Marcopolo fornece 70 veículos para BRT de Belo Horizonte

Marcopolo Viale BRT. Modelo será usado no noivo sistema de transportes de Belo Horioznte

Marcopolo Viale BRT. Modelo será usado no noivo sistema de transportes de Belo Horioznte

MARCOPOLO FORNECERÁ 70 NOVOS ÔNIBUS PARA O MOVE,

SISTEMA BRT DE BELO HORIZONTE

Secco Consultoria

Primeiros veículos serão utilizados a partir do início de 2014 na capital mineira

Caxias do Sul(RS), 1o. de outubro de 2013 – A Marcopolo fechou o fornecimento de 70 ônibus urbanos que serão utilizados no MOVE, nome do sistema BRT da cidade de Belo Horizonte, recentemente apresentado, e que entrará em funcionamento no início de 2014. Os veículos, do modelo Viale BRT Articulado, começarão a ser produzidos a partir de novembro.

O nome MOVE para o sistema BRT de Belo Horizonte foi escolhido após estudo realizado pela BHTRANS por induzir a deslocamento, mover de um lugar a outro e proporcionar conforto, rapidez, integração, frequência e pontualidade no transporte público da capital mineira.

Desenvolvido para aplicação nos avançados sistemas de transporte coletivo em grandes centros urbanos, o Marcopolo Viale BRT é o mais avançado já fabricado no Brasil e consumiu dois anos de pesquisas e desenvolvimento. A versão articulada tem 21 metros de comprimento, capacidade para transportar até 145 passageiros e foi concebida com inéditos conceitos de design, ergonomia, conforto, segurança e eficiência.

Rapidez no transporte com conforto e segurança

Internamente, o Viale BRT inova na ocupação de espaço e de ergonomia. A maior largura interna, associada à configuração das poltronas, proporciona maior área livre e facilita a circulação dos passageiros, tornando a viagem mais cômoda e confortável. A altura interna também foi aumentada, permitindo a inclusão de eficientes dutos de ar, alto-falantes e amplo espaço para propaganda nas laterais superiores.

O Viale BRT é um veículo robusto e extremamente confiável, imagem conquistada junto às pessoas que o utilizam, de excelente relação custo/benefício, atributo reconhecido pelos empresários do setor de transporte urbano de passageiros. Outras características importantes são redução de custos, sustentabilidade do produto, praticidade e tecnologia embarcada.

Para atingir o objetivo de valorizar a viagem de ônibus, independente do percurso ou duração, e proporcionar ganhos operacionais para os empresários, o Viale BRT pode ser oferecido com GPS, televisão digital, internet sem fio (wireless), câmeras de segurança, computador de bordo, além de sistemas de indicação de parada audiovisual e gerenciamento de frota.

Ideal para o transporte urbano, o Viale possui câmbio automático e sistema de segurança para que o ônibus não se movimente com as portas abertas. O veículo atende todas as exigências dos sistemas de plataformas de embarque existentes no País, com opção de porta com 1.100 mm de vão livre na frente do rodado dianteiro e piso elevado, adaptados à acessibilidade.

MOVE

O MOVE terá 23,1 km de extensão, em três ligações (Avenida Antônio Carlos, com 14,7 km de comprimento; Cristiano Machado, de 7,1 km de extensão e Hipercentro, de 1,3 km) e com 42 estações de transferência com distância média de 400 metros uma da outra. O número de passageiros atendidos será de 700 mil diariamente e haverá um ganho médio de 45% na redução do tempo de viagens entre as localidades do sistema.

No novo sistema MOVE ainda serão instaladas modernas estações (com pisos nivelados aos dos ônibus), onde os passageiros poderão comprar a passagem antes de embarcar, o que garantirá mais segurança e agilidade. E os veículos terão maior capacidade de transporte, proporcionando conforto e acessibilidade.

Crédito da foto: Osvaldo Palermo

3 comentários em Marcopolo fornece 70 veículos para BRT de Belo Horizonte

  1. Amigos, boa noite.

    Uai sô, os menerim dando um showwwwwwwwwwwwwww em SAMPA !

    PARABÉNS!

    Adamo, você sabe me dizer qual é largura útil do corredor desse Vialle BRT de apoio de banco a apoio de banco ?

    Adamo Cadê a foto do Osvaldo Palermo ?

    Att,

    Paulo Gil

  2. Amigos, bom dia.

    Esse é um corredor inteligente com buzao inteligente, afinal esse buzao não tem
    O maldito DEGRAU ALTO INTERNAMENTE.
    Só encontrar Samoa mesmo.
    Att,
    Paulo Gil

  3. MARCOS NASCIMENTO // 2 de outubro de 2013 às 17:36 // Responder

    E a pergunta que não quer calar? As obras em outubro, novembro e dezembro serão aceleradas trablhando 7 dias por semana e 24 horas ininterruptas para dar tempo de tentar aprontar tudo até o fim desse ano ? Ou continuam as obras em ritmo “lentium” ? A promessa de BRT para BH é antiga! Além disso há pouco tempo atrás 266 ônibus da encomenda principal foram canceladas e parte dos BRTs articulados tiveram que ser oferecidos ao RIO e a outras localidades onde as construções das estações estão mais avançadas! Outro detalhe ainda diz respeito a lentidão das obras do BRT metropolitano na qual 7 estações serão construídas e sabe-se lá quando serão oficialmente entregues haja visto que as obras estão também em ritmo de tartaruga e nisso num Estado que tem um governador candidato presidenciável do ninho tucano! Imagino então o que será no Brasil se ele aninhar-se no palácio do planalto a partir de 2015! Como governador tem se mostrado fraco e inoperante e a fama dele já chegou ao Sul!

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