Fortaleza anuncia a compra de dez articulados para os primeiros corredores

ônibus

Ônibus articulado em testes na cidade de Fortaleza. Foram compradas dez unidades para os primeiros corredores. Veículos devem ter ar condicionado e a capacidade de transporte aumenta: 150 passageiros ante 95 atendidos pelos modelos atuais, segundo a prefeitura. Foto: Mauri Melo – Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Fortaleza.

Fortaleza anuncia a compra de dez ônibus articulados e testes em linha comum começam na segunda-feira
Veículo vai circular pela linha 041 – Parangaba/Oliveira Paiva/Papicu. Capacidade é para 150 passageiros. Ônibus convencionais transportavam até 95 pessoas.
ADAMO BAZANI – CBN
A prefeitura de Fortaleza anunciou que os operadores que vão circular pelos primeiros corredores de ônibus do tipo BRT realizaram a compra de dez ônibus articulados, de nova geração para atenderem uma quantidade maior de passageiros esperada neste sistema.
Em nota à imprensa, o presidente da Etufor – Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza, Rogério Pinheiro, disse que mais ônibus articulados vão ser adquiridos conforme os corredores forem sendo entregues.
“Em breve, a população poderá ver esses ônibus no entorno da Arena Castelão e ao longo da Av. Bezerra de Menezes, no corredor Antônio Bezerra/Centro. O embarque também será feito de forma diferenciada em algumas vias, por meio de estações, que oferecerão mais conforto e segurança aos passageiros”
Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, “o primeiro corredor a ser implantado pela Prefeitura de Fortaleza fará a ligação entre os terminais de Parangaba e Papicu, passando por vias como Av. Silas Munguba (antiga Av. Dedé Brasil), Av. Paulino Rocha, Av. Oliveira Paiva, Av. Washington Soares e Av. Eng. Santana Junior.”
A partir desta segunda-feira, dia 17 de fevereiro de 2014, um ônibus articulado similar aos que foram comprados vai circular em testes pela linha 041 – Parangaba/Oliveira Paiva/Papicu.
A capacidade de transporte do modelo é para 150 passageiros enquanto cada ônibus habitual da cidade pode atender até 95 passageiros, segundo a prefeitura.
O modelo possui piso baixo, facilitando o acesso de portadores de necessidades especiais e como não apresenta desníveis no assoalho até a área da articulação, possibilita também um melhor deslocamento dentro do ônibus.
O embarque no modelo de testes continua sendo pela porta traseira e o valor da passagem é o mesmo.
Os novos ônibus adquiridos para os corredores vão ter ar condicionado. O modelo de testes não possui o equipamento, com padrão de janelas habitualmente usado na cidade de São Paulo, com abertura na parte superior.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

4 comentários em Fortaleza anuncia a compra de dez articulados para os primeiros corredores

  1. Amigos, boa noite.

    Esse modelo parece diferente e desembaçado.

    Será que é um Mondego ?

    Quando teremos um desse em Sampa ?

    2099 , talvez ?

    Att,

    Paulo Gil

  2. Este modelo da imagem é o Mondego II e rodou em Maceió, capital de Alagoas.
    Das 12 cidades-sede da Copa, a capital que fará vergonha ao Brasil será BELÉM a mais paraguaia cidade brasileira (por causa do excesso de informações no parabrisa frontal dos ônibus!)
    Os modelos BRT produzidos pela NEOBUS chegaram a ser produzidos porém a encomenda foi cancelada em função de mudança de metodologia ocorrida dentro da nova administração de Belém.
    As pistas do BRT são usadas hoje por 19 linhas convencionais, as viagens são mais rápidas mesmo porém os ônibus não são do tipo BRT com embarque em nível ou mesmo articulados.
    De certa forma BELÉM adaptou o seu BRT ao seu próprio estilo e não considero errada essa adaptação mas apenas o mau uso do termo BRT.
    Os articulados seriam operados pela própria prefeitura de Belém pois as empresas segundo informes não quiseram comprá-los. Inclusive a nova administração descredenciou do sistema 2 empresas do sistema: Marajoara e Princesa agora no mês de fevereiro de 2014.
    Por favor Adamo envie aos leitores de seu conceituado blog informações a respeito de BELÉM e das outras 11 cidades sede da Copa do Mundo e como estão os projetos e obras em construção (algumas cidades entregarão tudo só bem depois da Copa!) pois o mínimo para fins operacionais será entregue até a Copa e uma delas é a região metropolitana de BH que tem como candidato pelo ninho tucano, o neto do saudoso ex-governador Tancredo Neves que pelo visto NÃO aprendeu as lições de como governar bem as Minas Gerais (o desfalque dentro do sistema de saúde mineiro é enorme!) Obs. esse comentário não quer dizer que sou PeTralha de carteirinha! Esses 2 partidos desgraçaram com o sistema de transporte do Brasil desde que iniciaram a “governar” a partir de janeiro de 1995. E uma pergunta à Adamo e a outros busólogos de SP: PORQUÊ a incapaz SPTrans-torno AINDA EXIGE bandeira fixa nas janelas laterais da parte superior de todos os 15.023 ônibus ??? PQP ! Só por causa desse “pequeno” detalhe o transporte não é bem avaliado pois a cidade é quente, poluída e os ônibus NÃO tem vidros de correr (em ambas as partes), mas PORTAS tem em excesso e em ambas as partes!
    Um absurdo constatar que pelo menos 8.000 dos 15.000 ônibus de SP tem PORTAS DOS DOIS LADOS que são subutilizadas!

  3. Marcos Nascimento, bom dia.

    Obrigado pela confirmacao do modelo, eu nunca tinha visto um desse com o cavalo tao grande.

    O que vc chama de bandeira fixa nas janelas laterais da parte superior ?

    Se sao os vidros fixos, eles sao na parte inferior.

    O porque eu nao sei, acredito que e por ser mais barato, para inibir assaltos e porque Sampa e fria e nao quente como vc diz.

    Me parece que vc e de SC, ai sim se co,parado com SC pode-se dizer que Sampa e mais quente do que ai.

    Agora os vidros inferiors fixos, causam desconforto, mas como buzao urbano e todo desconfortavel esse e mais um conforto oferecido opicionalmente a Sampa.

    Att,

    Paulo Gil

  4. Edcarlos Oliveira // 17 de abril de 2014 às 01:21 // Responder

    Pessoal o Brt Move BH ja entrou em operacao em Belo Horizonte no dia 08/03, na sua primeira fase com 3 linhas trocais ligando a estacao Sao Gabriel ao Centro, sendo 18 onibus articulados, no corredor Cristiano Machado com aproximadamente 7km, no dia 12/04 deu inicio a segunda fase com a integracao de mais linhas, passando a rodar 33 articulados, a previsao e que ate o fim do mes de maio todo os sistema ja esteja implantado.
    Ja estao em fase de testes com os veiculos articulados os corredores Antonio Carlos/Pedro I/Vilarinho, a previsao e que se inicie as operacoes no inicio de maio, estando tudo em pleno funcionamento ate o inicio da copa. O Brt Move tera capacidade para transportar 800mil usuarios por dia.
    O Brf Move Metropolitano tera inicio dia 26/04, operando inicialmente na estacao Sao Gabrie.
    Segue abaixo alguns links para quem tiver interesse no assunto BRT, pelo que que lido e acompanhdo sobre os BRT’s Brasil a fora o de BH sera um dos mais modernos do pais.

    https://www.youtube.com/watch?v=MufXmbu212g
    http://www.bhtrans.pbh.gov.br/MOVE

    Att,

    Edcarlos O. Dias

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: