Táxis serão proibidos de circular em corredores de ônibus nos horários de pico

ônibus

Ônibus urbano em São Paulo. Táxis devem ser proibidos de circular nos corredores durante o horário de maior movimento de coletivos. Foto: Adamo Bazani

MP e Secretaria de Transportes vão proibir táxis parcialmente nos corredores
Taxistas não devem circular nos horários de pico do transporte coletivo
ADAMO BAZANI – CBN
Os táxis vão utilizar os corredores de ônibus fora dos horários de pico. O promotor de arquitetura e urbanismo do Ministério Público de São Paulo, Mauríco Ribeiro Lopes, disse na manhã desta sexta-feira à jornalista Fabíola Cidral, no CBN São Paulo, produzido pela jornalista Gabriela Gonçalves, que a proibição nos horários de pico é para não atrapalhar a velocidade dos ônibus, que, segundo estudos encomendados pela prefeitura de São Paulo, pode ser reduzida em até 25%, dependendo do trecho.
O horário de pico dos ônibus é diferente, no entanto, do horário de pico dos veículos convencionais.
Habitualmente, as empresas de ônibus colocam mais veículos nas ruas entre 6h às 9 h e entre as 16h00 e às 20h00, o horário de proibição definido.
Segundo o promotor, é inconcebível o fato de os corredores pertmitirem uma velocidade menor ao transporte público que nas faixas.
Hoje a média de velocidade dos ônibus nos corredores de ônibus é de 16,6 km/h e nas faixas é de 20,4 km/k, sendo que normalmente, nos corredores os coletivos deveriam ter desempenho melhor.
A sinalização com as novas regras deve ser implantada pela CET e SPTrans e o promotor acredita que as mudanças possam estar em vigor em 15 dias.
“O horário de pico é mais usado pelos passageiros de táxis, mas também pelos passageiros de ônibus” – disse o promotor que defende que a maioria das pessoas seja beneficiada.
O poder público municipal diz ainda que nos trechos onde são permitidos, três em cada quatro carros usam os corredores exclusivos, mas transportam apenas 1% das pessoas que passam pelos espaços. Na visão da prefeitura, por causa de uma minoria de passageiros, a maioria ainda sofre com viagens mais demoradas.
Num corredor, os ônibus transportam em média 271 mil passageiros e os táxis no máximo 2,5 mil pessoas.
Os táxis continuam proibidos de circular pelas faixas exclusivas de ônibus.
Os taxistas devem ter liberação apenas nas faixas da Avenida 23 de maio.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. jose Rocha disse:

    Por mim, bloquearia o dia todo….

  2. REGINALDO REPIZO disse:

    EU ESTAVA DEIXANDO MEU CARRO NA GARAGEM.
    MAS INFELIZMENTE EU VOU TER QUE USALO.
    E UMA VERGONHA.

    1. j disse:

      FAÇA ISSO MESMO! VC TEM RAZÃO! ESSA CIDADE E ESSA REGIÃO METROPOLITANA ESTÃO CADA VEZ COM UM TRANSITO MAIS DOENTIO E CRUEL…INSANO Q DÓI!! O ATUAL PREFEITO E ESSE GOVERNADOR DE NADA NOSSO, BEM COMO O EX PREFEITO…SÃO SIMPLESMENTE ” O M I S S O S” !!

  3. Para uma pessoa que usa e ou circula nessa São Paulo, poderá verificar que a mesma esta passando por um problema claro e bem objetivo: TEM GENTE DEMAIS POR METRO QUADRADO. Sabemos que a solução, a exemplo da Europa e EUA, é metrô, más por falta de investimentos por parte dos governantes que passaram e os atuais, hoje nós estamos vivendo esse caos. Agora estamos vendo que o PT é uma negação para administrar, principalmente uma cidade como São Paulo, que ao meu ver é um país. Pois bem, o que vemos são medidas completamente absurdas, essa de tirar os taxis dos corredores, realmente vem mostrar a total incapacidade desses petistas. O taxi é um transporte público sim e de emergência, portanto não é uma questão de pedir opiniões a esse ou aquele, o taxi tem que ter a mesma prioridade do ônibus. Sabemos que o passageiro de taxi, dificilmente anda de ônibus, já o passageiro de ônibus poderá derrepente ter que usar o taxi. Pergunto a esses que são contrários: a hora que você tiver que socorrer um ente seu querido, pegue um ônibus ou pegue o seu carro e por exemplo tente passar pelas Av. Faria Lima e ou Av. Rebouças. Com certeza esse seu ente querido morrerá. Se for de ônibus então do jeito que os motorista despreparados estão dirigindo, morrerá também. NÃO FIQUEM CONTRA OS TAXIS, PORQUE AO CONTRÁRIO DESSES POLITICOS DE CARREIRA (JILMAR TATTO POR EXEMPLO), VOCÊS NÃO USAM HELICOPTEROS.

    1. Oi Luiz, a questão com o táxi é mais ampla do que se ele é ou não meio de transporte e há uma boa discussão a respeito. Entretanto, para o debate aqui, acredito que não faça diferença. O principal ponto e que levou a esta medida, é o notório atraso que tais veículos causam ao corredor. É uma conta até que bem simples. Se tivermos 50 táxis na faixa (cada um, com 1 passageiro), teremos 50 usuários sendo beneficiados. Esse número de beneficiados é praticamente o mesmo de 1 ônibus único ônibus. Notou como o espaço do corredor é muito melhor utilizado. Não sou contra táxi, entretanto a prioridade deve ser para os transportes em massa. Além disso, ao aumentar a velocidade do transporte público (uma das medidas, claro), poderá criar condições para que as pessoas migrem dos carros para os ônibus e com isso, os taxistas acabam ganhando, pois eles não ficarão mais parados.

      Por fim, mas não menos importante, notei que é taxista. Em uma situação de emergência, você pode entrar no corredor. Basta adquirir algum comprovante – no hospital por exemplo – de que foi uma situação que necessitou atenção e apresentá-la, caso tome algum tipo de multa. Falo com experiência de causa.

  4. j disse:

    BEM SABEMOS NÓS, Q SOMOS SERES PENSANTES E NÃO ESCRAVOS DESSA MÍDIA “COXINHA” E MANIPULADORA, BEM COMO DA MÍDIA “CARNICEIRA” E “SENSACIONALISTA”, Q OS CANALHAS DOS POLITICOS ANDAM DE HELICÓPTERO, JATINHO E ETC. … MAS EU MESMO, NÃO SOU CONTRA OS TÁXIS…SOU CONTRA TÁXIS EM CORREDORES DE ÔNIBUS…CORRETO? OS TAXISTAS SÃO NA SUA MAIORIA, PAIS DE FAMILIA DESESPERADOS Q NEM GOSTARIAM DE SER TAXISTAS…ESTÃO NESSA PRA SE AUSTENTAR E NÃO DEIXAR A FAMILIA NA MERDA…E AINDA SEREM CHAMADOS DE “VAGABUNDOS” PELO “ZÉ POVINHO” DA SUAS VIZINHANÇAS E PELA MÍDIA…ESSA ATITUDE DE COLOCAR TÁXIS EM CORREDORES DE ÔNIBUS FOI UMA IDÉIA FACISTA DO SR. SERRA E Q TEVE SUA CONTINUIDADE COM O SEU “ASPONE”, O KASSAB…ALÉM DE TODA AS ROUBALHEIRAS COMETIDAS, Q TODOS SABEM MAS MUITOS ESQUECERAM, POIS A MÍDIA “COXINHA” NÃO QUER FALAR DISSO…AINDA DEIXARAM ESSE “B.O.” PRO MOSCA DE BOI DO HADDAD E PRA ESSE INCOMPETENTE DESSE COOPER-TATO AÍ…AMIGÃO DE COOPERPCCs E OUTROS TIPINHOS Q POSSAM RENDER VOTOS A ELES, NAS ELEIÇÕES…OK! NÃO HÁ MUITA DIFERENÇA ENTRE SERRA, KASSAB E HADDAD…KASSAB MESMO, SÓ FOI BOM COM PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL, PRÓPRIA E CONVENIADA, E COM A CRIANÇADA…PELO MENOS NA ZN, AREA 2, AS ESCOLAS SERVIAM MERENDAS DE EXCELENTE QUALIDADE E DAVAM UNIFORMES DIGNOS…INCLUINDO TÊNIS…MINHA FILHA, HJ COM QUASE DEZ ANOS…ESTUDA NA MERDA DA ESCOLA ESTADUAL DO “ALCKMINHO PARASITA”, AINDA SENTE SAUDADES DA EMEI EM Q ESTUDOU… NA VILA NILO, JAÇANÃ, ZN DA CIDADE, PRÓX. A DIVISA COM GUARULHOS…FORA ISSO…FOI UM BOSTA!! UM PAU NO C…MESMO! TRANSPORTES…Q NADA Q SE FODA O POVO!!! VEJAM NA INTERNET MESMO, O JEITO COMO ELE ENTREGOU O TAL TERMINAL PINHEIROS…DEMORARAM QUASE SEIS MESES PRA Q SE PUDESSE COLOCAR LINHAS DE ÔNIBUS LÁ…CHEIO DE GOTEIRAS, VAZAMENTOS DIVERSOS, SEM CAMERAS, SEM NADA ALÉM DE ENTULHOS DAS OBRAS…E UM BANDO DE VIGILANTES PRA TOMAR CONTA…COITADOS…E AS RUAS EM VOLTA, COMO A SUMIDOURO, SEM OS ALARGAMENTOS NECESSÁRIOS…E OBRAS COMPLEMENTARES…FORA AS RECLAMAÇÕES NAS ORELHAS DOS FUNCIONÁRIOS DA CCR-LINHA AMARELA-4 DO METRÔ Q NADA TEM COM ISSO…E OS COITADOS DA CPTM-ESTAÇÃO PINHEIROS…NÃO FOI NADA AGRAD´VEL…INAUGUROU O NEGÓCIO UNS TRES OU QUATRO DIAS ANTES DE SAIR DA PREFEITURA E SÓ PRA TER O NOME DELE NA PLAQUINHA…E NA MEMÓRIA DOS RETARDADOS Q AINDA VOTAM NESSES TIPINHOS AÍ…

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading