Prefeitura sugere a MP que corredores de ônibus sem táxis seriam mais eficientes

ônibus

Ônibus urbano desvia de carro em faixa que deveria ser exclusiva, enquanto veículo fretado para transporte de companhia aérea segue pela faixa da esquerda. Foto: Adamo Bazani

Em estudo ao MP, prefeitura defende o fim dos táxis em corredores de ônibus
Segundo dados apresentados pela Prefeitura de São Paulo, com táxis velocidade média dos ônibus reduz a 6 km/h
ADAMO BAZANI
No estudo que vai ser analisado pelo Ministério Público de São Paulo sobre a eficiência das faixas e corredores de ônibus na cidade, a Prefeitura sugere que apenas os coletivos usem os corredores e não mais os táxis com passageiros, como ocorre atualmente.
Hoje, os táxis são proibidos de circular apenas pelas faixas que ficam à direita do tráfego.
Pelos corredores, à esquerda, e possível a circulação dos taxistas, sem paradas para embarque e desembarque.
A cidade de São Paulo possui dez corredores de ônibus, sendo que apenas no Corredor Expresso Tiradentes, por ser elevado e totalmente separado, o uso pelos táxis não é possível.
Os nove corredores que hoje podem ser usados pelos motoristas e passageiros de táxis somam 101 quilômetros e são: Campo Limpo/Rebouças/Centro, Vereador José Diniz/Ibirapuera/Santa Cruz, Inajar de Souza/Rio Branco/Centro, Itapecerica/João Dias/Santo Amaro, Jardim Ângela/Guarapiranga/Santo Amaro, Paes de Barros, Parelheiros/Rio Bonito/Santo Amaro, Pirituba/Lapa/Centro, Santo Amaro/Nove de Julho/Centro . Na cidade de São Paulo existem 34 mil táxis registrados. A frota de ônibus municipais é de 15 mil veículos, entre minis, micros, midis, convencionais, padron, 15 metros, articulados, superarticulados e biarticulados.
Para defender a possível retirada da permissão do tráfego de táxis nos corredores de ônibus, a prefeitura usa alguns dados levantados no estudo como:
– com a presença dos táxis, a velocidade comercial dos ônibus nos corredores nos trechos onde há os carros de praça fica limitada a 6 km/h
– três em cada quatro táxis vão pelas vias onde há corredores usam os espaços, mas transportam apenas 1% das pessoas que passam por estes espaços.
A prefeitura de São Paulo ainda não decidiu, apesar do estudo, se vai manter os táxis nos corredores, mas indicou que deve permanecer proibindo a circulação pelas faixas à direita.
O entra e sai constante dos táxis nos corredores é um dos problemas apontados pela prefeitura para defender o fim da circulação.
Quando o corredor está fluindo, os táxis seguem por ele, quando um ônibus para no ponto, os taxistas saem, muitas vezes em manobras perigosas para as faixas dos carros comuns, e retornam cortando os ônibus pela frente.
CORREDORES INADEQUADOS DÃO MARGEM À POLÊMICA:
Um dos motivos pelo qual se permitiu e agora se tenta tirar táxis dos corredores de São Paulo é a estrutura dos espaços exclusivos.
Na prática, a maior parte dos corredores de ônibus da cidade não passa de faixas que ficam do lado esquerdo, permitindo o uso de táxis e a invasão pelos demais veículos não autorizados.
A separação real do trânsito é praticamente inexistente por haver poucas barreiras físicas.
Os corredores não seguem os modelos do tipo BRT (Bus Rapid Transit) quem tem o sistema de “canaletas”, normalmente ao centro das vias, com plataformas ou calçadas apenas para as estações ou paradas e separação por muretas ou canteiros.
Curitiba é um exemplo brasileiro deste sistema, mas não é necessário ir muito longe de São Paulo. O Expresso Tiradentes, que liga parte da zona Leste de São Paulo ao centro e o Corredor Metropolitano ABD, operado pela Metra, possuem características que possibilitam o uso apenas dos ônibus.
O Expresso Tiradentes tem velocidade média que chega a 40 quilômetros por hora e o Corredor ABD tem velocidade de 21 quilômetros. Apesar de ter em boa parte de seus 33 quilômetros de extensão separação total para os ônibus e trólebus, o Corredor ABD ainda tem alguns gargalos, como no centro de Diadema, no Paço Municipal de São Bernardo do Campo, no Paço Municipal de Santo André e no Parque das Nações, em Santo André, onde carros comuns e os coletivos precisam dividir o mesmo espaço.
A expectativa é de que parte dos 150 quilômetros de novos corredores anunciados pela Prefeitura de São Paulo até 2016 tenha estrutura como de BRT.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. j disse:

    ESSA FOTO DA AVENIDA CRUZEIRO DO SUL, DIZ TUDO! BEM COMO A FOTO DA AVENIDA PAULISTA, EM OUTRO POST ACIMA, FALANDO DOS TAXIS x ÔNIBUS…PRRECISAMOS DE MAIS PROVAS DE Q NECESSITAMOS PRA ONTEM DE CORREDORES DE ÔNIBUS EXCLUSIVISSIMOS MESMO? A AVENIDA CRUZEIRO DO SUL DEVERIA TER CORREDOR DE ÔNIBUS FAZ TEMPO…FAZ TEMPO…É MELHOR FAZER CORREDORES NO CANTEIRO CENTRAL DO Q FICAR DEIXANDO Q ELES SIRVAM DE ABRIGOS A SEM-TETOS E MENDIGOS, A MAIORIA DELES VICIADA EM DROGAS E ALCOOL, E ASSALTANTES Q COMETEM ESSES DELITOS PRA COMPRAR DROGAS E ALCOOL…A VENIDA BRÁS LEME TMB DEVERIA A MUITO TEMPO TER CORREDOR DE ÔNIBUS SE LIGANDO APÓS A PONTE DA CASA VERDE, AO CORREDOR DA INAJAR DE SOUZA/CENTRO, MAS O PREFEITO KASSAB “AMARELOU”, COMO SEMPRE, POIS OS MORADORES DA REGIÃO, SE QUEIXARAM POPIS USAM O CORREDOR PRA FAZER GINÁSTICA, CAMINHADA, CORRIDAS…PRA MANTER A FORMA…E NÓS Q NÓS…POBRES MORTAIS, DEVEMOS IR NOS F…MESMO! ACORDA PREFEITURA! ESQUECE ESSE NEGÓCIO DE FAZER MAIS UM TERMINAL URBANO EM SANTANA E INVISTA EM CORREDORES E NA REESTRUTURAÇÃO DAS LINHAS Q FAZEM FINAL HJ NO TERMINAL DA ESTAÇÃO SANTANA DO METRÔ! MANDE ALGUMAS LINHAS PRA FAZER FINAL NA CASA VERDE, CACHOEIRINHA, MANDAQUI, VILA GUILHERME (CENTER NORTE E MAIS ALÉM…) VILA MARIA…OU OUTROS LUGARES DE SANTANA MESMO…É SÓ USAR A CABEÇA Q DÁ TUDO CERTO! E COLOCAR MAIS LINHAS DE ÔNIBUS PRA RODAR NA BRAZ LEME…SÓ AS LINHAS 1732/10 E 178L/10 E SEUS ATENDIMENTOS DE RUSH/PICO É Q RODAM NELA DESDE SANTANA A PONTE DA CASA VERDE…SE LIGUEM! ASSIM SE DESAFOGARIA O TERMINAL DA ESTAÇÃO SANTNA DO METRÔ, VISTO Q SERIAM APENAS LINHAS DE PASSAGEM! E SEM NECESSIDADE DE CONSTRUÇÃO DE OUTRO TERMINAL, ESSE , DA SPTrans MESMO…E INVISTAM NO CORREDOR NORTE-SUL! E CHEGA DE TÁXIS NOS CORREDORES E FAIXAS DE ÔNIBUS!

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