Moovit e governo chileno firmam parceria para transportes na Copa América

Micro-ônibus que linga Viña del Mar e Valparaízo. Cidades que sediam a Copa America no Chile contam com aplicativo com informações sobre sistema de transportes.
Moovit e governo chileno firmam parceria para facilitar transportes na Copa América
Aplicativo informa rotas de ônibus nas cidades que sediam o evento esportivo. Após jogos, serviços continuam
ADAMO BAZANI – CBN
O aplicativo de celular Moovit e o Ministério de Transportes e Telecomunicações – MTT do Chile firmaram uma parceria para facilitar o deslocamento dos torcedores durante a Copa América que teve início nesta quinta-feira, dia 11 de julho de 2015.
A ferramenta exibe em tempo real informações sobre os ônibus, trens e metrô nas cidades onde ocorrem as partidas: Valaparaíso, Viña del Mar, Concepción, Antofagasta, La Serena, Rancagua, Temuco e Santiago. Em Santiago, o Moovit já está disponível desde 2013.
Após a competição de futebol, os serviços vão continuar, podendo ser consultados por 9 milhões de pessoas, quase metade da população chilena.
Entre as informações disponibilizadas estão as melhores formas de se chegar ao destino, itinerário integral das linhas e horários dos ônibus, metrô e trens.
Em nota à imprensa distribuída pelo Moovit, o ministro dos Transportes e Telecomunicações chileno, Andrés Gomez Lobos, disse que o trabalho com a empresa faz parte da estratégia de Cidades Inteligentes que busca fortalecer as PPPs – Parcerias Público-Privadas, com a disponibilização dos dados das redes de transporte para os disseminadores de informações.
“Essa parceria que fizemos com a Moovit reforça o compromisso do governo com a descentralização e o fortalecimento do transporte público, pois se trata de um app gratuito que permite transformar radicalmente a experiência do usuário de transporte público, economizando tempo e reduzindo o nível de incerteza ao facilitar o planejamento de viagens, receber e comparar informações em tempo real e chegar com mais facilidade ao seu destino”
Na mesma nota, o vice-presidente Global de Marketing, Produto e Inovação da Moovit, Alex Torres, disse que o intuito da empresa é aumentar a participação na America Latina, que hoje reúne 30% dos usuários do aplicativo de transporte.
O Moovit foi criado em 2012 em Israel acompanhando os transportes locais. Após receber investimentos de grupos como Sequoia Capital Venture Capital Funds, Gemini Israel Ventures e o BRM Group começou a expandir a atuação. Hoje a companhia está em 55 países atendendo a 20 milhões de pessoas em 500 cidades.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
Ansiosamente aguardando a ativação da cidade de Uberlândia-MG, Brasil … nas próximas horas.