Alterações de linhas de ônibus na zona Leste são alvo de mais uma ação

ônibus

Ônibus na zona Leste de São Paulo, região onde as mudanças de linhas causaram mais transtornos, segundo os passageiros. Associação de consumidores moveu ação civil e ministério pede explicações à SPTrans que, por sua vez, diz que as alterações são para tornar mais eficiente o sistema de transportes.

Associação move ação civil contra mudança de linhas em São Paulo
Alterações ainda causam transtornos, segundo passageiros.
ADAMO BAZANI – CBN
A SPTrans – São Paulo Transportes, gerenciadora do sistema da Capital Paulista, quando alterou as linhas de ônibus da cidade, em especial as 43 ligações na zona Leste, dizia que era uma questão de tempo para a população se adaptar às mudanças, que segundo a empresa, têm o objetivo de deixar os serviços mais dinâmicos e evitar as sobreposições.
Mas parte da população não se adaptou e se queixa de muitas destas alterações. Linhas foram extintas e outras foram divididas. O número maior de transferência entre diferentes ônibus é a principal queixa. A SPTrans diz que o fim das sobreposições deixa o tempo de viagem menor. Mas os passageiros alegam o contrário e informam que as transferências têm aumentado o período dos deslocamentos.
A Associação SOS Consumidores, por exemplo, moveu uma ação civil pública contra as mudanças.
Segundo o órgão, as alterações foram feitas com pouco planejamento, os passageiros não foram ouvidos e não houve informação suficiente com antecedência.
A “Proteste Associação de Consumidores” alega também que as mudanças deveriam ser acompanhadas de mais informação.
Segundo especialistas em mobilidade, o sistema de São Paulo precisa realmente ser remodelado e as sobreposições de linhas impedem a melhoria dos serviços e do trânsito.
Mas as mudanças devem ser feitas com critérios. Antes de alterar as linhas, deve-se oferecer uma infraestrutura mínima para o sistema de linhas troncais (com ônibus maiores que vão até a região central) e de linhas alimentadoras (com veículos menores que vão até terminais de bairro).
Não adianta o ônibus no bairro fazer mais viagens se o ônibus troncal ainda fica preso no trânsito sem espaços exclusivos ou em corredores defasados sem pontos de ultrapassagem e faixas exclusivas que apresentam gargalos durante o trajeto.
A questão da sobreposição também deve ser analisada com critério. Às vezes linhas que percorrem as mesmas vias por uma boa parte do itinerário são necessárias pelo fato de terem demanda para isso ou origem e destino diferentes.
O Ministério Público de São Paulo também aguarda esclarecimentos da SPTrans – São Paulo Transportes.
Na zona Leste de São Paulo, as mudanças das 43 linhas ocorreram no lote correspondente ao Consórcio Leste 4, onde operava a Viação Itaquera Brasil, que teve uma das garagens descredenciadas (43 – Cidade Tiradentes) pela prefeitura de São Paulo por má prestação de serviços.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Ana Souza disse:

    Bom dia a tds do blog ! No meu entender deveria volta td de novo e deixar a itaquera brasil com os ônibus velhos que estava que ainda tem, pq td mundo esta reclamando ,se vcs verem o tiradentes ficou muito mil vezes melhor,4210 4313 é ônibus um atras do outro e ainda quando tem alguns que vem vazio tem muito ônibus para pq dom pedro no meu entender melhorou muito sem contar começou a quebradeira dos ônibus da i.b na ragueb chofi ontem tinha 2 quebrados atrapalhando o transito começou ,ninguem tem coragem de reclamar ,mais esta muito melhor assim tinha dia que gente gastava 3 horas com i.b. de tiradentes pq dom pedro ,agora no maximo 1 hora e meia no horario de pico pra mim ta bom ,devagarinho as coisas vai se ajeitando !

    1. j disse:

      EU SOU A FAVOR DE O HADDAD TER TIRADO FORA ESSA PSEUDO-EMPRESA DE ÔNIBUS DA REGIÃO DE VCs! O Q NÃO ACEITO É Q UMA PREFEITURA Q IMPLORA PRA Q DEIXEMOS CARROS E MOTOS EM CASA, FIQUE CORTANDO LINHAS…SECCIONANDO, EXTINGUINDO, BEM COMO ATENDIMENTOS DESSAS LINHAS E DE OUTRAS…E Q PROVOQUE ESSA BAGUNÇA…ATÉ A NUMERAÇÃO DAS LINHAS EM SÃO PAULO-SP É BAGUNÇADA…FORA DE PADRÃO…TEM LINHAS DA AREA 8, POR EXEMPLO, Q COMEÇAM COM O NUMERAL “5”…ACHO Q CADA LINHA TINHA Q COMEÇAR COM O NUMERO DA REGIÃO AONDE ESTÁ O T.P. DA LINHA, O PONTO INICIAL…AONDE MORO, AREA 2, TEM LINHAS Q COMEÇAM COM 1,2,3 E ATÉ 9…Q ZONA!! AGORA SE O CONSÓRCIO PLUS ACABAR FICANDO COM AS LINHAS POR AÍ, AONDE VCs VIVEM, VAI SER MELHOR Q ESSAS EMPRESAS PORCARIA Q APARECERAM AÍ, DESDE Q A MARTA TIROU FORA A VCT E OUTRAS DA REGIÃO…A ISSO VAI! A HIMALAIA ERA BOA…VEIO DE COTIA-SP, PRA ASSUMIR A ZICA PÓS-PAESE, E PÓS – SPBUS…Q SEGUNDO DIZEM, FOI UMA PASSADA DE PERNA Q O TAL DE CONSTANTINO, EX DONO DE “TROCENTAS” EMPRESAS EM SÃO PAULO, DEU NA MARTA…FEZ ELA E O SECRETÁRIO DE TRANSPORTES DELA, NA ÉPOCA, DE TROUXAS…MAS A HIMALAI FOI SACANEADA PELAS COOPERATIVAS DA REGIÃO, SEGUNDO DIZEM OS ENTENDIDOS DAÍ…Q VIVEM E USAM ÔNIBUS POR AÍ.

  2. Pedro disse:

    Os passageiros preferem ficar 40 minutos esperando um onibus velho, do que esperar 10 minutos e fazer baldiacão, o grande problema e que o terminal carrão não suporta nos horarios de pico a quantidade de onibus, teriam que reorganizar alguma linhas para por exemplo o metro Belem.

  3. André Marianno disse:

    A SPTrans conseguiu é jogar mais carro para o trânsito. Com todo meu desconhecimento em transportes, olhei as planilhas de passageiros transportados e achei um caso interessante. A linha 4013 deveria assumir o papel da 3765 até o Term.S.Mateus e de lá os passageiros utilizarem a 407K, mas isso não aconteceu. O que aconteceu realmente foi um aumento considerável de passageiros transportados nas linhas 4027 e 4028 até SMateus (ambas com micro-ônibus) e de lá as linhas 407G e 4735 estão um inferno para utilizar. Sem contar que a 4311 que é uma boa rota de fuga anda vazia um bom período por falta de conhecimento dos usuários. Isso é planejamento ? Desculpem, mas minha sobrinha de 6 anos faz melhor que isso…. kkkk

  4. j disse:

    Meus mais sinceros PARABÉNS AO POVO SOFRIDO, PORÉM LUTADOR!! E INTELIGENTE PACAS, DAQUELA Q É DESDE MUITO TEMPO, UMA REGIÃO EXTREMAMENTE DESENVOLVIDA E IMPORTANTE, DESDE ANTES DA CHEGADA A ITAQUERA E CERCANIAS, DO METRÔ E DE SHOPPINGS E CONDOMÍNIOS DE LUXO, INAUGURADOS A POUCO…A ZONA LESTE DA CIDADE DE SÃO PAULO-SP ! Q PENA Q AQUI NA AREA-2, ZONA NORTE DA CIDADE DE SÃO PAULO-PELO MENOS NA REGIÃO DO JAÇANÃ AONDE VIVO, O POVO É MUITO PASSIVO…O KASSABE O HADDAD NOS FERRARAM, E O POVO ACEITOU QUIETO…AGORA FICAM RECLAMANDO DO FIM (EXTINÇÃO MESMO!) DE UMA LINHA IMPORTANTE, COMO A 178C/10-Pq. Edu Chaves/Lapa, UMA ÚNICA LIGAÇÃO NOSSA COM O BAIRRO DO LIMÃO, DIRETA, E MAIS UMA COM A AVENIDA CASA VERDE, ATÉ SEU FINAL… O SECCIONAMENTO DA 175P/10 E DA 701U/10 E 701U/21 EM SANTANA, NO TERMINAL DO METRÔ DE LÁ…NAS ORELHAS DOS SOFRIDOS MOTORISTAS E COBRADORES DA SAMBAÍBA, DAS LINHAS 1767/10 E 2011/10, ESSA ULTIMA CRIADA PRA SUPRIR A FALTA DA EXTINTA E DAS SECCIONADAS, DO EDUCHAVES AO METRÔ SANTANA…UMA ÚNICA LINHA PRA SUPRIR A FALTA DE 3, E OUTRA Q SÓ VAI ATÉ O TUCURUVI, AO METRÔ, E VIVE COM OS VEÍCULOS, HJ TODOS CONVENCIONAIS, PELO MENOS, COM LOTAÇÃO DE BANCO…NO ENTRE-PICO…AONDE ESSAS “OVELHINHAS” ESTAVAM QUANDO EM 24 DE NOVEMBRO DE 2012, UM SÁBADO, O SR. KASSAB, AINDA PREFEITO E JÁ FOI TARDE, E SUA SMT/SPTranstorno, FIZERAM ISSO? E O SR. HADDAD Q EM 19/10/13, MAIS UM SOFRIDO SÁBADO, CORTOU FORA A LINHA 172T/10-VILA NOVA GALVÃO/BRÁS, UNICA LIGAÇÃO DIRETA DA REGIÇAO DO JAÇANÃ, DA 73ª D.P. E DO C.E.U. JAÇANÃ, COM A VILA GUILHERME EM SUA AREA CENTRAL, E ATÉ MAIS UMA OPÇÃO PRA QUEM TRABALHA NO CENTER NORTE/LAR CENTER…E COM O BRÁS E O PARI, JÁ NO CENTRO…E NINGUÉM MAIS UMA VEZ FEZ P…NENHUMA MESMO…AÍ TEM GENTE, Q COMO A PREFEITURA DE SP, Q ACHA Q SOMOS TODOS RIQUINHOS…TODOS TEMOS CARROS E MOTOS E DINHEIRO PRA TAXI, COMBUSTÍVEIS…P…Q PARIU!! POR ISSO PARABÉNS MESMO A VCs POVO VALENTE E DE ATITUDE DAS AREAS 3, E PRINCIPALMENTE 4 E ATÉ DA 5…ATINGIDA DE CERTA FORMA POR ESSAS MUDANÇAS DOIDAS SEM PÉ NEM CABEÇA, Q SEMPRE SÃO FEITAS PRA AGRADAR EMPRESÁRIOS E ESSES COOPERADOS, “MORTOS DE FOME DA VIDA”…TODOS ELES! AQUI A TRANSCOOPER, TANTO NA MINHA AREA 2, COMO NA AREA1, REGIÃO DE BRASILÂNDIA, PIRITUBA E ETC…ÔNIBUS DA COR VERDE-CLARO…ESCOLHERAM LINHAS, DESFIZERAM ITINERÁRIOS PROVOCANDO A EXTINÇÃO DE LINHAS…O NEGÓCIO É FEIO, MAS O POVO DAQUI É MUITO CALADO E ALIENADO MESMO!! PARABÉNS A VCs E FIQUEM FIRMES GENTE!! QUALIDADE DE VIDA TMB PASSA PELO TRANSPORTE PÚBLICO SIM!! DEUS Q VOS FAVOREÇA NESSAS AÇÕES Q VCs MOVERAM OU MOVEREM! PARABÉNS!! UM ABRAÇO!

  5. j disse:

    POR FAVOR…DESCULPEM MEUS ERROS DE PORTUGUÊS E GRAFIA…É Q ME DÁ RAIVA VER GENTE INTELIGENTE E BATALHADORA LUTANDO POR SEUS DIREITOS COMO SE DEVE E VIVER NUM BAIRRO DE BUNDAS – MOLES E ALIENADOS…O POVO, PELO MENOS AQUI, SE PREOCUPA COM NOVELAS DA GLOBO E ETC…E COM O FUTEBOL AS QUARTAS, QUINTAS E FINS-DE-SEMANA, NOS HORÁRIOS E DATAS Q A GLOBO, MÃE DA ALIENAÇÃO, NO BRASIL, PERMITE Q SEJA EXIBIDO…UMA VERGONHA! PARABÉSN AO POVO DA ZONA LESTE DE SP!

  6. Escute a voz da experiencia Ana Souza estas Alterações de linhas de ônibus na zona Leste trouxe só 40% de melhoria e 60% de transtorno a linha 3129 antiga 3408 Term Pq d. Pedro – Cj m. da Nobrega era uma linha antiga que já estava sendo operada há 30 anos esta linha foi implantada substituindo a extinta 3748 Cidade Lider – Metro Belem que antes era COHAB Anchieta – Pça da Sé na epoca que esta linha 3129 foi implantada ela tinha sido implantada atraves de reinvidicação dos Centros Comunitarios dos moradores da COHAB I Arthur Alvim que eles queriam uma linha de onibus que fizesse itinerarios mais rapidos e que chegasse ao Centro e na epoca na COHAB I só tinha 2 linhas de onibus que chegava perto do Centro 3748 que funcionava como a linha COHAB Anchieta – Pça da Sé e 312A COHAB Anchieta – Lgo da Concordia já linha 3772 COHAB Anchieta – Metrô Tatuapé só servia quem fosse para o Tatuapé ou quem fosse pegar o Metrô para ir para a Zona Norte e Zona sul por causa das reinvidicações dos moradores da COHAB I Arthur Alvim foi implantada a linha 3129 que começou como 3408 CJ M. da Nobrega – Term. Pq d. Pedro que deixou de circular no dia 26/10/13 e pela ação civil a linha vai voltar a circular Já conseguimos 62 assinaturas faltam 38 assinaturas para a gente dizer para o prefeito Haddad ESTATAL JÁ abaixo assinado pela criação da Empresa estatal de Onibus em São Paulo para operar as linhas deficitarias, sistema PAESE em caso de greve das empresas de onibus urbanos, Metrô, CPTM e eventos entre no site e vamos assinar galera não é necessário fornecer nenhum documento.
    https://secure.avaaz.org/po/petition/pela_criacao_da_Empresa_estatal_de_Onibus_em_Sao_Paulo/?copy

    1. Gilson Vieira Silva disse:

      Olá!
      Como sugestão para atender a Cohab Anchieta e Padre Manoel da Nóbrega, sugiro que a linha 3414/10 seja estendida até o antigo ponto final da linha 3129, trafegando pelas avenidas Waldemar Carlos Pereira, Itaquera, Waldemar Tietz e por ai vai.
      Morei na Vila Matilde até o final de 2012 e vejo que muitos moradores de lá preferiam ir de Metrô, portanto, as vezes a linha “batia lata”, inclusive em horário de pico.
      Abraços!

  7. edson a. kolikauskas disse:

    NAS 2 ULTIMAS SEMANAS FORAM EXTINTAS 5 LINHAS QUE LIGAVAM A REGIÃO DO TATUAPÉ
    ÀS REGIÕES DE ITAQUERA E SÃO MATEUS; ERAM ELAS .
    CONCÓRDIA – GUAIANASES; METRÔ TATUAPÉ- J.CIBELE; METRÔ TATUAPÉ-J.N.SRA DO CARMO; METRÔ TATUAPÉ-J.V.CARRÃO E ITAQUERA -P.D.PEDRO. EM MAIO EXTINGUIRAM A LINHA METRÔ TATUAPÉ- J. S.PEDRO..TODAS ESSAS LINHAS AGORA SÓ VÃO DO BAIRRO AO TERMINAL VILA CARRÃO [ ACHO QUE ATUALMENTE A PREFEITURA ACHA QUE LÁ É O CENTRO DO MUNDO- TEM ÔNIBUS SANFONA QUE FICA ESTACIONADO NO ESTACIONAMENTO DO CEMITÉRIO DE V. FORMOSA]. QUEM MORA NO TATUAPÉ E PRECISA CHEGAR A AV. CONS CARRÃO SÓ FICOU COM A LINHA DO JARDIM SOARES.
    NADA MAIS DESCE PELAS RUAS SERRA DE BRAGANÇA E CANTAGALO ,SÓ O ONIBUS INTERMUNICIPAL.
    A PREFEITURA SÓ PIOROU AS COISAS , ANTES TINHA ÔNIBUS EM SEGUIDA ,AGORA DEMORA E VEM CHEIO.
    PLANEJAMENTO ZEROOOOO! NINGUÉM FEZ QUALQUER PESQUISA. DEVEMOS PEDIR A VOLTA DESSAS LINHAS AO NORMAL

  8. Antonio Idevano dos Santos disse:

    Que tema interessante, tenho visto manifestações em favor do caos, nada contra o direito a manifestação, mas gostaria de ver aqui no blog alguma avaliação sobre o que realmente importa, o tempo de deslocamento de casa ao trabalho e a volta, o que tenho visto é uma histeria, aqui na minha região (Aricanduva), está em marcha um movimento, pasmem, para liberação de estacionamentos nos dois sentidos. Já há algum dado confiável sobre a velocidade do sistema ? Houve migração do transporte individual para o coletivo ?
    Abraços

  9. Nao sou a favor de todos os seccionamentos porem sou a favor de alguns e de ter tirado a Itaquera Brasil das linhas que vao pro Pq D Pedro II,pois operava porcamente com carros velhos que parecem carroças,e intervalos absurdos,sobrou so uma linha a 3539/10 que e operada pela Novo Horizonte mesma Itaquera Brasil so muda o prefixo e a garagem,se realmente voltar as linhas que eram operadas pela Itaquera Brasil pro Pq D Pedro II vai ser de 40 minutos pra cima os intervalos mesmo sendo operada pela novo Horizonte pois a empresa nao renova os onibus,nao tem articulados nem e das melhores a manutençao entao nao reclamem depois quando voltar a merda que era antes com algunas linhas seccionadas.

  10. Edvaldo disse:

    Eu não entendo, o pessoal prefere ficar no ponto um tempão esperando um ônibus (entenda Itaquera Brasil), que com certeza ainda vai quebrar no meio do caminho. Do que pegar um ônibus rápido (entenda plano emergencial operado pelo Consórcio Plus) que você tem certeza que pode contar com ele, e depois fazer um a baldiação e aí pegar outro carro que vai de deixar em casa. Tudo bem que tem algumas linhas que não deveriam ter sido excluídas, mas fazendo um balanço geral, as mudanças realizadas na área 4, foram satisfatórias. A criação das linhas (4310-10 Pq. Dom Pedro – Est. Transf. Itaquera) (4311-10 Pq. Dom Pedro – Term. São Mateus) (4313-10 Pq. Dom Pedro – Term. Cid. Tiradentes) e (4315 Pq. Dom Pedro – Term. Carrão), serviu entre outras coisas, para diminuir o tempo de espera dos passageiros no ponto do ônibus, a superlotação e o congestionamente de ônibus que se formava ao longo da faixa exlusiva da radial leste. Além disso a linha 4210 Pq. Dom Pedro – Term. Cid. Tiradentes (via Celso Garcia), melhorou muito com a diminuição nos intervalos e a colocação de articulados. Isso ocorreu para agilizar o sistema, que antes estava engessado. O fato de ter que fazer uma baldiação não vai matar ninguém. Estamos chegando mais cedo em casa, pois antes o tempo de espera até a chegado do ônibus + as famosas escapadinhas de cobradores e motoristas + um tempinho que o fiscal ainda segurava o ônibus no ponto, era de mais ou menos uma hora e quinze minutos, isso tudo aliado ao trajeto e trânsito, dava umas três horas. Isso é vida???
    Acredito que as mundanças foram para melhor e que devemos abraçar esta causa. Devemos sim é apontar ao Sr. Prefeito onde ocorreram os eqúívocos, e juntos tentar melhorar mais ainda o sistema. Porque do jeito que tava, não dava mais.

  11. Get Smart disse:

    No Domingo (13) as linhas: 625 – Ataíde/Terminal São Torquato e a linha 626 – Vale Encantado/Terminal São Torquato tiveram extensão de trajeto, ambas que faziam ponto final em bairros passaram ligar dois terminais.

  12. jorge luis disse:

    CHAMAR A LINHA 4310(ITAQUERA-D.PEDRO II) DE ESTAÇAO TERMINAL EM BAIXO DE UM VIADUTO É NO MININO ACREDITAR QUE O POVO É IGNORANTE E ALIENADO EM SUA TOTALIDADE.ESSA LINHA É UMA VERGONHA.POIS EXISTE A PARTIR DE UMA SACANAGEM DAS EXTINÇÕES DE OUTRAS LINHAS DE BAIRROS DISTINTOS.

    Outro ponto é como a linha 4315 anda com onibus articulados em ruas estreitas de Vila Carraão.Onibus são lentos,andam puxando cortejo,pois é impossivel onibus grande desenvolver velocidade naquela area.e tem mais atrapalham o transito e quando fazem as curvas sobem nas calçadas.
    A linha 3750 (extinta) faz tanta falta.

    1. Edvaldo disse:

      Jorge, esse terminal é provisório. Assim que as obras das alças dos viadutos que vão ligar a Av. Nova Radial com a Av. Jacu Pêssego ficarem prontas, será erguido um Terminal de ônibus novo no terreno onde ficava o Parque de diversões. Esse terminal vai ser interligado ao Terminal Carrão através do Corredor de ônibus que será construido no ano que vem. Corredor Term. Carrão – Av. Itaquera – Av. Líder – Av. Itaquera – Centro de Itaquera – Term. Tranf. Itaquera.(Entre no site da SPOBRAS).
      Já a linha 4310-10, eu utilizo todos os dias, e embora tenha uma grande demanda, ela está funcionando muito bem. São carros saindo a cada 6 minutos. Nos horários de pico chega a sair ônibus a cada 3 minutos. Quando poderiamos imaginar isso com as linhas que existiam antes??? (entenda 3303-10/3407-10/3124-10/4301-10/3406-10/3306-10, etc) nessas linhas a espera era de no mínimo 30 minutos e olha lá. Quantas vezes fiquei no Pq. Dom Pedro II, mofando por mais de 1 hora e nada de ônibus. Agora você chega no Terminal e sabe que daqui 10 minutos você estará embarcando no ônibus.
      Dentro do Term. Carrão foi criada a linha 407R-10 TERM. VILA CARRÃO / METRO BELEM, que atendem justamente os passageiros que utilizavam a extinta 3750-10. Pois ele faz o mesmo intinerário.

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