Confira como fazer cadastramento no novo sistema de bilhetagem eletrônica da Região Metropolitana de Curitiba

Metrocard

Ônibus metropolitano integrado. Passageiros devem fazer novo cartão da Metrocard a partir do dia 06 em terminais e na sede da empresa. Idosos e portadores de deficiência devem fazer o cadastro a partir do dia 22 de agosto. Foto: Adamo Bazani.

Fique atento: os procedimentos e datas variam de acordo com o tipo de cartão: vale-transporte, passageiros comuns e gratuidades

ADAMO BAZANI

A partir do dia 06 de agosto entra em vigor o novo sistema de bilhetagem eletrônica para as linhas de ônibus metropolitanas integradas que servem Curitiba e as cidades vizinhas.

Em substituição aos transitórios Vales Transporte de Papel, entrará em vigor o novo Cartão Metrocard. A comercialização dos Vales de Papel será feita somente até o dia 05 de agosto. Estes Vales, porém, continuarão sendo aceitos nos ônibus, estações tubo e terminais metropolitanos, normalmente, até o dia 31 de dezembro de 2015.

É importante lembrar que a partir de 06 de agosto não serão mais aceitos os cartões da URBS nos ônibus, estações tubos e terminais metropolitanos, com exceção dos passageiros isentos de pagamento de tarifa.

 Atenção para os procedimentos necessários para adesão ao novo sistema de bilhetagem eletrônica:

EMPRESAS QUE COMPRAM VALE-TRANSPORTE PARA OS FUNCIONÁRIOS:

As empresas que possuem funcionários que utilizam as linhas metropolitanas integradas de Curitiba e municípios vizinhos, já podem cadastrar seus funcionários no novo sistema de bilhetagem eletrônica através do site da Metrocard: http://www.cartaometrocard.com.br/

Após o preenchimento do cadastro, a Metrocard vai imprimir os Cartões Transporte e comunicar as empresas para a retirada. Lembrando que a emissão da primeira via do Cartão Transporte Metrocard será gratuita.

Os Vales Transporte referentes ao mês de agosto, adquiridos até o dia 05 de agosto, ainda serão disponibilizados em forma de Vales de Papel.

USUÁRIOS COMUNS – PESSOAS FÍSICAS

A partir do dia 06 de agosto não haverá mais comercialização dos Vales de Papel . Os passageiros comuns (pessoa física), a partir desta data deverão providenciar seu cadastramento nos terminais metropolitanos ou na sede da Metrocard, para emissão do Cartão Comum Metrocard.

Atenção: A emissão da primeira via do Cartão Metrocard é gratuita, mas será necessária uma carga mínima de 01 (uma) passagem (R$ 3,30) no momento da aquisição. Para a emissão do cartão eletrônico, o passageiro deve levar cópia  RG, CPF e comprovante de residência. O cartão pode ser recarregado quantas vezes o passageiro quiser.

Os locais são:

– Metrocard: Rua Benjamin Constant, 148 – Centro – Curitiba

– Terminal de Fazenda Rio Grande

– Terminal de Campo Largo

– Terminal Maracanã, em Colombo

– Terminal de Pinhais

– Terminal Centro e Central VEM, em São José dos Pinhais

 

PASSAGEIROS ISENTOS (Idosos, portadores de deficiência, funcionários das empresas de ônibus da RIT – Rede Integrada de Transporte)

Exclusivamente no caso de passageiros que têm por lei garantido o direito à isenção tarifária, o Cartão da URBS continuará sendo aceito nas linhas metropolitanas integradas, porém somente até o dia 30 de outubro de 2015.

Atenção: estes passageiros devem se cadastrar no novo sistema de bilhetagem eletrônica a partir do dia 22 de agosto na sede da Metrocard ou nos terminais metropolitanos. Os documentos necessários são RG, CPF e comprovante de endereço. No caso dos portadores de deficiência, é necessário também apresentar laudo médico da Secretaria Estadual de Saúde, bem como a Avaliação Sócio Econômica emitida pelo Serviço de Assistência Social do Município de residência.

Os locais para o cadastramento de idosos, portadores de deficiência e funcionários dos transportes da capital são os mesmos onde a Metrocard fornece os cartões para os demais passageiros:

– Metrocard: Rua Benjamin Constant, 148 – Centro – Curitiba

– Terminal de Fazenda Rio Grande

– Terminal de Campo Largo

– Terminal Maracanã, em Colombo

– Terminal de Pinhais

– Terminal de Central e Terminal Central VEM, em São José dos Pinhais

Mais informações:(41) 3093 3232 e  www.cartaometrocard.com.br

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

4 comentários em Confira como fazer cadastramento no novo sistema de bilhetagem eletrônica da Região Metropolitana de Curitiba

  1. Amigos, boa noite.

    Simplifiquem, pagou usou.

    Cadastro só para os passageiros com benefícios.

    Quanta burocracia.

    Att,

    Paulo Gil

  2. Parabéns mto útil sua matéria

  3. josias de almeida // 23 de Março de 2016 às 23:49 // Responder

    eu quero fazer o meu cadastro do meu cartaometrocacad aqui neste computador

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: