SPTrans e CET inauguram Laboratório de Mobilidade na próxima quarta-feira

ônibus

Ônibus em São Paulo, pelo GPS, mandam informações a cada 85 segundos. São 15 milhões de dados por dia, muitos não aproveitados. Laboratório de Mobilidade da SPTrans, com jovens especializados em informática, quer aproveitar melhor os dados gerados pelos equipamentos da gerenciadora de transportes e da CET, além de desenvolver novos programas. Foto: Adamo Bazani.

Prefeitura de São Paulo inaugura Laboratório de Mobilidade na próxima quarta-feira
Central vai funcionar no prédio da SPTrans e jovens especialistas em informática podem receber ganhos de quase R$ 6mil
ADAMO BAZANI – CBN
Como todos os setores, o trânsito e os transportes precisam contar com informação para um melhor gerenciamento e planejamento de novas ações.
Informação e tecnologia são estratégias para mobilidade urbana
Em São Paulo, a CET –Companhia de Engenharia de Tráfego, que acompanha o trânsito, e SPTrans – São Paulo Transporte, que gerencia o transporte coletivo, possuem equipamentos de tecnologia, fiscalização e monitoramento, mas que nem sempre são aproveitados em sua totalidade por falta de mão de obra especializada.
Para se ter uma ideia,os aparelhos do GPS dos ônibus enviam dados a cada 85 segundos para central de monitoramento. São 15 milhões de dados por dia.
Mas nem todo este volume é aproveitado.
Para ajudar no monitoramento do trânsito e no melhor processamento das informações, na próxima quarta-feira, dia 19 de março, será inaugurado o Laboratório de Mobilidade de São Paulo.
A proposta teve início em outubro de 2013, quando jovens estudantes especializados em tecnologia de informação apresentaram modelos de aplicativos para dispositivos móveis que trazem dados em tempo real sobre os serviços de ônibus na Capital Paulista. O aplicativo “Cadê o Ônibus” foi o vencedor de uma espécie de maratona.
Agora estes jovens foram convidados a atuar no Laboratório de Mobilidade, que vai funcionar na sede da SPTrans. Uma sala terá 15 computadores de mesa e espaços para notebooks.
Os jovens, dependendo da função e nível de escolaridade, podem ganhar entre R$ 351,90 e R$ 5 mil 900.
O dinheiro para o pagamento aos jovens será gerenciado pela Fundação USP, da Universidade de São Paulo.
Inicialmente, devem atuar no Laboratório de Mobilidade aproximadamente 70 pessoas, 24 horas por dia. Mas o intuito é aumentar o número de colaboradores, o que deve ser possível caso a prefeitura consiga recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
Outra proposta que pode contar com a ajuda dos jovens é integrar os dados da SPTrans com as informações de radares da CET e dos sensores da Defesa Civil e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Com isso, por exemplo, a SPTrans pode alterar o trajeto dos ônibus com mais agilidade em caso de ocorrência de enchentes.
O desenvolvimento de ferramentas interativas pelas quais o cidadão pode informar por celular onde estão problemas como buracos em ruas e calçadas e veículos quebrados é outro objetivo do Laboratório de Mobilidade.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Ana Souza disse:

    Bom dia a tds ! o sptrans e cet á população esta cheio deste negocio vcs só que fazer pesquisa e não resolve nada ,nos queremos uma solução que possa resolver o problema do transporte aqui em sp ,não adianta fica fazendo pesquisa e não resolver nada ,tds os dias estou cansada de escrever aqui ,vcs estão esquecendo da zona leste principalmente na região de Itaquera tem que fazer alguma coisa ali pra aqueles ônibus andar,vou dar um exemplo do que eu vejo tds os dias aumentar horários das faixas na radial leste ,jacu pêssego colocar a faixa ate vila jacuí esta vendo sptrans pra ver se 354M melhorar mais tem bastante de carro mais quando entra na j.pessego sentido s mateus vila jacuí ate dom bosco esta gastando 30 minutos tds os dias ,tem que arrumar sptrans ,não adianta sptrans ,colocar muito ônibus sptrans, e ficar parados no meios do caminhões sptrans,não resolve nada sptrans,cet agora ver cet ,nos horários de pico aumenta fiscalização na faixa cet ,da j pêssego cet ninguém esta cet respeitando cet as faixas cet da j pêssego cet ,aumenta fiscalização cet ,que tds os dias estou perdendo cet horário da faculdade cet ,por causa daqueles invasores cet de faixas cet ,e cet não faz nada cet ,sptrans e cet vamos falar menos e fazer mais ,estou vendo com os alunos nos vamos fazer uma reportagem na linha 354M term. são mateus e mostrar os problemas cet e sptrans que acaba atrasando os tempo de viagem ,vcs vão fazer alguma coisa eu vou tem que pedi para passar na televisão pra td mundo ver ,pra resolver alguma coisa ,ai dps vão tem que se explicar o erro ,dar um jeito nos não aguenta mais .

    1. jose Rocha disse:

      Porque você escreveu cet, tantas vezes ? Enfim, a respeito da sua crítica, ela é compreensível, entretanto nenhuma mudança é feita sem pesquisas. Você não acorda pela manhã, tem uma ideia e sai para executá-la. É preciso entender o impacto que a ação de – por exemplo – remover os caminhões, causariam a essas pessoas que trabalham com esse meio de transporte. É preciso entender o porque eles passam tanto ali, etc,etc .. uma mudança sólida e que beneficie a maioria é feita assim.

  2. Olá, acabo de ouvir a materia na CBN e desejo sucesso para o projeto LABORATORIO DA MOBILIDADE. Tenho muito interesse em participar do projeto, atuo na área de web, wordpress e sou analista de midias sociais. Até breve!

  3. PROFESSOR PARDAL REVOLTADO disse:

    Tecnologia vai se desenvolvendo então a SPTrans tem que acompanhar a tecnologia.

  4. Luiz Vilela disse:

    Notícia muito boa!

    Além do controle das rotas dos ônibus este time terá acesso relativamente fácil as conexões deles com a estações do Metrô e da CPTM em tempo real.

    Estas informações junto com as pesquisas Origem/Destino permitirão ver com clareza onde o usuário tem problemas.

    Um próximo passo importante seria acesso aos GPSs de todos os ônibus da EMTU que adentram na capital.

  5. Pedro disse:

    CABIDÃO DE EMPREGO, PROPAGANDA ENGANOSA, O QUE PRECISAMOS E DE CORREDORES, ÔNIBUS ADEQUADOS, MENORES INTERVALOS, O RESTO E PERFUMARIA, E COMO AQUELES FISCAS QUE A SPTRANS COLOCA NOS TERMINAIS, NÃO SERVEM PARA ABSOLUTAMENTE NADA, APENAS ENCARECEM O TRANSPORTE PUBLICO.

    1. j disse:

      #CONCORDO!! PEDRO …LUGAR DE FUNCIONÁRIO DA SPTrans É NAS RUAS, NOS CORREDORES, NAS GRANDES VIAS SEJAM LÁ AONDE FOREM, OU NAS QUEBRADAS DA VIDA…NA PERIFERIA E NOS BAIRROS MAIS DESENVOLVIDOS E NA REGIÃO CENTRAL…E NÃO NOS TERMINAIS DE TRANSFERENCIA DA PRÓPRIA SPTrans, NO TERMINAL METROPOLITANO SÃO MATHEUS, DA EMTU-SP, APESAR DAS MUITAS LINHAS MUNICIPAIS ALI OPERANTES E NOS DO METRÔ E CPTM (DAS ESTAÇÕES Q POSSUEM OS MESMOS, DENTRO DO MUNICÍPIO DE SP/SP) E DORMINDO DENTRO DAS SUAS VIATURAS…OU PASSEANDO POR AÍ…A SOCICAM Q FIQUE DENTRO DOS TERMINAIS E OS ADMINISTRE DE VERDADEE DE #FATO! SEM INTOMISSÕES DESSES “ASPONES”, CONCURSADOS OU NÃO…POIS PRA ISSO TEM A COMPETENCIA! OU ENTÃO…CHEGA DE PAGAR PRA FIRMAS TERCEIRIZADAS E QUARTEIRIZADAS… E PRA CONCURSADOS E “CARGOS DE CONFIANÇA SEM CONCURSO”…CHEGA DE “OSTENTAÇÃO” !! QUREMOS CORREDORES DE ÔINIBUS…BRT OU NÃO, SEM TÁXIS NOS MESMOS, E INTERVALOS MENORES E A READEQUAÇÃO DAS LINHAS BEM COMO DE SUA NEUMERAÇÃO Q ACREDITEM, FAZEM OS USUÁRIOS SE PERDEREM…LINHAS DA AREA 1, Q COMECEM COM NUM. 1, DA 2, AONDE EU VIVO, Q COMECEM COM NUM. 2, AS DA AREA 3 , Q COMECEM COM NUM. 3 E POR AÍ VAI!! E FORA COM ESSAS EMPRESAS DE FACHADA, COOPERATIVAS TRAVESTIDAS DE EMPRESAS, TIPO ESSA PORCARIA DE “EXPRESSO” OU “EXPRESS” NA FERRADA, POREM MUY LUCRATIVA AREA 4, VERM,ELHA, ZONA LESTE DA CIDADE! ESSA FIRMA AÍ NADA MAIS É Q A MALDITA ITAQUERA BRASIL DISFARÇADA…Q VERGONHA!! Q SE DÊ LOGO TUDO PRO GRUPO RUAS E PRO BELARMINO, DA SAMBAÍBA, DE UMA VEZ…SÃO LIXOS, MAS É MELHOR Q ESSES PÁRIAS VAGABUNDOS E COOPERPCCs DA VIDA…E REVISÃO DE TUDO DE RUIM Q FOI FEITO NO TRANSPORTE PELA DUPLINHA DE SAFADOS E LADRÕES…SERRA E KASSAB…E PELO ATUAL PREFEITO E SEU SECRETÁRIO AMIGO DE MARGINAIS E TAXISTAS FOLGADOS…SECCIONAMENTOS DE LINHAS E DE ATENDIMENTOS E OU CANCELAMENTOS EXTINÇÕES DAS MESMAS E MESMOS…SEM CONSULTA A POPULAÇÃO…A COMUNIDADE…ENTENDEM…! AQUI MESMO NO JAÇANÃ, AREA 2, ZONA NORTE, O KASSAB EM NOVEMBRO DE 2012, DELAPIDOU O TRANSPORTE…SECCIONOU DUAS IMPORTANTES LINHAS E UM ATENDIMENTO DE UMA DELAS, Q NOS LEVAVAM A REGIÃO CENTRAL, INCLUSIVE AVENIDA PAULISTA…E CANCELOU/EXTINGUIU A UNICA LINHA E ATENDIMENTO DE “PICO” DELA Q ALÉM DE NOS LIGAVAM DIRETAMENTE AO BAIRRO DO LIMÃO, TMB AREA 2, TMB ZONA NORTE, NOS LIGAVA A LAPA, REGIÃO CENTRO-OESTE DA CIDADE…E DE FORMA DIRETA! E CRIOU SÓ UMA LINHA, A 2011/10, PRA SUPRIR A FALTA DAS 03 E DO ATENDIMENTO DE UMA DELAS…Q NÃO SUPRE DE FORMA ALGUMA AS DEMANDAS! E NÃO CONSULTOU A NINGUÉM…FORA AS MERDAS Q ELE JÁ HAVIA FEIO ENTRE O JAÇANÃ, VILA MEDEIROS, O CENTRO DA CIDADE E VILA MARIA…EM AGOSTO DE 2010…ACORDA HADDAD!! DÁ UM JEITO NISSO E PARA DE “PERFUMARIA”…DE “OSTENTAÇÃO”!!

  6. j disse:

    MAIS UM “CABIDAÇO DE EMPREGO” PRA TERCEIRIZADOS E QUARTEIRIZADOS PUXA -SACOS, CAGOETAS E ELEITORES DO PT…Q NEM SABEM ESCREVER DIREITO COMO A MAIORIA DESSES NOSSOS POLITICOS TAPADOS…Q SÃO ESPERTOS SÓ PRA ROUBAR…E PROS CONCURSADOS Q DEVERIAM SER MELHOR APROVEITADOS…SE É Q REALMENTE PRESTAM PRA O TRANSPORTE MESMO! TRABALHEI COMO TERCEIRIZADO…PRA UMA EMPRESA Q PRESTA SERVIÇOS A SPTrans/SMT…CONHECI GENTE TÃO BURRA…COMO PODEM ADMITIR GENTE TÃO BURRA E SEM NOÇÃO, INDOLENTE E ATÉ COVARDE…CADÊ A TRANSPARENCIA E O CORTE DE #FATO DE CUSTOS?? TEM MOTORISTAS DE FIGURÕES DA SPTrans/CET/SMT…GANHANDO MAIS DE R$3.000,00 LIQUIDOS E NUNCA FIZERAM CONCURSO…Q É Q HÁ?? E DEPOIS NÃO TEM GRANA PRO TRANSPORTE PÚBLICO…E SÃO HUMILHADOS POR VERADORES SACANAS E PELO TCM-SP…TÃO VENDO COMO É A VIDA?? ! É CRUEL MESMO! E NÓS Q NOS F…MESMO!

    1. Cara, por favor. Escreva sem o caps lock ligado. Eu tenho problema de visão e acredite. O simples fato de fazer isso, gera desconforto em minha vista.

  7. Jalmar disse:

    Parabéns a toda equipe responsável pelo Laboratório. Amo a cidade de São Paulo e acredito que algumas medidas e providências podem ser resultantes dos dados já coletados. Trabalho com Tecnologia da Informação e Comunicação desde maio de 1970 (na época conheciam por Processamento de Dados). Gostaria de colaborar com ideias e iniciativas no campo da mobilidade,

  8. maria candido disse:

    como fazer as inscrições para vagas no laboratório de mobilidade?

  9. Gostaria como especialista em mobilidade Urbana, participar dos temas inerentes ao Tripé da Boa Administração de trânsito : > EDUCAÇÃO >> ENGENHARIA >>> ESFORÇO LEGAL !

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