Passageiros do Rio vão fiscalizar ônibus por celular

ônibus

Detro vai disponibilizar aplicativo de celular para passageiros denunciarem em tempo real irregularidades nos ônibus intermunicipais.

Passageiros do Rio vão fiscalizar ônibus por celular

Aplicativo deve ser lançado em agosto. Denúncias serão recebidas pelo Detro em tempo real

ADAMO BAZANI – CBN

A partir de agosto, passageiros dos transportes coletivos intermunicipais no Rio de Janeiro vão poder usar os celulares para auxiliar na fiscalização dos serviços.

O Detro – Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro vai disponibilizar um aplicativo para denunciar problemas como não cumprimento de itinerários e horários, não parada em pontos para embarque e desembarque e falta de qualidade de frota.

A denúncia vai ser recebida em tempo real pelas equipes do Detro. As linhas serão incluídas na nova plataforma pelo SIM – Sistema de Inteligência e Monitoramento, lançado na semana passada pelo Detro. Todo o sistema deve ser acompanhado pela central até o fim do ano.

Inicialmente, o aplicativo deve servir apenas para reclamações, mas a estimativa da secretaria estadual de transportes é de que a partir do primeiro trimestre do ano vem, a ferramenta também informe previsão de chegada dos veículos aos pontos, horários e locais de maior frequência, como escolas, universidades, museus, igrejas e hospitais ao longo dos percursos dos ônibus.

Pelo SIM já é possível fiscalizar numa central, pelos aparelhos de GPS dos coletivos, a prestação de serviços. É possível ter acesso ao percurso que os ônibus fazem, quantidade de passageiros transportada e velocidade dos veículos.

Os investimentos foram de R$ 3 milhões para o sistema.

Inicialmente são monitorados 260 ônibus. Até julho, serão 2 mil. Todos os 13 mil ônibus no Estado do Rio de Janeiro serão acompanhados pelo SIM até o final do ano.

Na próxima etapa, o SIM vai também contabilizar dados como satisfação dos clientes, consumo de combustível e reincidência de multas nos ônibus por diversos fatores.

O trabalho dos fiscais de rua do Detro vai ser monitorado também pelas imagens das câmeras dentro dos ônibus.

O objetivo é verificar se os agentes estão atuando de maneira correta e anotando as infrações.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

1 comentário em Passageiros do Rio vão fiscalizar ônibus por celular

  1. Amigos. bom dia.

    O que interessa nao e forma de como sao enviadas as reclamacoes.

    O problema e os gestores realmente fazerem a gestao e resolverem os problemas.

    Admitir problemas nao basta.

    Att,

    Paulo Gil

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: