São Paulo recebe mais de 5 quilômetros de novas faixas exclusivas para ônibus nesta segunda-feira, 04/11

ônibus

Ônibus em São Paulo. Capital ganha 5,3 quilômetros a mais de faixas exclusivas para o transporte coletivo, somando 248 quilômetros e 700 metros implantados só neste ano. Foto: Adamo Bazani.

São Paulo recebe mais 5,3 km de faixas exclusivas para ônibus nesta segunda-feira
As faixas serão implantadas em avenidas das regiões Leste, Norte e Sul
ADAMO BAZANI – CBN
A cidade de São Paulo recebe nesta segunda-feira, dia 04 de agosto, mais 5 quilômetros e 300 metros de faixas exclusivas para ônibus. Com isso, já são 248 quilômetros e 700 metros de espaços para ônibus implantados somente neste ano. A meta agora é de 300 quilômetros, segundo a Prefeitura.
O maior trecho desta segunda-feira será na zona Leste, totalizando 2 quilômetros e 300 metros.
Na Vila Prudente, a Avenida Vila Ema e a Rua do Orfanato recebem faixas que funcionam no sentido centro, de segunda a sexta-feira, das 06 da manhã às oito horas as noite e aos sábados ,das seis da manhã às duas horas da tarde.
Na Av. Vila Ema, por 1,3 km de extensão, entre as ruas Elídia Maria de Jesus e do Orfanato;
Na Rua do Orfanato, ao logo de 1 km de extensão, entre a Rua do Oratório e a Praça Padre Damião.
Pela Av. Vila Ema, no trecho desta implantação, circulam no sentido Centro seis linhas de ônibus municipais, transportando 77.031 passageiros por dia útil, com freqüência média de 56 ônibus/hora no pico manhã. Em relação à Rua do Orfanato, passam 13 linhas levando 138.244 passageiros por dia útil, com freqüência média de 94 ônibus/hora no pico manhã.
Na zona Norte de São Paulo, região de Santana, as novas faixas totalizam 1 quilômetro e 400 metros.
A prioridade ao transporte público será de segunda a sexta-feira, das 6 horas da manhã às oito horas da noite, e aos sábados das 6 horas da manhã às duas da tarde nas seguintes vias:
– Nas ruas José Debieux/Benvinda Aparecida de Abreu Leme, no sentido Centro, no trecho entre as ruas Perpétuo Junior e Conselheiro Saraiva – Atualmente, nesse trecho, existe uma faixa preferencial de ônibus em período integral que, a partir de 04/11, será transformada em faixa exclusiva regulamentada com horários;

– Na Rua Dr. Zuquim, no sentido Bairro, no trecho entre as ruas Alferes Magalhães e Dr. Gabriel Piza e no trecho entre as ruas Dona Beatriz Correa e Dr. Artur Guimarães – Esses dois trechos representam um prolongamento à faixa exclusiva que já existe na via.
Na Rua Dr. Zuquim, a faixa exclusiva existente está entre as ruas Dr. Gabriel Piza e Álvaro de Abreu. Na Rua Ezequiel Freire, já há uma faixa exclusiva entre as ruas Conselheiro Saraiva e Dr. Gabriel Piza.
Pelas ruas José Debieux/Benvinda Ap. de Abreu Leme, circulam 20 linhas de ônibus transportando aproximadamente 115.189 passageiros em um dia útil, com frequência média de 117 ônibus/hora nos horários de picos.

Na Rua Dr. Zuquim, passam no trecho desta implantação 17 linhas de ônibus, levando aproximadamente 131 mil passageiros por dia útil, com freqüência média de 101 ônibus/hora.

Ainda na zona Norte de São Paulo, na região do Carandiru, haverá novas faixas na Avenida General Ataliba Leonel, de segunda a sexta-feira, das 6 às 20 horas e, aos sábados, das 6 às 14 horas em ambos os sentidos, totalizando 1 quilômetro e 200 metros.
Em direção ao Centro, a faixa será implantada entre a Praça Orlando Silva e a Rua Alfredo Guedes. Já rumo ao Bairro, estará entre a Rua Dr. Zuquim e a Praça Orlando Silva
Pela Av. General Ataliba Leonel, no trecho desta implantação, circulam no sentido Centro oito linhas de ônibus municipais, transportando 54.970 passageiros por dia útil. Em direção ao Bairro, passam 17 linhas de ônibus levando 133.111 passageiros por dia útil. A freqüência média é de 100 ônibus/hora nos horários de picos.

Já na zona Sul, região de Vila Mariana,são 400 metros de faixa exclusiva à direita para ônibus na Av. Lins de Vasconcelos, na Vila Mariana, no sentido Vila Mariana-Cambuci, no trecho entre o terminal de ônibus da Vila Mariana e a Rua Dr. Neto de Araújo. Os ônibus terão prioridade de segunda a sexta-feira, das 6 às 20 horas e, aos sábados, das 6 às 14 horas.
Pela Av. Lins de Vasconcelos, no trecho desta implantação, circulam 14 linhas de ônibus, transportando 105.436 passageiros/dia útil, com frequência média de 67 ônibus/hora.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

3 comentários em São Paulo recebe mais de 5 quilômetros de novas faixas exclusivas para ônibus nesta segunda-feira, 04/11

  1. abaixo assinado pela criação da Empresa estatal de Onibus em São Paulo para operar as linhas deficitarias, sistema PAESE em caso de greve das empresas de onibus urbanos, Metrô, CPTM e eventos e São Paulo precisa de 100 assinaturas entre no site e vamos assinar galera não é necessário fornecer nenhum documento.
    http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/28483

  2. Amigos, boa noite.

    Fazendo-se umas continha básicas:

    Utilizando como base de cálculo 20 horas úteis de trabalho / dia das 4:00 hs as 00:00 hs.

    Vejamos:

    1) 77031 passageiros / dia

    77031/20 = 3851 passageiros / hora

    Considerando-se: 56 Buzão / hora

    São 68,77 passageiro / Buzão

    2) 1) 115.189 passageiros / dia

    115.189/20 = 5759 passageiros / hora

    Considerando-se: 117 Buzão / hora

    São 49,22 passageiro / Buzão

    3) 131000 passageiros / dia

    131000/20 = 6550 passageiros / hora

    Considerando-se: 64,85 Buzão / hora

    São 68,77 passageiro / Buzão

    Não é muito Buzão pra pouco passageiro ????

    Se minhas contas estiverem erradas, por favor me corrijam.

    Aguardo a análise dos comentaristas.

    Por isso que não vai.

    Att,

    Paulo Gil

  3. So com o dinheiro que e desviado pela corrupção em São Paulo, daria para já termos 200 km de corredores, monotrilho ate a Cidade Tiradentes e mais, ai aparece estes governantes cara de pau, falando que nada sabiam, sabiam sim, um dia a verdade sera dita, e os seus descendentes teram vergonha do seu passado.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: