Prefeitura de Mauá entrega novo ofício à Leblon e empresa teme truculência da GCM e SMU

ônibus

Ônibus da Suzantur. Prefeitura de Mauá entregou as linhas operadas pela Leblon à empresa emergencial. Foto: Adamo Bazani

Prefeitura de Mauá entrega outro ofício para retirada da Leblon e empresa teme truculência da GCM
Junto com o ofício, prefeitura entrega cópia da decisão do STJ que não reconheceu o pedido do executivo para cassar mandado de segurança que mantém empresa operando. Para Leblon, decisão favorece manutenção dos serviços na cidade
ADAMO BAZANI – CBN
A prefeitura de Mauá encaminhou na tarde deste sábado outro ofício ordenando que a Leblon Transporte de Passageiros, operadora do lote 02 da cidade, entregue suas linhas à empresa emergencial Suzantur, contratada pelo prefeito Donisete Braga.
Na sexta-feira, por volta das 23h30 o município já havia entregue um primeiro ofício determinando a saída da empresa de ônibus da cidade.
No outro documento, a prefeitura anexou uma decisão do STJ – Superior Tribunal de Justiça, de 23 de dezembro que não reconhecia o pedido do município para que fosse derrubada uma decisão do desembargador Evaristo dos Santos, do TJ-SP – Tribunal de Justiça de São Paulo que restabelecia mandado de segurança permitindo as operações da Leblon na cidade.
A decisão do STJ na visão da prefeitura de Mauá diz que o caso é de competência do TJ-SP – Tribunal de Justiça de São Paulo. No pedido, a prefeitura citou determinação do presidente da corte paulista, Ivan Sartori, que cassou o mandado de segurança. O presidente do STJ, Félix Fischer, faz menção à decisão do magistrado de São Paulo.
Já a visão da Leblon, a decisão do STJ é favorável à empresa de ônibus ao não reconhecer o pedido da prefeitura e dizer que o caso é de responsabilidade do Tribunal de Justiça de São Paulo. Isso porque, em 13 de dezembro, o desembargador do TJ-SP, Evaristo dos Santos, restabeleceu o mandado de segurança que anula os efeitos do descredenciamento da Leblon e permite que a empresa opere em Mauá. Em 16 de dezembro, a prefeitura de Mauá entrou com uma reclamação na presidência do TJ-SP contestando a competência do desembargador Evaristo dos Santos sobre a decisão de manutenção do mandado de segurança. No dia 19 de dezembro, o próprio presidente Ivan Sartori reconheceu a competência do desembargador Evaristo dos Santos, mantendo o direito de a Leblon operar.
O pedido da prefeitura só foi encaminhado ao STJ no dia seguinte, dia 20 de dezembro. Mas o executivo municipal não mencionou ao ministro Félix Fischer a decisão mais recente de Ivan Sartori que reconheceu a determinação do colega para que a Leblon fosse mantida.
DECISÃO CONTRA VCM – VIAÇÃO CIDADE DE MAUÁ – SAIU ANTES, MAS PREFEITURA NÃO AGIU:
No dia 16 de dezembro, a prefeitura de Mauá conseguiu também derrubar liminar do Tribunal de Justiça do Amazonas que mantinha em operação a Viação Cidade de Mauá, de Baltazar José de Sousa, fundador de empresas como Trans-Mauá e Viação Estrela de Mauá, e que por 30 anos, antes da entrada da Leblon, mantinha o monopólio dos transportes urbanos de Mauá.
Mas a prefeitura não se apressou em tirar as linhas da Viação Cidade de Mauá.
Na sexta-feira, a prefeitura anunciou que neste sábado, dia 28, 14 linhas da VCM seriam operadas pela emergencial Suzantur.
No entanto, Donisete Braga voltou atrás e optou por determinar que a Leblon entregasse as linhas à Suzantur, mesmo com decisão contra a empresa de Baltazar ter sido tomada antes.
A Leblon Transporte mandou comunicados à Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, à Polícia Militar e ao desembargador Evaristo dos Santos do Tribunal de Justiça de São Paulo temendo ação truculenta da Guarda Civil Municipal de Mauá e de funcionários da SMU – Secretaria de Mobilidade Urbana de Mauá contra os ônibus e empregados da Leblon. Há o risco de GCM e SMU impedirem que os veículos entrem no Terminal Central de Mauá.
A prefeitura de Mauá diz que descredenciou a VCM e a Leblon por supostas consultas indevidas ao sistema de bilhetagem eletrônica. Mas a questão é polêmica. As empresas alegam que estas consultas aos dados que eram de direito das transportadoras foram ensinadas e autorizadas pela Prefeitura.
Em parecer no dia 27 de junho de 2013, a corregedora-geral do município, Thais de Almeida Miana, aceitou os argumentos da Leblon Transporte de que a prefeitura autorizou as consultas. Ela recomendou a realização de uma nova sindicância, com mais elementos técnicos já que a atual se baseia mais em depoimentos. A recomendação foi ignorada pelo prefeito de Mauá, Donisete Braga.
Donisete nega perseguição a empresas e diz que quer implantar um novo modelo de transportes na cidade.
Na Câmara Municipal de Mauá, em 3 de dezembro, o representante do grupo social “Política Sim, Patifaria Não”, Rafael Rodrigues, entregou aos vereadores documentos que mostram ligações entre Baltazar José de Souza, o banco Caruana, cujo um dos donos hoje detém a Trans-Mauá, Viação Estrela de Mauá, cujos ex funcionários atuam na Suzantur .
Para ele, está sendo orquestrada na cidade de Mauá a volta do monopólio dos transportes, mas de maneira velada.
A prefeitura nega.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Professor Pardal REVOLTADO!!!! disse:

    IMPECHMENT, PARA O PREFEITO DONIZETE PRAGA, apenas isso para reestabelecer a ordem em MAUÁ…

  2. Luís Marcello Gallo disse:

    “Era uma vez uma cidade que tinha duas empresas de ônibus que tratavam seus passageiros como m… . Certo dia, outra empresa entra em operação nesta cidade e mostra que trata seus passageiros não como m…, mas como gente. Desta maneira, esta empresa conquista a simpatia destes passageiros. Mas, um belo dia, um prefeito desta cidade cisma em querer tirar esta empresa e colocar outra, que também trata os seus passageiros como m… .”
    Alguma semelhança com a atual situação da Leblon em Mauá?

  3. Luís Marcello Gallo disse:

    Na minha opinião, não consigo ver outra resposta que não seja a prefeitura de Mauá proteger a VCM e tirar a Leblon de operação do que, de fato, resolver os problemas de transporte em Mauá. Por que não tirar a VCM de operação e colocar a Suzantur no lugar já que, de acordo com esta notícia, a liminar do Amazonas foi derrubada? Por que forçar a saída da Leblon a qualquer custo?Muito estranho…

  4. marcos disse:

    O que os petista tem a dizer sobre isso ? – Quem não prestava era os outros e agora ?

  5. marcos disse:

    E mais uma pergunta , se o pt está tão certo nessa decisão arbitrária e ditadora , porque deixou para dar o golpe nos últimos dias do ano ? – Mauá não tem dono , tem gente enganada no poder , Mauá precisava ser administrada , coisa que não acontece a mais de dez anos .

  6. █Laercio N.Slva▓⎝⏜ ® (@LaercioNSilva) disse:

    ainda vou fazer essa prefeitura COMER esse oficio
    Escreveu, nao leu…….. ja viu

  7. █Laercio N.Slva▓⎝⏜ ® (@LaercioNSilva) disse:

    será que o Lula eh advogado do donizete???

    1. Rolland T. Flackphayser disse:

      Lulla é o CHEFE! (Entendedores entenderão)

  8. Karoline disse:

    Que novela… Como fica os funcionários da Leblon!? Como trabalhar em paz sabendo que sempre estão sendo “atacados”, não tem como trabalhar tranquilo diante de uma situação dessas.
    Esse prefeito é um sem vergonha. Deviam investigar ele para saber o porquê ele quer tirar a Leblon, uma empresa que recebe elogios de todos os passageiros. Reconhecida no ABC como a melhor empresa de ônibus para trabalhar. A Leblon já fez a sua fama. A população agradece aos serviços prestados e esse Baltazar e o prefeito ficam tramando planos para “destruir” a mesma.

    Fora prefeito, fora Baltazar e seus lixos!!!!

  9. Gerson Carvalho disse:

    Amigos, boa noite!

    Já passou dos limites!

    Não bajulando o Adamo, mas ele tem feito a parte dele, mostrando a realidade que vem acontecendo.

    E a população? Vai ficar aqui apenas xingando o PT, PSDB, PDTODS, a Prefeitura e, quando a VCM ou Suzantur renovarem suas frotas, lá para 2016, vai dizer: “Ah… Tá bom, tem busão novo!” ???

    Ou os senhores querem que a Leblon permaneça na cidade e faça a diferença?

    Acorda povo!

    Vamos aplicar o famoso CHA:

    CONHECIMENTO (dos fatos)
    HABILIDADE (montar estratégias eficientes)
    ATITUDE (Ir à luta)

    Abraços,

    Gerson Carvalho

  10. esse safado desse prefeito ta de bricadeira ainda bem q a leblon ta agindo serto chega de safadesa pode ate cer os onibus do baltazar agora o povo tem q agir pelo amor de deus vamos tirar este sr c e q pode chamar de prefeito fora ssssssaaaaaffffaaaaadddddooooo

  11. Risoaldo disse:

    missericordia será que nosso prefeito ta loco? sofremos tanto com o monopolio, agora ele insiste em voltar o monopolio? temos que agir. não queremos suzantur queremos leblon vamos lutar.

  12. José disse:

    Nas eleições de 2012 tínhamos 8 candidatos a prefeito por Mauá, mas infelizmente o povo levou para o segundo turno os dois piores. Agora temos esta coisa chamada prefeito com 23 vereadores que deveriam ser cassados junto com o atual prefeito. Estes vereadores não servem pra nada, só para dar prejuizo para a população de Mauá. São milhões gastos com eles para fazer a vontade do prefeito e ganhar rios de dinheiros. E muitos deles vem como candidatos a dep. estadual e federal em 2014. O povo deve ficar atento e deixar apenas os petralhada votarem neles.

  13. Marco Antonio Marquinho dos Santos disse:

    Não Esquentem! dias piores virão……………………………………
    No tempo da Januária cansei de ficar esperando de 50 minutos até uma hora e meia o ônibus Jardim Silvia no terminal de Mauá.
    A situação ficou resolvida com a chegada da LEBLON.
    E logo na sequencia empresários, maus perdedores, como Baltazar e seu grupo se uniram ao prefeito e secretários do prefeito e iniciaram suas articulações, Obviamente para tentar manter o monopólio do tal grupo mineiro.
    Toda via em Mauá nas eleições foi bem comentado os envolvimentos do Donizete com a máfia do transportes entre outras ações por ele feita. Mesmo Assim, o povo deu a ele este cargo de prefeito e este prefeito não está fazendo por merecer.
    A gente nota que, suas investidas contra a LEBLON é pesada é maciça e não da uma folga, parece que vive em função de tirar a LEBLON do município e esquece de outras pautas importantes da prefeitura.
    Mauá é uma cidade carente em Saúde Publica, carente em ruas e avenidas transitáveis, carente em abrigos de ônibus cobertos onde o povo vive molhado esperando ônibus.
    O terminal de Mauá mais parece um chiqueiro ou banheiro publico, fede a merda o tempo inteiro.
    Eu acho que o povo já sabia quando votou neste cara que faltava capacidade para administrar uma cidade feito Mauá, mais mesmo assim o fez.
    Não podemos mais aceitar e ficar nas mãos deste prefeito, alguma atitude de peso deve ser tomada contra suas ações que acho meio que arbitrária contra a LEBLON.
    A gente nota que, em suas publicações o prefeito em numeras vezes cai em contradições em suas declarações que deixam suas mentiras transparecerem, percebemos ainda que ele está firme me sua decisão em tirar a LEBLON da cidade, deixando parecer que ele possa dever algo a outros empresários e que tenha de pagar esta divida.
    Todos os dias vimos pelas ruas da cidade de Mauá ônibus quebrados, ônibus vazando óleo, ônibus sujos, motoristas e cobradores mal educados e o não cumprimento dos horários e sabemos que estes ônibus se trata de ônibus do Sr. Baltazar e seu grupo, ônibus estes EAOSA, VCM, RIBEIRÃO PIRES, sem contar estes carros por motivos graves estão também em pátios.
    Por tanto estamos vendo que o prefeito de Mauá, juntamente com o Paulo Eugenio e o grupo de empresários como Baltazar, Constantino, e os demais nome citados do monopólio investem tudo que puder e até acho que matariam para obter esta fatia rica de passageiros de Mauá que somam 160 mil passagens a um valor unitário de 3 reais e perfazem um faturamento diário de 480 mil aproximadamente.
    Quem quer perder este bolo? Que comissão gorda para o prefeito e os demais envolvidos?
    Mudando um pouco mais no mesmo assunto, percebemos que a EMPRESA LEBLON, desde o primeiro dia de sua operação em Mauá, provou, que é idonia, qualificada, certificada, seus carros com boa manutenção, motoristas e cobradores treinados, uma empresa modelo no transporte publico, trata seus clientes com devido respeito. Mais lamentavelmente vem sendo fortemente atingida por inesclupulosos políticos e empresários, a fim de tirar proveito do nosso dinheiro e perdendo todo respeito por nós.
    AVANTE MAUÁ- VAMOS LUTAR E PEDIR A ORGÃOS COPETENTES A LEBLON EM MAUÁ DE FORMA MACIÇA. Se tiver que ter algum monopólio que seja com a LEBLON.

    1. povo de maua nao adianta so reclamar do safado do prefeito e nen dessa marda dos lixos q tao rodanao junto com os lixos do baltazar o povo reclama so q na hora de agir cai todo mundo fora quero ver se esse povo vai pra rua mesmo q ver jente sair do serviço e ir pro protesto mesmo por q o povo de maua pra reclamar sao nota 10 dez quero ver agora povo de maua

  14. Marco Antonio Marquinho dos Santos disse:

    Isto é publico para quem quiser ver!
    O brasil em massa pode acompanhar que o que relato não é mentira!
    Se você entrar no site da LEBLON pode ver através de seu GPS o seguinte….
    Quantos carros existem em cada linha, sua localização com grandeza de detalhes hoje estamos vendo todos os pontos verdes que indicam seus carros todos apagados.
    Isto é triste de mais!
    COMPROVEM!
    http://www.leblontransporte.com.br/linhas_maua_urbano.html

  15. Adriano disse:

    Se nao fosse trabalhar de bicicleta teria perdido a hora pois nao passava onibus e ainda chovendo,culpa desse prefeito imbecil e desse secretario inutil de imobilidade urbana dois vagabundos que nao tem o o fazer ate quando essa palhacada?povo de maua vamos nos mexer.

  16. Adriano disse:

    Ninguem merece sair para trabalhar debaixo de chuva e sem onibus por culpa desse prefeito imbecil e desse secretario de imobilidade,sao dois inuteis para a cidade acorda povo de maua.

  17. Rolland T. Flackphayser disse:

    POVO DE MAUÁ! VÃO DEIXAR QUE UM PETRALHA VENDA A SUA CIDADE A UM GRUPO MAFIOSO? VÃO DEIXAR ESTUPRAREM SUA CIDADANIA E SUA LIBERDADE? LEVANTEM-SE DAS CADEIRAS, FAÇAM PANELAÇOS, OCUPEM A PREFEITURA E TOMEM POSSE DA SUA CIDADE ANTES QUE A PRAGA PETRALHISTA PRIVATIZE ATÉ SEUS MORADORES. ACORDEM!

  18. vagner lucio disse:

    ai pessoal o Rafael rodrigues ta organizando um protesto para o dia 25/01/2014 as 15:00 hrs contra a saída da Leblon contra o prefeito maldito e para redução da tarifa vamos colaborar e comparecer em pesohttp://www.youtube.com/watch?v=Pbo7T6tjsxs

  19. TIZOLIN disse:

    maua precisa de ser administrada,PRECISAMOS URGENTEMENTE DE UM PREFEITO , ALO DILMA VOCE PRECISA SOCORRER OS MAUAENSES E MANDAR UM PREFEITO E 23 VEREADORES, PORQUE OS QUE ESTAO AQUI NA PREFEITURA DE MAUA SAO TODOS LADROES,CORRUPTOS,INCOPETENTES,SAFADOS,TRAIDORES DOS SEUS ELEITORES ,ESSES VERMES QUEREM TIRAR A LEBLON PORQUE ELA NAO DA PROBINA PRA ESSES VAGABUNDOS ,mas a recompeça deles chegaras em breve,ALO POVAO DE MAUA NAO VAMOS ESQUECER O NOME DESSAS BACTERIAS HUMANAS NAO . VAMOS FAZER UMA PASSEATA E PARAR MAUA PARA TIRA-LOS DO PODER.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading