Faixa exclusiva para ônibus começa a funcionar nesta quinta-feira em Mauá

ônibus

Ônibus em Mauá. Seguindo o exemplo da Capital Paulista, cidade vai inaugurar faixa exclusiva para ônibus. Foto: Adamo Bazani.

Faixa exclusiva para ônibus em Mauá começa a funcionar no dia 26
Espaço é na avenida Barão de Mauá, um dos principais eixos de transportes da cidade
ADAMO BAZANI – CBN
As cidades da Grande São Paulo seguem o exemplo da Capital Paulista, que neste ano implantou 291 quilômetros e 400 metros de faixas exclusivas para ônibus, e também apostam nestes espaços para aumentar a velocidade do transporte público.
Depois de Santo André, no ABC Paulista, inaugurar três quilômetros e cem metros no início do me, na região central da cidade, agora é a vez de Mauá ter faixas exclusivas para ônibus.
Nesta quinta-feira, dia 26 de dezembro, começa a operar a faixa na Avenida Barão de Mauá, um dos principais eixos de transportes públicos da cidade, que recebe os ônibus da Viação Cidade de Mauá e Leblon Transporte. Ambas atendem diariamente 160 mil passageiros.
A faixa de cinco quilômetros vai operar entre a as 5 horas da manhã e 8 horas da manhã e das 5 horas da tarde às 8 horas da noite.
As ruas Cineasta Glauber Rocha, Romano, Prefeito Ênnio Brancalion, Luis Mariani e Getúlio Vargas que fazem parte do eixo da Barão de Mauá também terão espaços exclusivos.
Inicialmente não haverá aplicação de multas. Mas depois a autuação vai seguir o que determina o CTB – Código de Trânsito Brasileiro, multa de R$ 53,20 e três pontos na Carteira Nacional de Habilitação para quem invadir o espaço dedicado ao transporte coletivo.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

12 comentários em Faixa exclusiva para ônibus começa a funcionar nesta quinta-feira em Mauá

  1. É bom lembrar que a av. barão tem apenas duas pista de cada lado e não comporta mais o volume de veiculo. Vai virar um pandemônio. Ja passou da hora de construir a marginal ao lado do rio Tamanduatei, O projeto ja existe faz anos mas a vontade politica e a incompetencia dos administradores é fantástica.

  2. Amigos, bom dia.

    Claro que corredores BRT sao ideias.

    Mas como nao se tem verba e a situacao e emergencial, o melhor sao os corredores a la Paulo Gil (faixa brana, tachao e sinalizacao).

    Fico contente em ver minha sugestao sendo aplicada em outras cidades.

    Afinal, quem nao tem cao caca com gato mesmo.

    Quem sabe um dia teremos uns corredores iguais ao Transmilenio da Colombia ou corredores similares ao de Uberlandia e Curitiba.

    Por ora vamos de faixa exclusiva mesmo.

    Att,

    Paulo Gil

  3. ADAMO, POR FAVOR, DELETE ESTA MSG E A ANTERIOR, CLIQUEI NO ENVIAR SEM QUERER, SEM A CORREÇÃO E CONCLUSÃO.

    ABRAÇOS, AMIGO!

  4. Amigos, Feliz Natal a todos!!!

    Paulo Gil, concordo com seu comentário.

    Como a curto prazo, não há possibilidade de uma melhoria mais drástica no sistema viário, o mais adequado é a implantação dos Corredores PG (Gostou do nome fantasia? Rsrs).

    Mas, e quem utiliza os automóveis nestas vias? Sabemos que boa parte das ruas e avenidas atendidas pelo corredor, será comprometida… Porém, digo-lhes…

    TRANSPORTE COLETIVO NÃO DEVE SER VISTO COMO CARRO PARA QUEM NÃO POSSUI RECURSOS PARA UM AUTOMÓVEL PRÓPRIO… E SIM COMO MEIO DE LOCOMOÇÃO RÁPIDO E ECONÔMICO PARA MEUS DESLOCAMENTOS DIÁRIOS.

    Se eu residisse ou trabalhasse em Mauá e numa situação como esta, me sentindo “incomodado”, poderia buscar ITINERÁRIOS ALTERNATIVOS.

    Penso que: Ao buscarmos novas rotas de fuga, fomentaremos a economia (o comércio e serviços situam-se em locais de maior movimento) e contribuiremos, de certa forma, para a segurança de locais até então pouco transitados e que poderão incentivar para atuações de rondas mais ostensivas do policiamento.

    Paulo e amigos, vamos continuar dando a nossa opinião e sugestões de melhorias! Quem sabe as Autoridades Competentes atenderão a todos?

    Abraços!

    Gerson Carvalho!
    Diadema-SP

  5. parabens sr prefeito mais uma corrida atraz de dinheiro essa vcs consgue parabens

  6. Sou a favor de sempre dar prioridade para o transporte público. Mas a Av. Barão de Mauá na sua maior parte tem somente duas pistas. Uma fica exclusiva para os ônibus e na outra geralmente temos o abuso dos carros-fortes que costumam parar em horário de pico em locais proibidos se aproveitando que a lei de trânsito dá esta liberdade para eles. Quando isso acontecer o trânsito para até o carro-forte decidir sair ou os carros vão poder invadir a pista exclusiva dos ônibus?

  7. █Laercio N.Slva▓⎝⏜ ® (@LaercioNSilva) // 25 de dezembro de 2013 às 21:18 // Responder

    Uberlandia, Curitiba, ABD, Bogota……….. e outros que gostaria de conhecer sao exemplos de corredores isentos do transporte particular. espero que a solução de Maua seja provisória visando coisas melhores ai

  8. FORA SPTRANS, CONSORCIOS E COOPERATIVAS DE ÔNIBUS EM SP ESTATAL JÁ // 25 de dezembro de 2013 às 22:19 // Responder

    até que enfim o prefeito faz alguma coisa util antes ele só se preocupava em descredenciar a VCM e a LEBLON para colocar os pau de araras da SUZANTUR.

  9. Marco Antonio Marquinho dos Santos // 26 de dezembro de 2013 às 06:54 // Responder

    Bom dia!
    Quando construímos uma casa, planejamos sua fundação ou seja, alicerce com brocas sapatas e etc……Com certeza esta casa não caírá! Mais com certeza quando você está construindo a prefeitura entra com um fiscalização dura em cima de você exigindo as vezes um pouco a mais sempre, se você não cumprir eles embargam sua construção.
    Agora, lamentavelmente a prefeitura quer implantar um modelo de transporte para Mauá que só cabe na cabeça deste prefeito.
    Não temos ruas ou avenidas, as que tem? mal conservadas!
    Cadê o terminal de ônibus? Aquilo lá? Fede a merda o tempo todo!
    Tenta tirar a Leblon e colocar lixo para transportar o povo?
    Agora as faixas para ônibus?
    Cade o alicerce deste grande feito Sr. Prefeito?
    Vamos pensar em construir avenidas? Vamos fazer terminal para ônibus? ao invés de jogar o dinheiro do município fora em coisas que não funcionam!
    É como o Sr. José Silva comentou! Primeiro vamos as bases e depois sim implantamos modelos de transporte! Corredores de ônibus etc.
    Vamos consertar o que há de errado, construir novos, depois implantar modelos!

  10. Prefeito burro ate nisso ele faz cagada

  11. E ESSE PREFEITO CIRCULA-SE PELO LIXO DA AV BARÃO ELE NÃO FAZIA ISSO, MAS COMO ELE VAI PELA BOCAINA E SAI AS 10:00 PARA DIZER QUE VAI TRABALHAR E VOLTA AS 16:00 E NÃO PEGA TRANSITO AI ELE FAZ ISSO, SEM DIZER DOS ENGENHEIROS DE TRAFICO DE MAUÁ QUE ESTUDARAM NA COREIA DO NORTE QUE NÃO SABE SINALIZAR AS RUAS DIREITO E ALEM DISSO SÓ FAZ CAGADAS NAS ROTAS ALTERNATIVAS QUE TINHA NA GUARANI, OS CARAS SÃO RUIN DEMAIS, ACHO QUE ELES NEM PENSARAM PARA FAZER ESSAS TROCAS DE SENTIDO DE RUAS, MAS O POVO GOSTA, UMA ANDORINHA NÃO FAZ VERÃO, ENTÃO AGUENTA!!!!!!!!!! ESSA PALHAÇADA!!!!!!!!!!!!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: