CPTM e Metrô batem recorde de passageiros em 2013

CPTM

Trem da CPTM. Número de passageiros transportados pelo sistema metroferroviário em São Paulo bateu recorde em 2013. No entanto, preocupação é que boa parte destes passageiros veio do transporte público e não do individual. Redução e extinção de linhas de ônibus municipais obrigaram passageiros a se deslocar por trens e metrô em boa parte dos trajetos.

Número de passageiros no Metrô e na CPTM bate recorde em 2013
Dados do Governo do Estado de São Paulo revelam crescimento de 3,5% e mais de 2 bilhões de pessoas transporadas
ADAMO BAZANI – CBN
O número de pessoas transportadas pelo Metrô e trens bateu recorde histórico em 2013, de acordo com a Secretaria Metropolitana de Transportes de São Paulo.
Foram 2 bilhões e 92 milhões de pessoas atendidas pelo Metrô de São Paulo, ViaQuarto e CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, o que representa crescimento de 3,5% em relação a 2012.
Ainda segundo o Governo do Estado de São Paulo, o número representa 75% dos passageiros de trens metropolitanos e metrôs de todos os sistemas do País.
O maior crescimento foi no número de passageiros na CPTM: 4,1% em 2013 sobre 2012 com 795 milhões 378 mil 870 pessoas. No Metrô, foram 1 bilhão 297 milhões de pessoas transportadas, alta de 3,1% na comparação entre 2013 e 2012.
Em 14 de novembro de 2013, o sistema metroferroviário atingiu uma marca histórica, chegando a aproximadamente 8 milhões de passageiros transportados em um único dia. Foram 3.019.010 usuários que utilizaram os trens e 4.916.659 que se deslocaram pelo metrô. Após essa data, em 6 de dezembro de 2013, a CPTM alcançou um novo recorde com 3.025.185 passageiros transportados.
Além de obras que proporcionaram expansão em algumas linhas e criação de estações nos últimos anos, o crescimento se deve à migração de passageiros dos ônibus para o sistema metroferroviário.
Se por um lado, a notícia pode ser positiva pelo fato de mais pessoas usarem um transporte de massa mais limpo e que não ocupa vias na cidade, por outro lado revela uma grande preocupação.
Hoje o objetivo das grandes cidades não é realizar mudanças de uso entre os meios de transporte público, mas convencer quem usa o transporte individual a optar pelo ônibus, trem o metrô, o que não tem ocorrido de maneira suficiente.
Além disso, a redução dos trajetos e até mesmo a extinção de linhas municipais em São Paulo obrigam os passageiros que tinham como opção um serviço de ônibus direto a descer no meio do caminho e seguir viagem de trem ou metrô, aumentando a superlotação no sistema metroferroviário.
A demanda do metrô cresceu, mas a malha continua na casa dos 70 quilômetros.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

Comentários

Comentários

  1. Luiz Vilela disse:

    Exatamente nas regiões metropolitanas muito grandes e/ou populosas o transporte de alta capacidade deve ser atendido por trilhos e não pneus.

    É importante e correto metroferroviários transportem mais usuários, principalmente nas longas distâncias. Deixando para os ônibus as distâncias menores e a importantíssima “capilaridade”: levar o passageiro bem próxima de sua casa, trabalho, escola. Óbvio que não pode haver superlotação, como no triste e persistente exemplo da Metrô 3 Vermelha.

    Infelizmente ainda há linhas de ônibus enormes e ineficazes na RMSP e persiste a resistência do usuário com as “baldeações”. Provavelmente pela triste lembrança de esperar muitos minutos sem informação sobre a chegada do ônibus, problema hoje bastante minimizado pelos rastreadores GPS e o sistema “Olho Vivo” da SPTRANS.

    E sobretudo não se deve aceitar a falácia dos 70 e poucos km de metrô em São Paulo.
    No mínimo as linhas 8, 9 e Expresso Leste da CPTM atendem rigorosamente o conceito e características técnicas e operacionais de metroferroviário. Na verdade as outras também, enquanto rodam dentro dos 39 municípios da RMSP. Isto resulta em cerca de 200 km de trilhos metroviários em São Paulo, hoje.

  2. j disse:

    É PARABÉNS A CPTM E AO METRÔ …NAS PESSOAS SEUS SOFRIDOS E LASCADOS FUNCIONÁRIOS SEJAM ELES DO ESTADO MESMO OU TERCEIRIZADOS E QUARTEIRIZADOS, Q AINDA GANHAM MAL, APESAR DA “FORÇA” DE SEUS SINDICATOS…MAS Q SÃO “BUCHA DE CANHÃO” E “ESPUMA AMORTECEDORA” ENTRE A SOFRIDA E REVOLTADA POPULAÇÃO E A CPTM E O METRÔ-SP…PARABÉNS AOS FUNCIONÁRIOS SEJAM ELES QUEM FOR DA CPTM E DO METRÔ-SP, PRÓPRIOS, TERCIERIZADOS E QUARTEIRIZADOS! VCs SIM MERECEM NOSO RESPEITO! VCs E OS DA EMTU-SP, SEJA DE QUE REGIÃO METROPOLITANA DESSE ESTADO FOREM! NÃO É FÁCIL TRANSPORTAR PESSOAS NAS ATUAIS CONDIÇÕES DO TRANSPORTE PUBLICO DE HJ EM DIA, E TRABALHAR EM EMPRESAS Q SÃO “ESCOADOUROS DE GRANA ” DE GENTE LADRONA E CORRUPTA!

  3. FORA EMPRESAS DE MENTIRINHAS LEBLON NA AREA 4 DE SP JÁ disse:

    Se a EMTU e a SPTrans tivessem mais ônibus com itinerarios recomendados pelo Google duvido que a população andaria igual sardinha nos trens da CPTM e Metrô toda a população teria conforto no transporte em São Paulo este exemplo sai da extensão da Linha 7 Rubi Fco Morato a Jundiaí este trecho a população não vai igual sardinha como nas demais linhas da CPTM e Metrô por que possui linhas de ônibus com itinerarios recomendados pelo Google e diga sim ao credenciamento da LEBLON em São Paulo http://www.avaaz.org/po/petition/Prefeito_Fernando_Haddad_Credenciamento_do_Grupo_LEBLON_no_sistema_de_transporte_de_Sao_Paulo/?copy

  4. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Ricardo Guimarães, linda foto, Parabéns !

    Conforme consta no post acima

    “…o crescimento se deve à migração de passageiros dos ônibus para o sistema metroferroviário.”

    A migração ocorreu porque o metroferroviário é melhor do que o buzão, isso é obvio.

    Por exemplo, qualquer terráqueo prefere ir de Pinheiros ao Centro da cidade de Metr^ô, do que buzão , isso é obvio

    “Hoje o objetivo das grandes cidades não é realizar mudanças de uso entre os meios de transporte público, mas convencer quem usa o transporte individual a optar pelo ônibus, trem o metrô, o que não tem ocorrido de maneira suficiente.”

    É obvio também que o objetivo está errado.

    Se o usuário do buzão (ou melhor ex usuário) esta migrando para o metro ferroviário é obvio que o buzão é uma droga e imundo também.

    Se o usuário diário do buzão migra, como é que quem usa o transporte individual será convencido ???

    NUNCA, esqueçam.

    O buzão já era, o de Sampa então já foi há muito tempo.

    Mas como dizem:

    “Não há pressa”.

    Anotem ai mais uma PREVISÍVELLLLLLLLL do Paulo Gil.

    O buzão está por si só matando os seus próprios clientes o seu produto.

    Dizem que quem bate esquece, mas quem apanha NÃO.

    Entre utilizar Buzão imundo como eu utilizei ontem e utilizar a rede metroferroviária; um zilhao de vezes a metroferroviária ( de hoje é claro, amanhã pode ser outra realidade).

    Ma é isso o buzão é um produto ultrapassado, principalmente os de Sampa, que ainda usam catracas.

    Nooooooooooooooooooooossa.

    E anotem ai mais uma PREVISÍVELLLLLLLLLL do Paulo Gil, o passageiro vai migrar cada vez mais para os trilhos, afinal o AEROTREM vem ai.

    Afinal esse crédito é do Levy Fidelis, “doa a quem doela”, pois ele é o autor dessa ideia, o AEROTREM.

    Att,

    Paulo Gil
    Especialista em Conclusão Previsíveis

  5. Isso de migrar pro Trem e o Metrô e uma coisa obvia ja que os ônibus nao andam em certos horarios os corredores sao ineficientes pois nao sao Brts e nao tem pagamento antecipado formando filas nos pontos,ha invasoes de carros,circulam taxis nos corredores e nao tem ligaçao direta dos corredores com terminais centrais e bairros perifericos assim tornando-se piores cada dias mais,e se nao fosse tanta roubalheira o Metrô e o Trem seria mil vezes melhor e maior em SP,massss.

  6. alexandro disse:

    Moro em São Bernardo e trabalho na região da paulista. Se for de carro demoro 50min se for de transporte o tempo é entre 90min – 120min. Quando o monotrilho (aerotrem) da linha 18 bronze estiver pronto (daqui a 5-10 anos) aí usarei o monotrilho com tempo estimado de viagem de 70min! Quero estar vivo para ver!

  7. Monica Silva disse:

    A culpa do aumento de passageiros no Metrô e na CPTM ocorreu em razão das alterações realizadas pela SPTRANS nas linhas de ônibus.
    Como no meu caso depois do encurtamento da linha 278A (atual Penha/Metrô Santana), por sugestão desse órgão, com baldeação no terminal Santana e utilização de outro ônibus para chegar a Vila Leopoldina, cheguei a gastar 3 horas para chegar ao meu serviço, bem diferente do antigo itinerário de no máximo 1 hora e 30 minutos.
    Desse modo, não tive outra alternativa senão voltar a utilizar metrô e trem.
    Parabenizo o genial prefeito Fernando Hadad e o grande secretário Jilmar Tatto pela iniciativa de cancelar mais de 80 linhas de ônibus em 2013, além das reduções dos itinerários de outras tantas, em nome de mobilidade urbana, faixa exclusivas para ônibus, o uso racional de ônibus, estudos realizados……
    São uns incompetentes!!!! Ainda tenho que aguentá-los por três anos.

    1. j disse:

