Demora e má conduta dos motoristas são principais queixas em São Paulo

ônibus

Ônibus em São Paulo. Demora e conduta dos motoristas ainda são os principais pontos de insatisfação dos passageiros. Foto: Adamo Bazani

Demora dos ônibus é o pior problema no sistema da Capital
SPTrans registrou mais de 120 mil reclamações em 2013, número 15% inferior que no ano retrasado
ADAMO BAZANI – CBN
As faltas de prioridade ao transporte coletivo no espaço urbano e da organização operacional pelas empresas e poder público ainda são sentidas na pele pelos passageiros de ônibus na Capital Paulista.
Enfrentando trânsito, com uma pouca rede de corredores exclusivos, e com um sistema que ainda preza pelo corte de viagens para aumentar a lucratividade das companhias de ônibus com apoio do poder público, a demora entre um coletivo e outro é o maior problema na cidade, de acordo com levantamento feito pela SPTrans – São Paulo Transporte, autarquia que gerencia os serviços na capital paulista.
Em 2013, foram aproximadamente 1 mil 200 reclamações registradas pela SPTrans.
A conduta dos motoristas, ao não pararem nos pontos e dirigirem de forma perigosa também está entre as principais queixas dos passageiros:

– DEMORA ENTRE UM ÔNIBUS E OUTRO NUMA MESMA LINHA: 33% das reclamações.
– MOTORISTAS QUE NÃO PARAM NOS PONTOS QUANDO SOLICITADOS PELOS PASSAGEIROS: 20% das reclamações
– CONDUÇÃO PERIGOSA DOS ÔNIBUS: 10% das reclamações

O número de reclamações em 2013 é 15% inferior a 2012.
De acordo com o poder público, são realizadas ações de fiscalização para melhorar os serviços e a implantação de espaços exclusivos, como faixas e corredores, dará mais regularidade aos ônibus, fazendo com que o tempo de espera possa diminuir, sem a necessidade de ampliação significativa da frota. A reorganização das linhas, ainda segundo o poder público, é outra ferramenta para deixa o serviço mais confiável.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

10 comentários em Demora e má conduta dos motoristas são principais queixas em São Paulo

  1. Enquanto o poder público não fizer a opção pela prioridade do transporte público, isso não mudará, veja o caso da Av Mateo Bei/Rio das Pedras e Conselheiro Carrão, libera-se o estacionamento até nos pontos de parada e querem que o motorista conduza com sorriso no rosto, sabendo que ele vai estourar o horário, etc etc,

  2. FORA EMPRESAS DE MENTIRINHAS LEBLON NA AREA 4 DE SP JÁ // 9 de janeiro de 2014 às 15:31 // Responder

    Sexta Feira dia 03/01/14 eu peguei a Linha 263J Cj Jose Bonifacio x Penha e o motorista dirijia mal e passava a 60 km/h.

  3. Adamo, e as reclamações so não são maiores, pela total falta de confiança da população na SPTRANS, se você insistir na reclamação eles não respondem, insisto em dizer que a Sptrans precisava ser auditada imediatamente, não tem capacidade, nem respaldo moral para continuar a exercer a atividade administrativa, muito menos fiscalizar.

  4. FORA EMPRESAS DE MENTIRINHAS LEBLON NA AREA 4 DE SP JÁ // 9 de janeiro de 2014 às 18:11 // Responder

    Quando eu falo ESTATIZAÇÃO JÁ os puxa sacos do grupo RUAS critica acha que é cabide de emprego e só quer mais empresas do grupo RUAS, quando eu falo do credenciamento da Grupo LEBLON em São Paulo na area 4 os puxa sacos do grupo RUAS critica de novo e acha que as empresas do grupo RUAS vai melhorar o transporte da area 4 sendo que hj eu vi no SPTV 1ª edição um passageiro dando sinal no onibus da VIA SUL do grupo RUAS e o ônibus passou direto não respeitando a Parada Solicitada se vcs querem a grupo LEBLON na area 4 de São Paulo assine o abaixo assinado http://www.avaaz.org/po/petition/Prefeito_Fernando_Haddad_Credenciamento_do_Grupo_LEBLON_no_sistema_de_transporte_de_Sao_Paulo/?copy se vcs preferem o grupo RUAS que fiquem com o grupo RUAS fazendo o monopolio mas não reclame depois.

    • Complementando:

      Ontem na tv, a reportagem filmou uma moca portadora de necessidades especiais, que ficou mais de 45 minutos esperando o buzao acessivel.

      Ela tambem informou que as emlresas proibiram os operadores de auxilarem os PNE’s a subirem ou descerem do buzao.

      Ela tambem informou que ha muitos elevadores dos carros acesiveis quebrados.

      Att,

      Paulo Gil

      • MICRO-ÔNIBUS DA SAMBAÍBA COM UMA SÓ PORTA CONTINUAM RODANDO…E SÃO VELHOS E VENCIDOS E NÃO ACESSIVEIS, COMO POR EXEMPLO OS DA EMTU-SP-SISTEMA RTO…UM SÓ PORTA, E ACESSIVEIS PRA CADEIRANTES! E O TERMINAL BANDEIRA SE NÃO ME ENGANO, JUNTO A CAMARA DOS VEREADORES Q TEM DIVERSOS FUNCIONÁRIOS CADEIRANTES E Q USAM MULETAS…NÃO POSSUI ELEVADOR PRA DEFICIENTES! RIDICULO!

  5. Devia ser feito um levantamento sobre a má conduta dos passageiros também…

  6. Amigos, boa noite

    As reclamacoes diminuiram, porqie deixamos de reclamar, pois a fiscalizadora alem daquela resposta padrao que nos chama de mentiroso, nada faz para reseolver problema algum.

    O pior problema do buzao e a sujeira interna e o desconforto.

    Atrasos, nao parar no ponro e ma conducao dos buzoes, nao sao mais problemas, pois estes item passaram a fazer parte do “modus operandi” do buzao de Sampa.

    O resto e estatistica de dados so isso, nada mas.

    Att,

    Paulo Gil

  7. Bom dia a tds blog ! eu estou escrevendo aqui mais não estou defendendo ninguém não ,mais tem operadores mal educado como tem passageiros tb mal educados também ,eu vejo no dia dia passageiros ameaçando motorista e cobradores com palavras de baixos calão ,e pior outra quando ônibus demora ai que é pior já entra nervoso como se o motorista tivesse culpa ,e ainda fala tem que meter fogo nesta merda mesmo (que se refere ao ônibus ) ai dps vão reclamar dos operadores que são mal educado ,a mal educação já vem de alguns que não é tds passageiros que são mal educados não ,tem passageiros que sãos legais educado respeita operador ,fala bom dia compre menta motorista cobrador ,mais tem alguns ai só por deus,antes de criticar e falar é fácil pega um dia faz uma reportagem sobres estes pais de família que sofrem tds os dia com ônibus em pleno calor de 35 grau pra ver que é bom ! eu não estou aqui defendendo ninguém não, mais tem alguns passageiros tb que irrita motorista tb,acho que tem que a ver mais respeito por ambas partes ! nois temos que pensar no futuros deste profissionais eles sãos nossos amigos temos que tratar com mais respeito tb !

  8. Precisa colocar mais ônibus no horario de mais movimento e respeito com o idoso,epararos \ônibus nós corredor certo,Cidade de São Roque precisa de respeito com o povo…

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: