Paulistano ganhou 38 minutos por dia após implantação de faixas, diz CET

ônibus

Ônibus em São Paulo. Faixas de ônibus fizeram o paulistano ganhar 38 minutos por dia, aponta estudo da CET. Foto: Adamo Bazani.

Faixas de ônibus fizeram com que paulistano ganhasse 38 minutos por dia
Velocidade dos ônibus aumentou e se equiparou a dos carros
ADAMO BAZANI – CBN
Após a implantação dos 291,4 km de faixas exclusivas de ônibus na capital paulista neste ano, em média quem usa os transportes públicos ganhou 38 minutos por dia por causa do aumento da velocidade dos coletivos.
Os dados são de um estudo da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego divulgado na manhã desta sexta-feira, 20 de dezembro.
O tempo menor de deslocamento se deu por causa do aumento da velocidade dos ônibus.
Segundo o estudo, depois das faixas, a velocidade dos ônibus na cidade subiu de 14,2 km/h para 20,6 km/h, se equiparando praticamente à velocidade dos carros.
As faixas de ônibus beneficiaram cerca de 3 milhões de pessoas, de acordo com o secretário municipal de transportes, Jilmar Tatto.
Houve aumento no índice geral de congestionamentos na cidade, mas Tatto não atribuiu as maiores lentidão para os carros às faixas de ônibus e sim ao aumento da frota de veículos na cidade.

EM NOTA, A CET COMENTA OS ÍNDICES DE LENTIDÃO EM SÃO PAULO E A LENTYIDÃO NO TRÂNSITO EM VIAS COM FAIXAS EXCLUSIVAS:

“O estudo de lentidão na cidade demonstra que o trânsito em São Paulo ainda é um desafio, mas há indicativos de que o as ações estão corretas no sentido de melhorar os deslocamentos. De janeiro a novembro, a média das máximas lentidões na cidade chegou a 142 Km. Para o mesmo período do ano passado, a medição alcançou 132 Km e, em 2011, de 116 Km.

Isso significa que, de 2011 para 2012, tivemos um crescimento de 13,8 % da lentidão na capital. Já de 2012 para 2013 este crescimento ficou na casa dos 7,6 %. Portanto, se fizermos uma comparação da evolução deste crescimento podemos concluir que a tendência de alta foi interrompida.

Lentidão em vias com faixas exclusivas – Corredor 23 de maio

A lentidão medida nas vias que receberam faixas exclusivas indica uma acomodação do trânsito em geral. No Corredor 23 de maio/Rubem Berta / Moreira Magalhães, por exemplo, tivemos um pequeno crescimento de 1% na lentidão em agosto que rapidamente caiu para 6% em outubro.

É importante destacar que este eixo vinha apresentando tendência de crescimento desde períodos antes da implantação da faixa. Do mês de julho para agosto, por exemplo, o crescimento foi de 15%, ou seja, de cerca de 11 Km de vias congestionadas para mais de 13 Km em agosto, dias antes de a CET ativar o primeiro trecho da faixa exclusiva deste eixo.

Para a análise do trânsito abaixo é importante levarmos em consideração que no dia 16 de setembro o trajeto contava com 0,3 Km de faixa exclusiva e, em 5 de agosto, com 10,4 Km.

Marginal Tietê

A Marginal Tietê é um dos melhores exemplos no estudo de performance de lentidão medido até agora. Desde a implantação da faixa exclusiva, no dia 17 de junho, a lentidão vem diminuindo mês a mês, inclusive invertendo uma tendência de alta que se apresentava no primeiro semestre do ano. Ou seja, há uma melhora no ganho de deslocamentos tanto do usuário do transporte coletivo quanto do usuário dos outros veículos em geral.”

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

8 comentários em Paulistano ganhou 38 minutos por dia após implantação de faixas, diz CET

  1. Adamo, até quando o estado vai tolerar estes incendiadores de ônibus, estamos vivendo a barbaria, porque bandidos tomaram de assalto a cidade de São Paulo, e quando se sente contrariados, ja vão incendiar um ou dois ônibus, porque não ha punição, tem que por na cadeia e tomar os bens destes bandidos, porque isto e atitude de bandido terrorista e achacadores.

    • É VERDADE PEDRO! TÃO VENDO ESSE ARTICULADO NOVO AÍ DA FOTO…A SAMBAÍBA COMPROU UNS 22O ÔNIBUS DESSES AÍ COM QUATRO EIXOS… OS TAIS LINDOS SUPERARTICULADOS E CONVENCIONAIS…MESMO TIPO…ATÉ AGORA, DEPOIS DO Q ACONTECEU AQUI NO FIM DE OUTUBRO PASSADO…NO KM 86 DA FERNÃO DIAS BR381…EU SÓ VI ESSES ÔNIBUS NA LINHA 1767/10, E LÓGICO, CONVENCIONAL, E UMA VEZ SÓ E NADA MAIS…ESSES VEÍCULOS NOVÕES DIFICILMENTE FARÃO AS LINHAS DA SAMBAÍBA NA MINHA REGIÃO POR CULPA DESSES FILHOS DA P…! SE TODAS AS VEZES Q AS FORÇAS DE SEGURANÇA PUBLICA TIVEREM Q MATAR OU PRENDER ALGUÉM, AINDA Q SEM QUERER MATAR, Q SEJA INOCENTE OU NÃO…E OS CARAS FIZEREM ISSO…ESTAMOS F…MESMO! FICAREMOS APÉ! E NUNCA VI ÎONIBUS DA FÊNIX E DA TRANSCOOPER QUEIMANDO…P Q SERÁ NÉ?? ISSO DEVERIA SER COLOCADO COMO CRIME HEDIONDO! CRIME CONTRA O POVO DA CIDADE DE SÃO PAULO E DO ESTADO TODO! E DO PAIS TODO! POUCA VERGONHA !! OS EMPRESÁRIOS USAM OS ÔNIBUS PRA GANHAR DINHEIRO E NÓS É Q OS USAMOS PRA VIVER!! PRA PASSEAR, TRABALHAR, ESTUDAR…OU ESTAMOS NÓS ERRADOS E ELES, ESSES MARGINAIS, CERTOS??

  2. Amigos, boa noite.

    Previsívelllllllll, afinal são os corredores a lá Paulo Gil (faixas, tachão e sinalização).

    Att,

    Paulo Gil

  3. FORA SPTRANS, CONSORCIOS E COOPERATIVAS DE ÔNIBUS EM SP ESTATAL JÁ // 21 de dezembro de 2013 às 06:08 // Responder

    Ta na hora de tirar estas cooperativas do sistema de ônibus em São Paulo e trazer a LEBLON para fazer junto com outras empresas a fazer as linhas regionais e deixar as linhas interregionais para a empresa publica pq eu nunca vi nenhum ônibus de cooperativa queimados.

  4. José Marques de Oliveira Filho // 23 de dezembro de 2013 às 14:35 // Responder

    Adamo, Acompanho diariamente as noticias e ações tomadas em favor do Transporte Coletivo, na cidade de São Paulo e região, o Projeto do Sr. Jaime Lerner ou o pronunciamento do Promotor Maurício Antônio Ribeiro Lopes (CBN – 17/12).
    Mas todas estas ações apenas serão para “ENXUGAR GELO” se nas Rodovias que chegam a Capital não houver prioridade para o Coletivo, é crescente o numero de automóveis que vem para a Capital.
    Gostaria muito de uma ação do Promotor Mauricio Ribeiro neste sentido.
    Como exemplo gostaria de deixar o da Rodovia Raposo Tavares, que seus dez quilômetros iniciais estão no município de São Paulo e por onde transitam aproximadamente uma centena de linhas de Ônibus, caso fosse dado ao município o direito de organizar o transporte neste trecho, poderíamos não só termos uma faixa para o Coletivo mas também a Implantação de apenas uma Linha de Altissíma Capacidade (substituindo uma Centena), também com a construção de um Terminal.

  5. Jose Marques de Oliveira Filho, bom dia.

    Voce esta correto, mas o problema e que a “fiscalizadora”, nem sabe o que uma linha de altissima capacidade.

    Nem corredor eles ainda aprenderam a operar.

    A questao da Raposo, nem em 2099 sera avaliada quica resolvida.

    Abcs,

    Paulo Gil

    • José Marques de Oliveira Filho // 26 de dezembro de 2013 às 13:57 // Responder

      Paulo Gil, bom dia!

      A Raposo Tavares é um exemplo de Calamidade Publica, espero que o promotor Mauricio Ribeiro interfira.

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