Encomendas do HP-Ita para Caio no Distrito Federal somam 496 ônibus

ônibus

Ônibus modelo Caio Apache Vip III, para Urbi, do Consórcio HP-Ita. Caio Induscar comercializou 496 ônibus para empresa vencedora da licitação do Distrito Federal, operadora do lote 03. Todos os veículos do Consórcio são de chassi Mercedes Benz. Divulgação Caio.

Total de ônibus encomendados pelo Consórcio HP-ITA, do Distrito Federal, para a Caio, soma 496 unidades
Modelos terão chassi Mercedes Benz. Há veículos convencionais e artoculados

ADAMO BAZANI – CBN

A fabricante de carrocerias de ônibus Caio Induscar informou que somam 496 unidades as encomendas da Urbi – Consórcio HP-Ita, do Distrito Federal, para as operações do Lote 3, que atende regiões como Núcleo Bandeirante, Samambaia, Riacho Fundo I e II e Recanto das Emas.
De acordo com a Caio, cerca de cem ônibus já foram entregues.
Todos os veículos são de chassi Mercedes Benz que seguem as normas de restrição de emissão de poluentes baseadas nos padrões internacionais Euro V.
A empresa, vencedora da licitação concluída em junho de 2013, que dividiu o sistema em cinco lotes operacionais, terá os seguintes modelos

– 399 unidades do Caio Apache Vip III. Os ônibus possuem comprimento de 12.690 mm, largura de 2.500 mm, capacidade para transportar 42 passageiros sentados, 37 em pé e uma pessoa portadora de deficiência, contando com um elevador que garante para todos os passageiros a acessibilidade, além de apresentar poltronas ergonômicas almofadadas com encosto de cabeça, poltrona do motorista e do cobrador hidráulica, piso em taraflex antiderrapante, vidros fumês, que diminuem a incidência de raios solares, tornando as viagens mais confortáveis. Já foram entregues, cerca de 100 carrocerias para o cliente.

– 40 unidades do Caio Millennium BRT Articulados, com comprimento de 18.600 mm, largura de 2.600 mm e capacidade para transportar 139 pessoas, contando com espaço para quem depende de cadeira de rodas. As carrocerias BRT vem equipadas com ar condicionado, elevador, facilitando a locomoção dos passageiros, cinto de segurança do motorista com regulagem de altura, dando maior segurança a dirigibilidade, vidros fixos colados e para-brisa tripartido, facilitando a manutenção.

– 57 unidades do ônibus midi (micrão) Caio Foz Super, modelo com comprimento de 9.600 mm e 2.500 mm de largura.

Todos os ônibus fabricados para o Consórcio HP-ITA possuem Sistema Multiplex, que identifica as falhas no sistema operacional e elétrico do veículo, segundo informações da Caio.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

13 comentários em Encomendas do HP-Ita para Caio no Distrito Federal somam 496 ônibus

  1. Bela reportagem mas, tem esse trecho “399 unidades do Caio Apache Vip III. Os ônibus possuem comprimento de 12.690 mm, largura de 2.500 mm, capacidade para transportar 42 passageiros sentados, 37 em pé e…”. Não seria 37 sentados e 42 em pé?. Mas a reportagem, como sempre ficou muito boa.

  2. E meu caríssimo Adamo e senhoras e senhores desse inteligente e oportuno Blog…como anda a Licitação em S. Paulo -SP? O Haddad já reiniciou a mesma? ela havia sido cancelada por conta daquela CPI da Câmara de Vereadores da Cidade q investigava as empresas e cooperativas…com ficam agora as coisas? Aqui na Zona Norte, área 2 da Cidade, a SAMBAÍBA ainda mantém aqueles micro-ônibus velhos e vencidos e bem apertadinhos…e sem elevador pra cadeirantes na única porta q possuem, e o motorista tem q dirigir e cobrar passagens e ainda ficar de olho no validador…até quando a PMSP/SMT/SPTrans vão permitir esse absurdo? e cadê o Sindicato da Categoria, o de Motoristas e Cobradores…e os das Cooperativas, cujo os motoristas donos ou não dos veículos, q tem q andar com cobrador dentro dos mesmos, (e tendo q trocar seus mini-ônibus q tem duas portas, mesmo adaptados…por “micrões”, dependendo das linhas q operam…)e seja de tamanho forem, sob pena de multas e recolhimento do veículo…como fica essa presepada? Como uma empresa tão boa, rica e poderosa, de um grupo empresarial tão forte faz essas coisas e nada acontece? Se havia problemas com a gfetão passada…já era, ela acabou a mais de um ano…não entendo p q esses carrinhos bisonhos continuam por aqui rodando…Tá parecendo a área 5 da EMTU/RMSP-SP…Região do ABCD…Licitação emperrada desde sempre…credo!

  3. BRASÍLIA toma jeito! E em 2014 com todos os 2.580 ônibus novos nas ruas (2013/2014) de um total de 3.265 na frota patrimonial das empresas (nas quais incluem-se as cooperativas e a frota estatal da TCB) BRASÍLIA deixará de ter a frota de ônibus mais velha entre todas as grandes capitais da América Latina.
    E uma pergunta: com base no dado acima, qual a capital das mais importantes que assume o vergonhoso título de frota mais velha na América Latina ?
    E as outras 11 (onze) cidades-sede da Copa do Mundo farão vergonha ? Não tenho lido notícias sobre grandes compras de ônibus novos nas outras cidades-sede da Copa.
    Os últimos novos ônibus que CURITIBA adquiriu em grande lote de 544 unidades (de uma frota total de mais de 2.000 na região metropolitana) são todos ano de fabricação 2011 em sua maioria! Estamos em 2014 e o que CURITIBA e as outras 10 cidades-sede da Copa do Mundo estão preparando a respeito ? Gostaria de ver matérias a respeito neste blog elaboradas pelo competente jornalista Adamo Bazani.
    Gostaria ainda que a CBN fizesse um RAIO X da situação em cada uma das 12 cidades-sede da Copa apesar de que aqui em minha cidade INFELIZMENTE não existe emissora de rádio AM que transmita a programação da CBN pois estamos reféns do insosso jornalismo da Jovem Pan que é apresentado na Rádio Cultura AM 1250 ! Quando a maior cidade de SC terá CBN ???

  4. Luís Marcello Gallo // 30 de Janeiro de 2014 às 20:24 // Responder

    Parece os ônibus da EA*OS*A e da Sucatur!

  5. grande porcaria esse “multiplex” da caio, que não passa de um tecladinho no painel que não faz nada de mais!!!! os que vieram nós carros da São José sim é que são verdadeiros multiplex!!!

  6. Amigos, boa noite

    “além de apresentar poltronas ergonômicas almofadadas com encosto de cabeça…”

    Onde ? quando ? como ?

    Alguém acha que essa poltrona existe em algum Apache urbano, mesmo que novo ???

    Piada né.

    E falando em Apache novo, qual a medida da largura útil do corredor (de apoio de braço a apoio de braço) ???

    Vou ajudar começa com 50 e ____ centímetros ?

    Alguém completa.

    Haja conforto

    Att,

    Paulo Gil

  7. Os assentos escolhidos pra esses ônibus da Urbi, são até confortáveis, porém não são largos, gerando possíveis incômodo na região dos ombros, pois gera atrito com os das outras pessoas que se sentam ao lado.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: