Viale BRT ganha prêmio internacional de design

viale BRT ônibus

Ônibus Marcopolo Viale BRT recebe premiação internacional de design. Desenho moderno e que passa a sensação de bem-estar aliado com praticidade, conforto, economia e segurança foi fundamental para o prêmio que será entregue na semana de Design em Munique, na Alemanha.

Viale BRT ganha prêmio internacional de design
De acordo com a fabricante Marcopolo, desenho futurista aliado à praticidade e facilidade de operação foi determinante para a conquista.
ADAMO BAZANI – CBN
Quando se fala em design o assunto não é apenas beleza. Mas é aliar um aspecto que dê a sensação de bem estar e seja adequado para a função de determinado produto.
No caso do transporte coletivo, as principais necessidades de empresas e passageiros são praticidade, facilidade de manutenção, conforto, sensação de modernidade e economia operacional.
Os impactos ambientais para a produção e operação dos veículos e a segurança são itens fundamentais também.
E o corpo de jurados Prêmio iF Product Design Award 2014 viu estas características no modelo urbano Viale BRT da empresa brasileira fabricante de carrocerias, Marcopolo.
No dia 28 de fevereiro, a empresa vai receber o prêmio da categoria Transportes, na Semana de Design de Munique, na Alemanha.
O gerente corporativo de Design da Marcopolo, Petras Amaral, em nota à imprensa, atribuiu o prêmio ao trabalho de toda a equipe do “Marcopolo Design Center” e disse que a premiação é uma prova de que o modelo está no caminho certo das tendências mundiais.
Na nota, a Marcopolo destaca o que considera ser diferenciais no Viale BRT:
“O veículo tem exclusivos conjuntos óticos dianteiro e traseiro em LEDs, que garantem melhor iluminação e reforçam a identidade da marca. O projeto visual da traseira do Viale BRT envolveu, igualmente, desenho inovador para o segmento, com destaque para o conjunto ótico, pára-choques e tampa posterior. As novas lanternas e sinalizadores de direção com LEDs ampliam a visibilidade e a segurança, além de distinguirem o Viale BRT dos demais ônibus devido à sua iluminação vertical. Tem sistemas óticos externos em LEDs na dianteira e traseira, sendo o primeiro o primeiro ônibus brasileiro a oferecer luzes diurnas. Pode vir equipado com GPS, TV digital, câmeras de segurança e vigilância, como em aviões, computador de bordo com rota em tempo real e informações de parada.”
Ainda segundo a Marcopolo, “O iF Design Award 2014 contou com mais de 4.600 inscrições de 55 países e agracia anualmente aproximadamente 100 projetos em 17 categorias. Com o objetivo de reconhecer produtos inovadores e com ganhos reais para os consumidores, o iF Design confere um selo de qualidade para as empresas premiadas. Concedido desde 1953, a premiação é promovido e organizado pelo iF International Forum Design (iF) e reconhece os principais projetos mundiais de produtos fabricados dos mais diversos setores.”
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

3 comentários em Viale BRT ganha prêmio internacional de design

  1. Prêmio mais que merecido, em todos os quesitos dá de dez nos demais modelos atualmente no mercado. Dá-lhe Marcopolo, e parabéns.

  2. Amigos, boa noite.

    Parabens Marcopolo!

    Mas faltou elencar um diferencial .

    QUAL E A LARGURA UTIL DO CORREDOR (de apoio de braco a apoio de braco), DESSE DISIGN PREMIADO ?????

    Me desculpem, mas desig premiado, conjunto otico, para choque, led, traseira e tampa posterior, nao trazem conforto aos passageiros.

    Att,

    Paulo Gil

  3. merecido premio! pena q em São Paulo-SP e região metropolitana, os BRTs, tanto convencionais como articulados e superarticulados não possuem e vão demorar pra caramba pra possuir um espaço viário só deles…A não ser o Expresso Tiradentes…lamentável!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: