Policiais perdem gratuidade nos ônibus de Salvador

ônibus

Ônibus em Salvador. Empresas dizem que estado não cumpriu acordo e conseguem na Justiça fim da gratuidade para policiais civis e militares.

Segundo empresas, que ganharam liminar na Justiça, Estado se comprometeu, mas nunca ressarciu as viações pelos transportes

ADAMO BAZANI

A partir desta terça-feira, dia 21 de julho de 2015, policiais militares e policiais civis vão perder direito à gratuidade nos transportes públicos de Salvador, na Bahia.

O Setps – Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Salvador conseguiu que o TJ-BA – Tribunal de Justiça da Bahia derrubasse por unanimidade liminar que garantia a gratuidade.

A alegação principal das empresas que foi aceita pela Justiça é que o Estado da Bahia se comprometeu a reembolsar as companhias de ônibus pelo transporte gratuito. Mas os pagamentos nunca foram feitos pelo governo estadual.

A gratuidade era concedida para os policiais por meio de cartões, mesmo que o agente de segurança não estivesse uniformizado ou fardado. Eram beneficiados 8 mil 457 policiais militares e 1 mil 919 policiais civis.

As negociações entre empresas de ônibus e o governo do estado começaram em 2013. O Setps diz que informou a Secretaria de Estado de Segurança Pública da Bahia no dia 13 de julho. O órgão, no entanto, diz que não recebeu a notificação oficial da justiça e, assim que receber, pode recorrer da decisão.

Representações dos policias, como a APPMBA  – Associação de Praças da Polícia e Bombeiro Militar da Bahia e o Sindpoc  – Sindicato dos Policiais Civis da Bahia, confirmam que o governo do estado não realizava os repasses, mas dizem que os agentes não podem ser penalizados pelo não cumprimento do acordo e que o número de policiais transportados não traz impactos relevantes nos custos dos transportes.

Policiais fardados que se desloquem em serviço continuam isentos.

A gratuidade foi limitada a dois policiais militares fardados e dois civis identificados por ônibus.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. PauloGil disse:

    Amigos, boa noite.

    Que absurdo !

    Att,

    Paulo Gil

    1. Zé Tros disse:

      Que absurdo porquê? Se eu pago a passagem, vc paga, todos pagam, pq os policias tem que ter gratuidade?.

      A lei já permite que apenas dois policiais militares e dois civis em serviço utilizem os ônibus. O problema é que eles querem ter gratuidade fora do trabalho.

      Ou seja, se eles não pagam, outras categorias pagam por eles..

      1. João disse:

        A diferença é q se vc trabalha os seus patroes te dao o dinheiro do transporte, no caso os pms de salvador nunca receberam 1 real do estado para os gastos com transporte. É pq VC não sabe o que é deixar sua casa 5 da manhã pra fazer a segurança de gente q não conhece pedindo a Deus pra chegar de noite vivo em casa

    2. Zé Tros disse:

      João, o erro não está em cancelar a gratuidade dos policias fora do horário de serviço. O erro está no governo de não pagar para os pms a passagem como acontece com toda empresa e seus funcionários.

      Além disso, como diz na matéria, os policias fardados a serviço continuam isentos. Sendo assim, um erro não justifica o outro. Até porque os policias são funcionários do governo e não das empresas que são instituições privadas.

      Quanto a sua resposta, sei sim o que ser policiai, pois tenho parentes que são policiais militares e sei dos riscos que eles correm. E não é por isso tenho que concordar com certos erros que acontecem aqui na cidade.

  2. J disse:

    A PREFEITURA LA É DO PT?? OU DE SEUS ALIADOS, ALIAS, TODOS ESSES LIXOS E O PT DEFENDEM BANDIDOS…SE FOR, ENTENDO ENTÃO!

    1. Zé Tros disse:

      A prefeitura não é do PT(graças a Deus) mas o governo do estado é, fazer o quê, já que foi eleito pela maioria.

  3. moni disse:

    a população vai ter a policia que merecer viu zé depois não chorre

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading