do procedimento licitatório, quando poderá ser divulgado, como permite a modalidade RDC.”

Ainda de acordo com a prefeitura, em nota, após a assinatura do contrato, as vencedoras devem entregara obra em 48 meses.

“O regime de execução dos serviços será de contratação integrada, que envolve desde o desenvolvimento dos projetos básicos e executivos quanto à execução das obras e serviços, devendo a empresa vencedora entregar os objetos em perfeitas condições de uso e funcionamento. Neste regime, aditivos contratuais somente são permitidos no caso de fortuito ou força maior ou alteração de projetos por parte do Município. O prazo previsto para a realização das obras e serviços, com a entrega dos objetos em pleno funcionamento é de 48 meses, a partir da contratação e expedição da ordem de serviços. A estimativa é de que em 60 dias, após a abertura do procedimento licitatório, o contrato já esteja assinado com a empresa vencedora do certame, ou seja, ainda em 2015.” – informa a prefeitura.

O sistema de corredores da cidade vai ter dois eixos BRT Palmas Centro e BRT Palmas Sul.

A licitação lançada nesta terça-feira contempla o eixo Sul que terá “14,48 km de extensão, no trajeto da Avenida NS-15 (Avenida Parque), através do complexo esportivo da futura Vila Olímpica, sentido Avenida NS-10, até a ponte sobre o Ribeirão Taquarussu e, a partir daí, estendendo-se por toda a região Sul da cidade. O corredor contemplará os setores Bertaville, Jardim União Sul, Jardim Aureny III, Lago Sul, Jardim Janaína, Jardim Aeroporto, Jardim América I e II e Jardim Taquari, a outra extensão do corredor, também, contemplará o Jardim Aureny II e Taquaralto, partindo da Avenida G do Jardim Aureny III.”, segundo a prefeitura.

O corredor terá 18 estações que possibilitam melhor abrigo aos passageiros, plataformas no mesmo nível do assoalho dos ônibus e sistema de pré-embarque, com pagamento de passagem antes da entrada no ônibus. As estações vão ficar no canteiro central das vias. Além disso, o eixo vai contar com um Terminal Urbano em Taquaralto e um Terminal Metropolitano, próximo à Rodoviária.

Ainda segundo a prefeitura, o sistema terá “duas pontes, um elevado, dois viadutos, mais 53 mil m² de calçadas acessíveis e 7,69 km de ciclovias. O BRT será gerenciado pelo Sistema Inteligente de Transportes – SIT, que efetuará a gestão da frota, o controle dos semáforos e o controle e automação das estações, comandados através de um Centro de Controle Operacional – CCO.”

As empresas que vão operar os ônibus devem ser as mesmas que atuam nos transportes da cidade. Serão colocados veículos de maior porte, como ônibus articulados.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

1 comentário em Palmas lança licitação para eixo de BRT

  1. Amigos, boa noite.

    Enquanto isso Sampa.

    ZZZZZZZZZzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

    É o Sudeste do Norte em plena evolução.

    Dois eixos de BRT, sensacional.

    Espero que façam uma boa gestão e fiscalização do contrato para que a obra comece e termine (no prazo) sem aqueles probleminhas basiquinhos já conhecidos por todos os brasileiros.

    Parabéns ! Troço pelo sucesso.

    Att,

    Paulo Gil

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: