O PROJETO DE CORREDORES DE ÔNIBUS FEITO POR LERNER PARA SÃO PAULO

ônibus

Ônibus em corredores de Curitiba. Sistema implantado nos anos de 1970 pelo arquiteto e urbanista Jaime Lerner que prioriza o transporte coletivo e a circulação de pessoas e não de automóveis é referência mundial de mobilidade. Estudo desenvolvido por Lerner para SãoPaulo prevê corredores de ônibus centrais e que interliguem bairros. Foto – Urbs/Curitiba

Estudo de Jaime Lerner propõe criação de corredores de ônibus que circundariam as áreas de maior movimento da cidade de São Paulo
O arquiteto e urbanista foi prefeito de Curitiba e atuou na implantação de um dos modelos de mobilidade que ainda é referência no mundo
ADAMO BAZANI – CBN
Corredores de ônibus do tipo BRT (Bus Rapid Transit), bem planejados de acordo com a demanda e oferecendo de fato prioridade ao transporte público no espaço urbano são soluções indispensáveis para a mobilidade na Capital Paulista.
O arquiteto e urbanista, Jaime Lerner, que implantou o sistema de corredores de Curitiba e Região Metropolitana nos anos de 1970, considerados até hoje referências em mobilidade para diversos países já que privilegiam as pessoas em vez dos carros, fez um estudo em relação à cidade de São Paulo.
Ele propõe a criação de corredores de ônibus que circundam e interligam as regiões de maior movimento de pessoas na Capital Paulista. Corredores que ligam bairros também fazem parte dos planos.
No plano desenvolvido por Jaime Lerner e equipe está prevista a criação de cinco corredores
– Da Avenida Paulista até o Aeroporto de Congonhas. Segundo os cálculos elaborados com base na demanda, número de paradas e na estrutura do espaço, por carro, a ligação continuaria demorando 1 hora, mas de ônibus, o tempo de deslocamento cairia para cerca de 15 minutos. O corredor sairia da Consolação e passaria pelas Avenidas Paulista e 23 de Maio.
– Corredor 23 de Maio: Este corredor ligaria o Grajaú, na zona Sul da Capital Paulista, a Santana, na zona Norte de São Paulo. Apesar de não ser igual, o trajeto é muito semelhante ao proposto pelo prefeito Fernando Haddad, mas o modelo de vias e operação é considerado mais moderno e eficiente.
– Interbairros I: Formaria um anel em torno da região central da cidade, com 28 quilômetros e serviria as seguintes vias: Avenida Brasil, Rua Borges Lagoa, Avenida Tereza Cristina, Rua Bresser, Rua Cachoeira, Avenida do Estado, Avenida Sumaré e Rua Henrique Schaumann.
– Interbairros II: Também formaria outro anel em tono da região central. Com 52 quilômetros abrangeria a Avenida dos Bandeirantes, Avenida Tancredo Neves, Rua das Juntas Provisórias, Avenida Luiz Inácio de Anhaia Mello, Avenida Salim Farah Maluf, Rua Maria Cândida, Avenida Brás Leme, Avenida Nossa Senhora da Lapa, Rua São Gláuter e Avenida Brigadeiro Faria Lima.
– Interbairros III: Com 30 quilômetros ligaria as regiões leste, sul e oeste de São Paulo. Começaria na Penha, seguindo pelo Carrão, Vila Prudente, Sacomã, Jabaquara até Santo Amaro.
CIDADE TEM DE CONTAR COM CORREDORES DE FATO:
Lerner alerta que os espaços não podem ser faixas apenas ou corredores convencionais.
Seguindo a estrutura de um BRT, Lerner e equipe preveem as seguintes características:
– Pontos de ultrapassagem: isso evitaria filas de ônibus nas paradas. Se o ônibus de trás encerrou as operações de embarque e desembarque, ele pode passar o ônibus da frente que ainda está atendendo os passageiros. Além disso, estes pontos permitem a criação de linhas expressas ou semi-expressas. Em Curitiba, estes serviços são chamados “Ligeirinhos”.
– Estações em vez de pontos: As estações permitem embarque e desembarque mais rápido e adequado para quem possui limitações de movimento. O acesso às estações é feito por elevadores ou rampas. A plataforma das estações é no mesmo nível do assoalho do ônibus, dispensando os degraus dos veículos. Elas também abrigam melhor os passageiros diminuindo a exposição ao tempo, como sol forte e chuva, e podem agregar serviços como poltronas para espera e painéis eletrônicos com informações sobre linhas e horários, além de previsão da chegada do ônibus ao local, se a frota e o sistema contarem com GPS e central de monitoramento.
– Racionalização natural do sistema: Antes de cortar linhas, a cidade deve oferecer um sistema eficiente tronco-alimentador. Não adianta criar linhas bairro a bairro e troncais sem uma estrutura adequada que permite fluidez aos ônibus. E isso é possível pelos corredores BRT, que oferecem de fato separação do tráfego dos ônibus dos demais veículos da via. Um sistema tronco-alimentador com ônibus trafegando em vias comuns ou faixas com gargalos pode ter os problemas hoje registrados com o seccionamento das linhas: longas esperas entre o ônibus do bairro e o que vai do terminal local para a região central.
– Uso de veículos de melhor categoria e maiores: Como os corredores do tipo BRT são espaços realmente exclusivos para os ônibus, o pavimento é mais adequado para estes veículos que são mais pesados. Assim, os problemas típicos das vias da cidade, como buracos, desníveis e valetas são minimizados. Isso pode fazer com que o poder público exija que o empresário invista em veículos de melhor categoria, com transmissão automática ou automatizada, em vez do câmbio manual que dá solavancos para os passageiros e cansam os motoristas, ar condicionado, motor traseiro ou motor central e sistema de suspensão, inclusive a ar, menos rígida e mais confortável. Por serem espaços exclusivos também, os corredores do tipo BRT podem receber ônibus de maior porte, como articulados, superarticulados e biarticulados. Aí sim, estes ônibus estariam preparados para receber a demanda dos terminais locais.
– Pré-embarque: Trata-se do sistema de pagamento de passagem antes do embarque no ônibus, por cartão eletrônico. É como no Metrô. O passageiro paga ao entrar na estação. Isso agiliza o embarque e traz outras duas vantagens. Elimina a catraca de dentro do ônibus, liberando mais espaço interno dentro do ônibus, e na questão dos empregos, evita que motoristas dirijam e cobrem ao mesmo tempo (dupla função), além de aproveitar boa parte da mão de obra dos cobradores (não integralmente) que podem trabalhar nas bilheterias ou em outras funções nas estações.
– Integração com o espaço urbano: Os corredores de ônibus BRT, diferentemente de espaços para outros modais, se integram melhor e até qualificam o espaço urbano, como é provado nos modelos existentes no Brasil e em outros países. Primeiro porque ficam no mesmo nível da via, não necessitando de acessos para área inferior do solo e nem de pilastras ou elevados. Ao longo dos corredores, é possível ter áreas ajardinadas, parques lineares e ciclovias.
CUSTOS E IMPACTOS:
Apesar de defender que entre o transporte individual e o transporte público de qualidade, a prioridade no espaço deve ser dos meios coletivos, Lerner defendem que os corredores não retiram grandes espaços na cidade. Pelo contrário, além de serem estruturas de ocupação de pequena a média, à medida que convencer os motoristas a deixar o carro em casa pela eficiência dos ônibus, os congestionamentos tendem a cair, liberando espaço nas vias. De acordo com o projeto do corredor, a capacidade de transportes por hora sentido pode se aproximar do metrô e superar a do monotrilho e do VLT – Veículo Leve sobre Trilho.
Para construção dos novos corredores e a requalificação de alguns já existentes, o plano de Lerner prevê investimentos considerados baixos para o setor de mobilidade urbana, mas com resultados positivos: R$ 400 milhões do poder público e R$ 1,3 bilhão da iniciativa privada.
Lerner aponta para a necessidade da reforma e qualificação dos corredores já existentes que hoje apresentam gargalos, em especial em seis eixos: Rebouças, Nove de Julho, Ibirapuera, Paes de Barros, Inajar de Souza e Pirituba.
O arquiteto também tem planos para expansão e modernização do Expresso Tiradentes (antigo Fura-Fila) e para transformar a Avenida Celso Garcia num eixo de destaque de mobilidade, servindo a zona leste.
O arquiteto considera que as faixas de ônibus implantadas na cidade de São Paulo pela gestão Fernando Haddad foram um “salto de qualidade” para que os ônibus não perdessem ainda mais eficiência. Ele diz que a implantação de faixas deve continuar, mas a política de mobilidade para melhorar os serviços de ônibus não deve se restringir à pintura de faixas.
Hoje a cidade de São Paulo tem 119 quilômetros de corredores de ônibus. Pelo projeto de Lerner, este número subiria para 240 quilômetros em três anos. Até 2016, Haddad promete implantar mais 150 quilômetros de corredores exclusivos para ônibus, alguns com características de BRT.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

18 comentários em O PROJETO DE CORREDORES DE ÔNIBUS FEITO POR LERNER PARA SÃO PAULO

  1. Na cidade de São Paulo, com Haddad prefeito? Lerner, pára de sonhar.

  2. ESPERO FIRMEMENTE Q A PREFEITURA DE SÃO PAULO-SP OUÇA ESSE HMEM Q FEZ UMA COISA EM CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA DE LÁ, Q ATÉ HJ SERVE DE REFERENCIA E INSPIRAÇÃO PRA MUITAS CIDADES DA AMÉRICA LATINA E ATÉ DE FORA DAQUI! BOGOTÁ E CIDADE DO MÉXICO SÃO DUAS CIDADES Q SE BASEIAM NESSE CONCEITO! O METRÔ E OS TRENS DA CPTM SÃO INDISPENSÁVEIS, BEM COMO CORREDORES DA EMTU-SP, MAS ESSES CORREDORES BRT SÃO MAIS AINDA INDISPENSÁVEIS! FICA A EXCELENTE IDEIA E DICA! CORREDORES BRT! MAIS BARATOS E MAIS PRÁTICOS Q METRÔ E TRENS METROPOLITANOS! ESPERO Q SEJA OUVIDO E Q ISSO SE PONHA EM PRÁTICA, AINDA Q NÃO FIQUE IGUAL AO SISTEMA DE CURITIBA-PR E REGIÃO! NÃO ADIANTA SECCIONAR E CANCELAR LINHAS E ATENDIMENTOS DE LINHAS SEM ANTES OFERECER OPÇÕES RÁPIDAS E PRECISAS, BEM COMO VARIADAS!

  3. Qual avenida de São Paulo pode receber um BRT desses: 4 faixas para ônibus , mais o tubo e acrescentado de uma mega calçada?

    Com o tempo a cidade foi crescendo e os espaços acabando. Para implantar os BRTs, deve-se haver muita desapropriação!

    • Mas q tem q serem feitos corredores exclusivíssimos de #FATO e sem táxis rodando neles, e com racionalização das linhas e criação, reorganização, e investimentos em linhas locais perimetrais, alimentadoras…Cooperativas existem pra isso…e não pra ficar fazendo linhas de Bairro pro Centro, como acontece aqui aonde eu moro, ainda…Tem muitas linhas q poderiam ficar em terminais de bairros, ou qualquer outro local dos bairros…O exemplo disso, é o Corredor Pirituba-Lapa-Centro…tem muita sobreposição, por isso q não funciona como deveria!Isso sim! não podemos continuar assim! Esses BRTs, estilo Curitiba, podem não ser viáveis pra SP, mas deve-se dar um jeito com urgência! Não podemos ficar esperando o governo do Estado ficar fazendo Metrô e CPTM com essas demoras todas e tanta corrupção sem contar q os preços são altíssimos!

    • Alexandro, boa noite.

      De pleno acordo.

      Att,

      Paulo Gil

  4. Se o prefeito aceitar a ideia do Jaime Lerner, os moradores iram ganhar muita qualidade de vida.

  5. jamais aceitariam propostas dele em São Paulo, porque ele é honesto, parece ser dele a frase que em São Paulo, solução de problemas tem que ser cara, porque ser for barata não da para roubar.

    • Pior q é mesmo caro Pedro…infelizmente é assim…por isso q o Metrô, q é obra do Estado, bem como a CPTM, não avança…e esse corredor da EMTU-SP…de Guarulhos-(Taboão) até São Paulo-(Metrô Tucuruvi), jamais vai ficar pronto até 2016…nem f…!! e o governo do estado q é incompetente como a prefeitura da Capital, e bem eleitoreiro e politiqueiro mexeu no projeto original a alguns anos e incluiu uma ramificação da Vila Endres, em Guarulhos, região do Shopping Internacional de Guarulhos, até a futura Estação da CPTM Ticoatira…tudo pra “lamber” o maior colégio eleitoral do País…a Zona Leste da Cidade de São Paulo, mais precisamente a área 3 da SPTrans, a Zona Nordeste – amarela, aonde se situa São Miguel Paulista, o lugar do Brasil aonde tem mais eleitores…Mas isso é bom? sim é bom pra eles mas pra nós não…nós q moramos na “merda” da Zona Norte, no Jaçanã e Tucuruvi sempre nos fodemos mesmo! pois a extensão q citei acima vai ser feita antes da q vem da Vila Galvão em Guarulhos, pro Metrô Tucuruvi…q pena nossos vereadores da região serem uns merdas e deputados estaduais da região tmb…sempre somos esquecidos…só lembram de nós quando um bando de filhos da puta queimam ônibus e saqueiam lojas pelo fato de as policias militar ou civil matarem ou prenderem algum inocente ou algum maldito vagabundo…Sempre é assim…E te escrevo mais…quando a obra do futuro corredor da SPTrans, o Norte /Sul começar (isso se começar né…kkkkk!!!) ligando Santana, na Zona Norte, tmb área 2, ao centro e ao Grajaú, na área 6, extremos da Zona Sul de SP, tenho certeza q a obra vai começar por lá e …e de lá pro Centro e pra ZN…Apostaria nisso…A prefeitura de SP e o governo do Estado acham q p q alguns famosos tem mansões nas áreas arborizadas e da região da lindíssima Serra da Cantareira, somos todos ricos e temos automóveis e vamos aonde bem entendemos e não precisamos deles…da providência deles, paga com as merdas dos nossos impostos…infelizmente é assim!

  6. kkkkkkkkkkkk …. No dia que PeTralhas e não menos canalhas do ninho tucano governando de forma isolada ou mesmo em sistema de parceria (coligação) lá no futuro resolverem COPIAR as idéias de Curitiba e de seu mestre Jaime Lerner, será noticiado pela Globo News, CNN etc… que uma galinha nasceu com dentes em algum lugar do Mundo !
    Porém se um dia Sampa tiver um prefeito decente aí a coisa muda de figura desde que esse prefeito não tenha vínculo ou qualquer ligação petralha ou com o ninho tucano, partidos que se revezam no desgoverno desta cidade pelo menos desde 2001 quando iniciou o rodízio entre eles! Anotem aí, eleições de outubro de 2016! Um conhecido político do ninho tucano ganhará de Celso Russommanno a prefeitura da cidade do caos! (porquê cidade da garoa já foi há tempos!)

    • CONCORDO TMB MARCOS !! O Q NOS FERRA É ESSA POLITICA MALDITA! EU NÃO GOSTO MUITO DO ARNALDO JABOR…MAS ELE DISSE UMA COISA Q ME ENTROU NA MENTE E RESUME MUITO O Q É A POLITICA, PRINCIPALMENTE NO BRASIL…” …A POLITICA É UM BUEIRO SUJO, IMUNDO E ENTUPIDO…CHEIO DE LACRAIAS E ESCORPIÕES Q FAZEM ACORDOS INSÓLITOS PRA SE BENEFICIAR E SE ALIMENTAR AS CUSTAS DA MISÉRIA INTELECTUAL E MATERIAL DAS PESOAS…” SE BEM ME LEMBRO FORAM ESSAS AS PALAVRAS DELE, NA CBN, QUANDO O SAFADO DO JOSÉ SARNEY SE SALVOU DAS “TRETAS” DELE E DE SUA FAMILIA LÁ NO SENADO EM FINS DE 2009…UMA VERGONHA! ASSIM É NO ESTADO DE SP E NA PREFEITURA DA CAPITAL…NA ASSEMBELIA LEGISLATIVA E NA CAMARA DE VEREADORES DA CAPITAL…UMA MERDA SÓ! POR ISSO Q O BILHETE DA SPTrans NÃO É ACEITO EM ÔNIBUS DA EMTU-SP E VICE-VERSA! SÓ NAS CATRACAS DO TERMINAL SÃO MATHEUS E OLHE LÁ…(POIS É TERMINAL FECHADO E PAGO DA EMTU-SP…) POIS HÁ MUITAS LINHAS DA SPTrans LÁ…AQUI AONDE MORO TEMOS UMAS 8 OU 9 LINHAS DA EMTU-SP PROVENIENTES DE GUARULHOS E DE MAIRIPORÃ…DÁ RAIVA VER OS ÔNIBUS PASSANDO AS VEZES VAZIOS E NPOS ESPERANDO AS MERDAS DAS LINHAS 1765/10 E A PIOR DE TODAS, A 1766/10, Q OPERA COM MICROÔNIBUS DE UMA SÓ PORTA VELHOS, SUJOS, VENCIDOS, SEM COBRADOR, SEM ELEVADOR PRA CADEIRANTES…UMA DESGRAÇA! É SÃO LINHAS DE EMPRESA E NÃO DESSAS COOPERATIVAS “MORTAS DE FOME” NÃO… E SÓ TEM UM CARRO CONVENCIONAL E ADAPTADO PRA NÓS E ESSAS PESSOAS…E DEMORAM MUITO…POUCOS CARROS E SÓ UM ADAPTADO…COM ELEVADOR…SE O BILHETE ÚNICO DA SPTrans FOSSE ACEITO NAS LINHAS DA EMTU-SP, ESSAS COISAS CHATAS NÃO OCORRERIAM! AINDA Q HOUVESSE UM DESCONTINHO A MAIS NO CARTÃO, Q SE DEBITASSE AINDA Q FOSSE R$1,00, A MAIS, A GENTE ATÉ ACEITARIA DE BOA, PRA NÃO FICAR SE FERRANDO NOS PONTOS POR AQUI E / OU TER Q ANDAR ATÉ AS AVENIDAS PRINCIPAIS DA REGIÃO, A GUAPIRA OU A LUIS STAMATIS…É POR ISSO Q SOFREMOS…POLITICA! UM CAOS!! JAIME LERNER TEM RAZÃO MESMO…SÃO PAULO-SP “CIDADE DE BANANEIROS” MESMO…É O Q PARECEMOS!

  7. Amigos, boa noite.

    Ainda bem que as sugestoes sao endossadas pelo Sr. Jaime Lerner e lembrando que as atuais faixas exclusiva sao minhas sugestoes – corredor a la Paulo Gil.

    Com relacao aos interbairros propostos, entendo que algumas vias sao inadequadas, a equipe do Sr. Jaime Lerner precisa ainda conhecer Sampa.

    Precisamos de corredores em jogo da velha, que cortem a cidade nos 4 pontos csrdiais 2 vezes e sem zig zag.

    Precisando de sugestoes, estou a disposicao.

    Ate que enfim chegara ao fim o maldito degrau interno alto e as malditas catracas e aquele monte de ferro retorcido que as acompnham.

    Att,

    Paulo Gil

    • Paulo Gil, concordo em tudo, realmente hoje em dia catraca so tem como função atrasar a saída dos ônibus, pois os cobradores so entram no coletivo quando todos os passageiros já entraram, e quando alguém precisa pagar em dinheiro em 99% dos casos não tem troco, os ônibus com degraus internos são um dos piores eros de engenharia, e mais tem alguns que tem simplesmente um buraco no meio do coletivo e péssimo para quem desce pela frente como obesos e idosos, que tem que descer o buraco e tem que voltar por um corredor estreito e congestionado, como dizem quem projeta ônibus nãos os utiliza.

    • É VERDADE! ALGUMAS VIAS DAQUI NÃO SÃO PRA ESSAS COISAS MESMO…INFELIZMENTE! MAS ESSA PROPOSTA É PRA REALMENTE SER PENSADA E POSTA EM PRÁTICA, AONDE FOR POSSIVEL!

  8. Lerner, tá mais que na hora de integrar a equipe da SMT e SPtrans!!!!!!!!!!!!!!!

  9. A ideia e boa porem tem que sair do papel ne sr Haddad.

  10. Ewerton Santos Lourenço (PNE Guarulhos) // 20 de dezembro de 2013 às 13:00 // Responder

    Quer saber quando isso sairá do papel aqui em SP, simples é nunca!!! E preciso ficar atentos com as suas Proposta de Governo; porquê vivem fazendo Projetos Mirabolante e Fuleiros. Enquanto as suas contas bancárias engordam com o nosso dinheiro, pagamos imposto pra ter um Serviço Publico como: Educação, Saúde e Segurança que é uma #VERGONHA. Pessoas que entram pra Corporação da PM, PMF e PMC
    só se inscrevem pra se acomodar e dar uma de BAM-BAM-BAM, é por isso que; o Estado está jogado de pernas pro ar. Crime Organizado toca o terror porquê esses imbecis se venderam ao Sistema. #Corrupto #Capitalista e #Sujo. Temos que fazer o “Gigante” ficar acordado pra não sermos enganados como sempre fomos.

    Me desculpem se eu estou sendo um pouco pessimista, apesar ter 28 anos e quando estiver velho isso ai vai ainda continuar na mesma. Enquanto os Nossos Políticos Alckmin e Haddad, desviarem o Dinheiro Público para outros fins como o Cartel do Plano Expansão do Metrô e CPTM nada disso vai acontecer.

    É só observar no dinheiro que já foi jogado na reforma dos Trens que estão estacionados enferrujando no Eng. Manoel Feio, Pátio do CPTM que fica entre as Estações Belém e Mooca – Bresser. daria SIM pra ser modernizados e futuramente ser usados na Linha 13 – Jade que vai ligar ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. Se transporte é um Direito do Cidadão e Dever do Estado. Porquê não devolvem o nosso dinheiro, já que prestam um Serviço de Péssima Qualidade. Você usa as linhas 12-Safira e 11-Coral é um fiasco, aqueles tens espanhóis que o Mario Covas inseriu em 1996 ou 1997 já não dão conta mais; isso porquê a maioria dos trêns está também em Osasco na Estação Presidente Altino – Linhas-8 Diamante e 9 Esmeralda. Ainda por cima tem cabeça, pra pensar em Copa sendo que; pais de familia morrem em meios as obras e não a Miníma Assistência.

    Parabéns Pela Excelente Gestão!!
    Quem bate se esquece; quem apanha não esqueçe!
    Pode deixar que; vou exercer o meu Direito de Cidadão nas Próximas Eleições; independente ser Portador de Necessidades Especiais ou Não!!

    • Ewerton Santos Lourenço, boa noite.

      Só complementando:

      Os trens espanhóis nunca deram conta, pois estes têm só duas portas por carro, as quais nunca atenderam e nunca atenderão a nossa necessidade.

      Essa reclamação eu já enviei à CPTM há anos, mas eu é que sou bobinho, pois todo mundo lá sabe disso antes mesmo do que eu.

      Abçs,

      Paulo Gil

  11. Caros, de fato São Paulo é uma cidade onde nada se conclui, mas por outro lado devemos salientar que em décadas essa é a gestão que pelo menos está se movimentando em relação ao transporte público, espero que se conclua algo, mas o que mais atrapalha de fato, são as picuinhas políticas, nada tem sequência, muitas vezes até dos mesmos partidos!

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