Secretário diz que uso intenso da frota causa problemas no Metrô de São Paulo
Publicado em: 28 de maio de 2014
OUÇA A ENTREVISTA COM SECRETÁRIO JURANDIR FERNANDES:
Trem reformado do metrô de SP pegou fogo ontem. Sindicato diz que falhas são frequentes. Hoje, um trem da linha 3-Vermelha teve falha no sistema de freio em um dos carros na Estação República, sentido Corinthians-Itaquera, e precisou ser esvaziado.
O Jornal da CBN conversou com o secretário de transportes metropolitanos de SP, Jurandir Fernandes. Segundo ele, um trem do metrô anda até 70 mil quilômetros por dia. O secretário disse que a manutenção das linahs está entre as melhores do mundo e que o governo se esforça para conseguir comprar mais trens.
Em relação à greve anunciada pelos metroviários, o secretário avaliou que o sindicato demorou muito para começar a negociar, provavelmente, segundo Jurandir Fernandes, para que essa negociação ficasse mais próxima do período da Copa do Mundo, o que aumenta a pressão pela necessidade do transporte funcionando de forma plena. Jurandir Fernandes diz que o governo oferece 7,8% de reajuste, mas a categoria pede 35,4%
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70000 km/dia?
Se o Brasil fosse um país sério este secretário não estaria mais no cargo. Lembram-se da outra declaração dele que os problemas no metro são decorrentes de ações orquestradas dos usuários? Para ele o grande inimigo do transporte publico são os usuários. Se não houvesse usuários, não haveria problema.
Metra tem o mesmo problema, uso intenso excesso de peso e consequentemente veículos que quebram com mais frequência. Detalhe: A empresa tem uma boa manutenção, mas o uso é muito frenético o que causa stress mecânico nos veículos. O melhor seria uma linha de trem leve.
ADAMO….voce tem informação sobre greve de onibus em São Paulo na data de amanhã?Um amigo meu recebeu um informativo do Sindicato dizendo sobre isso…será que esse informativo é confiável?Obrigado e um grande abraço
Tiago, deve ser uma linha nova, que anda a 3500km/h e faz 10 viagens diárias! Kkkk
Brincadeiras à parte, questiono a resposta do Secretário, ao dizer que o “Governo se esforça para conseguir comprar mais trens” … Claro, a arrecadação não é suficiente…
Como Bancário, Administrador, Logístico e um pouco conhecedor do segmento dos transportes, entendo que os custos operacionais e administrativos são altos, mas a lucratividade do Metrô também.
Não é novidade falar isso, mas a solução é o aumento da malha metroviária e a troca do sistema atual pelo CTBC, que permitirá a colocação de mais trens no leito da via, claro tendo sua devida manutenção.
Dinheiro para isso, não falta. Aliás, neste país, dinheiro não falta para nada! O que falta é: Gestão, Comprometimento, Honestidade, Caráter, Vergonha na cara…
“PREVISIVEEEEEEEL” By Paulo Gil
Abraços,
Gerson Carvalho
O que é mais engraçado nessa matéria é o cara dizer que o uso intenso da frota é o problema. Ué, mas os Mafersas e os Cobrasmas tão rodando a mais de 30 anos e não dão esses problemas frequentemente! Como assim “uso excessivo”? 70000 Km? OS mais velhos da frota devem ter dado a volta no planeta umas 200 vezes e continuam bem! Os trens que mais dão problemas são esses reformados pelo “cartel”, só que como eles gastaram 80% do valor de um trem 0KM para reformar esses, dõ o braço à torcer
Sinceramente secretário Jurandir Fernandes, deixa a cadeira para o PORTELA.
Nossa, concordo muito com cada um dos comentários dos amigos!
Recurso caro e difícil de construir como metrô só se justifica para fluxos muito altos de passageiros, acima de uns 400.000/dia.
Andar cheio, com passageiros em pé é o correto, para bom uso do R$ público.
O que não pode é ficar acima de 6 passageiros/m2, numero que chega fácil a 10 na linha 3 vermelha.