Linha internacional de ônibus entre Macapá e Caiena deve começar a operar ainda neste ano
Publicado em: 9 de fevereiro de 2014
Linha internacional de ônibus entre Macapá e Caiena pode começar a operar ainda neste ano
ANTT deve autorizar a circulação dos ônibus entre as duas nações depois de inspeção da aduana provisória na ponte binacional sobre o rio Oiapoque
ADAMO BAZANI – CBN
Com informações da TV Amapá – filiada da Rede Globo
A ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres deve autorizar ainda neste ano o início das operações de uma linha rodoviária de ônibus internacional entre Macapá, no Amapá, e Caiena, na Guiana Francesa.
A linha vai depender do resultado de uma fiscalização da ANTT, que deve ocorrer no próximo dia 17 de fevereiro, na aduana provisória construída na ponte sobre o Rio Oiapoque, que fica a 590 quilômetros de Macapá.
A alfândega está pronta desde dezembro do ano passado e a ponte desde 2011. O atraso na conclusão da estrutura alfandegária também fez com que a inauguração da ponte ficasse para este ano – a previsão inicial era dezembro. A fiscalização vai determinar se a ponte pode ser liberada para o tráfego de veículos.
A informação sobre a linha de ônibus internacional também foi confirmada pela Setrap – Secretaria de Estado de Transportes do Amapá.
A empresa de ônibus ainda será definida e a ANTT deve chamar possíveis interessados. A Agência deve “baixar” uma resolução autorizando o transporte internacional na ponte. A companhia de ônibus, no entanto, deve ser brasileira.
A aduana a ser vistoriada é provisória e a liberação do tráfego de veículos vai depender do ritmo das obras da estrutura alfandegária definitiva.
A aduana deve ficar pronta em novembro deste ano. Com custo de R$ 13,6 milhões, estimado pelo Dnit – Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte, a estrutura deve ter postos da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, da Polícia Rodoviária Estadual do Amapá, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Federal, do Ibama – Instituo Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e da Receita do Estado do Amapá.
De acordo com o Dnit, o atraso na obra se deu porque o departamento tinha feito duas tentativas de contratação de empresas para realizarem o serviço, mas não houve interessados.
A ligação rodoviária faz parte de um acordo firmado em 2009 entre o Brasil e a França, que prevê a liberação do tráfego de veículos após a conclusão da aduana permanente.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
Informações da TV Amapá – Rede Globo
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Amigos, boa noite.
Será uma licitação especial ?????
Até operação de buzão internacional, tem atraso.
BRASILLLLLLLLLLLLLLLL
Att,
Paulo Gil
se passear na Guiana francesa nao tem muitos atrativos como um Paraguai ou uma Venezuela pelo menos para a educação vamos aplicar fatos curiosos nos livros, tipo a ponte q liga o Brasil a Europa, nossas placas rodando em solo francês e os da UE rodando por aqui, a pessoa se tornar cidadão europeu sem ter feito viagem de navio ou avião….
quanto ao onibus, tambem nao deve ser lá grande coisa, tipo os urbanos da NSA (nao dos estados unidos rsrsrs) de Foz do Iguacu. mas se vier uma linha Macapá-Caracas ai a coisa muda
Acho que a Eucatur leva essa.
EUCATUR levará esta linha pois é a única empresa que tem condições de oferecer um transporte de melhor qualidade naquela região e além disso tem o nosso deputado Acir Gurgacz hehehehe….
Porém espanta-me uma ponte prontinha para operar em 2011 e só em 2014 será oficialmente inaugurada e tudo pelo fato de depender de outras obras paralelas ! Que b*sta de País vivemos onde independente se é a turma do partido da estrela ou o ninho tucano seja governo estadual ou federal é esse lenga lenga desgraçado! Obras lentas, caras, superfaturadas PQP !!!
É uma pena mesmo…Macapá é a única capital no Brasil, que continua sem NENHUMA ligação rodoviaria com o restante do País…que ironía do destino, a primeira linha de ônibus será exatamenta para….A GUIANA FRANCESA….por que o DNIT não faz uma ponte ligando Macapá a Ilha de Marajó e daí mais outra ponte ligando Ilha do Marajó a Belém…? Aí sim..a bela capital do Amapá estaria ligada ao restante do Brasil.
Bom dia eu acho que todos estao sonhando com esta possibilidades
de onibus brasileiro circular na guyane é estao todos viajando nos sonhos
acorda pessoal volta a realidade
Uma ponte ligando Macapá a ilha de Marajó, torna-se quase IMPOSSÍVEL…senão vejamos: a profundidade do rio Amazonas nas proximidades de Macapá, pode chegar a 500 metros de profundidade em alguns pontos, como então se construir pilastras desde o leito do rio incluindo aí as fundações de cada pilastra…que precisariam serem “fincadas” pelos menos 20 ou 30 metros abaixo do leito do rio Amazonas. Qual empresa iria encarar um desafio desses…? Acredito que nenhuma. Fica o registro.