Renovação da frota no Distrito Federal chega a 63% com mais 89 veículos novos nesta segunda-feira

ônibus

Distrito Federal recebe nesta segunda-feira, dia 03 de fevereiro, mais 89 ônibus. Renovação do sistema chega a 63%. Mesmo assim, troca de ônibus ainda está atrasada. Foto: Glaucya Braga/GDF

Mais 89 ônibus novos começam a circular no Distrito Federal
Veículos são da Urbi (HP-Ita) e Expresso São José
ADAMO BAZANI – CBN
Mais 89 ônibus zero quilômetro entraram em circulação no sistema de transportes do Distrito Federal nesta segunda-feira, dia 03 de fevereiro de 2014.
Com isso, 1 mil 626 ônibus novos foram colocados em serviço desde o final do processo licitatório em junho de 2012.
O número representa 63% dos 2 mil 580 ônibus que deveriam ser renovados até 04 de dezembro do ano passado. O atraso, segundo o Governo do Distrito Federal, se deu pelo grande número de ações na Justiça pelas empresas que perderam as linhas, aproximadamente 200 ações, dificuldades de negociações trabalhistas e transferência dos empregados para novas empresas, e às férias coletivas nas fabricantes de ônibus. A expectativa é que a meta de substituição de frota seja alcançada até o dia 28 de fevereiro.
Dos 89 novos ônibus, 34 são da operadora Urbi, formada pelo Consórcio HP-Ita, na área 3 do Distrito Federal. Estes veículos prestam serviços na região do Recanto das Emas, onde antes operavam as empresas Riacho Grande e Rota do Sol.
Outros 55 ônibus são para Ceilândia Norte, pertencentes à Expresso São José, do lote 05. São 47 miniônibus e 8 convencionais no lugar dos veículos das empresas Cidade Brasília, Satélite e Planeta.
No próximo final de semana, mais cem ônibus devem ser entregues em Ceilândia e região. O treinamento dos motoristas deve ser a partir do dia 8 de fevereiro.
LICITAÇÃO COMPLICADA:
A licitação do sistema do Distrito Federal foi marcada por diversas contestações judiciais e polêmicas.
O edital foi lançado em 2012. Mas em maio do mesmo ano, a Secretaria de Transportes atendeu determinação do Tribunal de Contas do Distrito Federal e suspendeu a concorrência pública.
Retomado, o processo foi concluído em junho de 2013, mas ainda é marcado por ações que contestam os resultados. São cerca de 200 recursos, apontados pelo Governo do Distrito Federal como as principais causas para o atraso da renovação da frota.
O sistema foi dividido em cinco lotes. Cada empresa ou consórcio só pode deter de 18% a 23% dos serviços.
Os lotes são os seguintes:
Lote/Bacia 01: Viação Piracicabana.
Lote/Bacia 02: Viação Pioneira.
Lote/Bacia 03: Empresa Urbi, do Consórcio HP-Ita.
Lote/Bacia 04: Auto Viação Marechal.
Lote/Bacia 05: Expresso São José.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

7 comentários em Renovação da frota no Distrito Federal chega a 63% com mais 89 veículos novos nesta segunda-feira

  1. Paulo Roberto Gorgonha Fernandes // 3 de Fevereiro de 2014 às 11:55 // Responder

    Vamos cobrar a Prefeitura de Guarulhos,temos muita falta de transporte nesta cidade.

    Com maior tarifa por Km rodado de So Paulo,temos muitos nibus sem a menor condio.

    Paulo Gorgonha.

  2. E A LICITAÇÃO EM S. PAULO-SP? COMO ANDA? OU PRA VARIAR… NÃO ANDA…?ALGUÉM PODE ME DIZER? SR. ADAMO, SRAS. SRS. DO BLOG? ATÉ QUANDO VAMOS VER MICRO-ÔNIBUS DE EMPRESA, E NÃO DAS COOPERATIVAS…PRA HORROR E VERGONHA DA EMPRESA E DA PREFEITURA E POPULAÇÃO…VELHOS, DE UMA SÓ PORTA, VENCIDOS, SUJOS, SEM ELEVADOR PRA CADEIRANTES, APERTADOS E SEM COBRADOR A BORDO NA AREA 2 ZONA NORTE DA CAPITAL PAULISTA?

  3. Segundo a prefeitura de São Paulo destacou a licitação de São Paulo será realizada em julho de 201 4 pois o contrato foi prorrogado em meados do ano passado por um ano para que pudessem ser feitas readequações no sistema uma vez que a secretaria municipal de transportes insiste no modelo de 3 SPEs que substituirão todas as 8 áreas operacionais. Portanto, não esperem melhoras com essa proposta malddad de superconcentração das 8 áreas.As áreas 1, 2 e 8 por exemplo virarão uma coisa só e certamente terá uma única pintura fardada!
    Brasília coincidentemente também administrada pelo partido da estrela dá um show em transporte renovando 2.580 dos atuais 3.265 ônibus de empresas e cooperativas. É a primeira das 12 cidades-sede da Copa do Mundo que oferecerá a frota mais nova de ônibus entre todas as demais!
    Apenas para exemplificar, na “cidade modelo” outra cidade sede da Copa a última renovação expressiva deu-se em 2011 com 554 ônibus sendo portanto que eles terão 3 anos de uso em pleno ano da Copa quando melhor seria se eles tivessem sido adquiridos ao longo de 2012 e 2013 numa renovação gradativa tal como está ocorrendo em BSB pois parte dos ônibus são ano 2013 e outra parte 2014.
    Finalmente uma notícia boa vinda de BSB !

    • Marcos Nascimento, boa noite.

      Essas SPE´s, arrepiam a alma, só de pensar.

      Pra combinar com as cores de Sampa, acho que as fardas serão assim:

      SPE-1 Branco, Vermelho e Preto.

      SPE-2 Vermelho, Preto e Branco.

      SPE-3 Preto, Branco e Vermelho.

      Mas nada que um empurrãozinho com a barriga não adia tudo para 2017, facinho facinho.

      Abçs,

      Paulo Gil

      • Marcos Nascimento, boa noite.

        To quse acertando, confor conta no post sobre a “Nova” CMTC”, ja jogaram a licitacao de Sampa pra 2015, pra 2017, falta pouco.

        Bingo !

        Abcs,

        Paulo Gil

    • A felicidade de pobre dura pouca. Licitação cancelada, contratos de financiamentos cancelados. Até quando vamos ter que aguentar. Frustrante!

  4. Luís Marcello Gallo // 3 de Fevereiro de 2014 às 21:58 // Responder

    Enquanto isto, a licitação da área 5 da EMTU/SP…

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: