Governo do Distrito Federal projeta benefícios de BRT e admite atraso em renovação de frota

Ronaldo Dias

Ônibus articulado que deve prestar serviços no sistema BRT Expresso DF Sul. Veículos têm capacidade para 170 passageiros e como diferenciais apresentam câmeras de segurança interna e de ré, telas de vídeo LCD, ar-condicionado, controle eletrônico de tração, câmbio automático com freio auxiliar hidrodinâmico, motor de 360 cavalos e detector de incêndio no compartimento do motor. Foto: Ronaldo Silva/Imprensa – Governo do Distrito Federal

Novos modelos de ônibus do DF são apresentados, mas governo admite atraso na renovação da frota
Corredor Expresso DF, outra promessa do Governo do Distrito Federal, deve reduzir tempo de viagem de 90 para 40 minutos
ADAMO BAZANI – CBN
O Governo do Distrito Federal apresentou nesta segunda-feira, dia 30 de dezembro, oficialmente, os modelos de ônibus que devem prestar serviços no sistema Expresso DF Sul, um corredor do tipo BRT – Bus Rapid Transit que vai ligar Gama, Santa Maria, Park Way até o Plano Piloto.
Entre os modelos apresentados estão o Mascarello GranMetro e Caio Millennium BRT.

Distrito Federal

Novos ônibus articulados da Expresso São José, do lote 05, começam a ser testados nesta terça-feira nas regiões do Paranoá, Itapoã e Plano Piloto. Foto: Ronaldo Silva/Imprensa – Governo do Distrito Federal

O sistema será integrado a outras linhas do Distrito Federal, sendo alimentado por veículos de menor porte. Os modelos, alguns que já estão circulando, foram exibidos à população também nesta segunda-feira. Há micro-ônibus, midis (micrões) e convencionais.
O secretário de transportes do Distrito Federal, José Walter Vazquez, admitiu em entrevista coletiva atraso no cronograma de renovação da frota após a licitação que dividiu os serviços em cinco lotes operacionais.
Lote/Bacia 01: Viação Piracicabana.
Lote/Bacia 02: Viação Pioneira.
Lote/Bacia 03: Consórcio HP-Ita.
Lote/Bacia 04: Auto Viação Marechal.
Lote/Bacia 05: Expresso São José.

ônibus

Modelos apresentados à população nesta segunda-feira. Além de veículos de grande porte, as oito linhas que contam com os “zebrinhas” vão receber 61 novos micro-ônibus. Foto: Foto: Ronaldo Silva/Imprensa – Governo do Distrito Federal

A substituição de toda a frota de cerca de dois mil e quinhentos ônibus deveria ser feita até o início de dezembro. Agora a renovação só deve ser finalizada em 28 de fevereiro, prevê o Governo do Distrito Federal.
Até o momento, 1.350 ônibus já foram trocados.
Como em todo o processo de licitação de transportes, a disputa pelo sistema do Distrito Federal foi marcada por ações judiciais de empresas que contestaram os resultados do certame. Segundo o secretário, até o momento, foram cerca de duzentas ações judiciais movidas pelas empresas que perderam a licitação. Além disso, as férias coletivas das indústrias de ônibus e a indefinição na contratação dos motoristas e cobradores das empresas que deixam o sistema contribuíram para os atrasos.
O processo licitatório foi finalizado em junho deste ano.
Já o BRT Expresso DF Sul deve ser concluído até junho de 2014, mês da Copa do Mundo.
O corredor deve custar R$ 530 milhões e de acordo com estimativas do Governo do Distrito Federal vai reduzir de 90 minutos para 40 minutos o tempo de viagem entre Gama e o Parque Piloto.
O BRT vai ficar no canteiro das vias onde será instalado e, em vez de pontos, vai contar com estações que oferecem maior abrigo ao passageiro e permitem o pagamento da tarifa antes da chegada do ônibus, agilizando os embarques.
Com 42 quilômetros, o corredor vai contar também com 15 passarelas.
DE ZEBRINHAS A ARTICULADOS BRT:
Também foram apresentados os novos modelos de micro-ônibus que já nesta segunda-feira, dia 06 de janeiro, começam a substituir os micros antigos, conhecidos como “zebrinhas”.
São 61 micro-ônibus que vão operar nas oito linhas atuais que contam com este tipo de serviços.
Nesta terça-feira, a título de testes, 12 ônibus articulados vão circular nas regiões do Paranoá, Itapoã e Plano Piloto.

Distrito Federal

Empresas que ganharam a licitação no Distrito Federal em junho já colocaram 1.350 ônibus novos em substituição à frota que circulava, considerada, ao lado da área 5 da EMTU, no ABC Paulista, uma das mais antigas do País. Mesmo assim, cronograma está atrasado. A renovação deveria ter sido concluída neste ano. Férias coletivas das montadoras e ações judiciais das empresas que perderam a licitação são alguns dos motivos do atraso, de acordo com o Governo do Distrito Federal. Foto: Ronaldo Silva/Imprensa – Governo do Distrito Federal

De acordo com nota do Governo do Distrito Federal, as características principais dos novos modelos apresentados nesta segunda-feira são:
* Bancos estofados com apoio para a cabeça;

* Vidros fumê;

* Motor Padrão Euro V, que polui 180 vezes menos que os ônibus da antiga frota;

* Monitoramento por GPS, ligado ao Centro de Controle de Operações (CCO);

* Aviso luminoso traseiro da velocidade do veículo, sempre que o veículo ultrapassar a velocidade de 15 Km/h. Abaixo dessa velocidade, o painel indica o número da linha;
* Aviso sonoro ao motorista sobre ocorrências como: porta aberta, velocidade acima do permitido, direção perigosa, freada brusca, além do registro eletrônico de todas essas ocorrências e inconformidades, permitindo ao operador ter acesso aos relatórios;
* Acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, com piso baixo ou piso normal equipado de plataforma elevatória veicular;
* Sistema de Direção, com assistência hidráulica, elétrica e dispositivo de redução de esforço; e
* Ar-condicionado nos veículos articulados;
“ Os ônibus articulados que circularão no Expresso DF Sul têm outras características como: câmeras de segurança interna e de ré, telas de vídeo LCD, ar-condicionado, controle eletrônico de tração, câmbio automático com freio auxiliar hidrodinâmico, motor de 360 cavalos e detector de incêndio no compartimento do motor” – finaliza a nota.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

5 comentários em Governo do Distrito Federal projeta benefícios de BRT e admite atraso em renovação de frota

  1. Amigos, boa noite.

    Lindao esse Mascarello GranMetro, show de bola, tem estilo, tomara que internamente ele corresponda.

    Pena que em Sampa e sempre a mesma coisa, nem carroceria diferente e lindona tem por aqui.

    Arrrrgh!

    Mas e uma pena que mesmo o DF sendo planicie, tambem compraram cabritinho.

    Att,

    Paulo Gil

  2. Esse ML BRT e bem diferente de SP,so daqui sao bem frageis so que sao trucado articulados,chamados de super articulados.

  3. O Mascarello realmente mata a pauladas, de tanta lindeza mas, de que adianta Caio Millenium articulado, sem piso baixo? Besteira implantar BRT com compra de passagens antecipadas e obrigatoriedade em subir degraus, com um veículo assim!!!. Que raio de BRT é esse? Planejamento, bah!!!

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