      ENTÃO O KASSAB E O SERRA TMB SÃO MINHA JOVEM…AQUI AONDE MORO, JPÁ CANSEI DE ESCREVER NESTE RESPEITAVEL E GENIAL BLOG, Q HJ EM DIA NO JAÇANÃ, AREA 2, Z. NORTE DE SÃO PAULO-SP, DESDE 2010 FOI FEITA UMA VERDADEIRA DEVASTAÇÃO NAS LINHAS DA REGIÃO…HJ PEGAMOS DOIS ÔNIBUS PRA IR AO CENTRO DO BAIRRO VIZINHO, A VILA MEDEIROS, REGIÃO DA AVENIDA NOSSA SENHORA DO LORETO E ADJACÊNCIAS…E CONTINUAMOS TENDO AINDA HJ Q PEGAR DOIS ÔNIBUS PRA IR AO CENTRO DA VILA GUILHERME, AVENIDA JOAQUINA RAMALHO E ADJACENCIAS…POIS NÃOADIANTA TER ÔNIBUS SÓ PRA AVENIDA LUIZ DUMEONT VILARES E CENTER NORTE, JÁ NA VILA GUILHERME…É UM SACO! E AINDA TEMOS AINDA HJ Q PEGAR DOIS ÔNIBUS PRA IR AO HOSPITAL DO MANDAQUI, OUTRO DISTRITO VIZINHO, NA MESMA AREA, COMO OS DOIS Q CITEI ANTERIORMANTE…E PRA VILA NOVA CACHOEIRINHA, E HJ EM DIA, MAIS RECENTEMENTE PRO LIMÃO E PRA CASA VERDE…DOIS ÔNIBUS, PRA IRMOS A LUGARES Q COM APENAS UMA CONDUÇÃO, NÓS NOS VIRAVAMOS E RAZOAVELMENTE BEM…E PRA IR A AO CENTRO DA CIDADE…DO METRÔ TIRADENTES EM DIANTE, PRI EXEMPLO, SÃO DOIS ÔNIBUS OU UM MAIS O METRÔ, OU SEJA, DAMOS r$1,20 AO ALCKMIN, POR CULPA DO SR. KASSAB, Q SECCIONAOU LINHAS EM QUANTIDADE NA ZONA NORTE, AREA 2, PREJUDICOU A REGIÃO DO JAÇANÃ/TREMEMBÉ E VILA MEDEIROS…ENFIM…NOS FERROU!! LINHAS CANCELADAS – 178C/10-PQ. EDU CHAVES / LAPA, E SEU ATENDIMNETO DE PICO/RUSH, 178C/31, PELA AVENIDA ROLAND GARROS, AV. MENDES DA ROCHA, 73 D.P. E JD, TREMEMBÉ E HOSP. DA POLICIA MILITAR, NA AVENIDA NOVA CANTAREIRA…LINHAS SECCIONADAS NO METRÔ DE SANTANA…(TERMINAL DO METRÔ)…175P/10- Q ERA, PQ. EDU CHAVES / ANA ROSA, HJ SAI DO METRÔ SANTANA PRA LÁ…PRA ANA ROSA…E COM ARTICULADOS ATÉ…SACANAGEM! 701U/10 – JAÇANÃ / BUTANTÃ -USP…Q HJ SAI DE SANTANA PRO BUTANTÃ (E PINHEIROS…701U/21-SÓ DOMINGOS E FERIADOS) E A GENTE SE FERROU MESMO! HJ PRA IR A SANTANA, TEMOS SPO A LINHA 2011/10 CRIADA PRA SUPRIR A FALTA DAS SECCIONADAS E DA CANCELADA…E NÃO DÁ CONTA NOS HORÁRIOS DE PICO! ENTÃO, ISSO É CULPA NÃO SÓ DA ATUAL GESTÃO, MUY ATRAPALHADA POR SINAL…POIS NA AREA 1, EM Q DEVERIAM MEXER, CORREDOR PIRITUBA/LAPA/CENTRO…ENTULHADO DE LINAS E ATENDIMENTOS DE LINHAS…SOBREPOSTOS…NÃO MEXEM, POIS A SANTA BRÍGIDA É “PARCEIRINHA” DA SPTrans…ENTENDE… BEM COMO A GATO PRETO, NA AREA 1 …VERDE CLARO…MAS A CULPA FOI DO SERRA E DO KASSAB, PRINCIPALMENTE DO KASSAB…ELE FEZ TANTA MERDA COMO O HADDAD ANDA FAZENDO! E AINDA CRIAM MAIS UMA LINHA, A 1015/10, Q CIRCULARÁ NA REGIÃO DO “TERMINAL” JD. BRITÂNIA, PRA VER SE AQUELA PORCARIA SERVE PRA MAIS ALGUMA COISA…E NÓS NOS LASCANDO, NA AREA 2, AZUL ESURO, COMO SE A VILA MEDEIROS, A VILA GUILHERME E O MANDAQUI E O CENTRO DA CIDADE FOSSEM TÃO DISTANTES DO JAÇANÃ, COMO PARELHEIROS, SANTO AMARO, CAPÃO REDONDO…Q MERDA !! SÓ DEUS NA NOSSAS VIDAS E UMA BOM “VOTO NULO” NAS ELEIÇÕES DE 2014 E 2016! SEM DÓ! EU VOTO NULO DESDE Q A MARTA TMB NOS DECEPCIONOU !…SEM MAIS COMENTÁRIOS!

  8. Rosani Aparecida Felippe disse:

    Que migrem, migrem, migrem passageiros os GOVERNANTES não utilizam mesmo!
    O interessante seria se um dia, apenas um dia trabalhadores (ras) como você e EU (Rosani) tivéssemos a coragem de nos unir e descermos às vias (CPTM e Metrô) e não deixassemos que trens passassem e REIVINDICÁSSEMOS MAIS TRENS, pois, sofro também com milhões e milhõess de usuários em condições deplorável, vergonhosa e as vezes até sub-humana diariamente indo e vindo para nosso trabalho. Sou a favor de melhor transporte para TODOS, tanto parta o que utilizem os ônibus quanto para os que utilizam trens.
    Os números de usuários diariamente são “espetaculares” para os cofres, não os nossos!!!

    #Indignada, mas com a consciência tranquila que minha parte eu faço, por exemplo de escrever aqui já é uma delas.

    #VAGÃO ROSA URGENTE!!!

    Rosani Felippe

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