O que há por trás das cenas de pistolagem do Sindicato dos Motoristas de Ônibus?

Sindimotoristas

Sede do sindicato dos Motoristas de Ônibus de São Paulo virou verdadeira praça de guerra. Disputas vão além das questões de representatividade da categoria. Denúncias levantam a suspeita de milhões de reais movimentados com suspeita de irregularidades. Foto: R 7.

Sindicato dos Motoristas de Ônibus: uma disputa de milhões
Não é a toa que briga pelo controle da entidade é tão acirrada. Receitas do fundo sindical são de R$ 1,4 bilhão, além de suspeitas de desvios de outros recursos
ADAMO BAZANI – CBN
Definitivamente a briga pelo controle do Sindimotoristas – Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de São Paulo não tem como principais motivos questões ideológicas ou a sede pela representatividade de uma categoria.
O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus em São Paulo movimenta por ano milhões de recursos.
Mas reportagem do jornal O Estado de São Paulo relembra uma série de denúncias sobre movimentações ilegais de muito dinheiro por parte da atual diretoria do Sindicato e da ala de oposição.
Presidente do Sindicato desde 2004, Isao Hosogi, o Jorginho, é acusado pelos adversários de desviar R$ 500 mil por mês de contratos de planos de saúde, compras de cestas básicas e convênios com farmácias, mercados e outros estabelecimentos. Assassinatos de sindicalistas e de motoristas nas portas das garagens foram atribuídos a esta denúncia.
Jorginho teria, segundo a oposição, uma casa de alto padrão em Itanhaém e outra em Ilha Bela, no Litoral de São Paulo, além de um patrimônio de R$ 16 milhões.
Já a situação acusa os oposicionistas de diversas irregularidades e envolvimento em vários crimes.
Um dos “cabeças” de chapa de oposição, “Valdevan Noventa” há cerca de cinco meses, antes de romper com Jorginho, era diretor justamente de finanças do sindicato.
Ele foi investigado por suspeita de “lavar” dinheiro do tráfico de drogas da favela do “Paraisópolis” em lotações da cidade de Taboão da Serra.
O vice dele, Edivaldo Santiago, que esteve à frente de uma das maiores greves de ônibus da cidade de São Paulo, era parceiro de Jorginho. Ele também é suspeito de enriquecimento ilícito.
Há ainda poucas investigações sobre a atuação de sindicalistas.
Também há suspeitas de relacionamentos irregulares, onde o dinheiro fala alto, entre o Sindicato e funcionários de diversos escalões da SPTrans, da Secretaria Municipal de Transportes e até de empresas de ônibus.
A “caixinha” de R$ 5 mil para pretendentes a vagas em diversas funções na Via Sul Transportes, envolvendo membros do sindicato, nunca foi levada a sério pelas autoridades responsáveis por investigações.
Nos últimos dois anos, há registros de pelo menos 19 mortes com suspeitas de envolvimento direto em questões do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus.
Pelo imposto sindical, a receita é de R$ 1,4 bilhão.
Nos últimos dois dias, o Sindimotoristas (oposição e situaçção) protagonizou cenas lamentáveis.
Na noite desta quarta-feira, a retirada de urnas na sede da entidade, na Liberdade, região central de São Paulo, foi marcada por tiroteio, bombas e muita agressão.
Na manhã do mesmo dia, a briga sindical prejudicou os passageiros. A ala de oposição fechou 16 terminais de ônibus, prejudicou cerca de 500 linhas e 750 mil passageiros.
Todas estas cenas, podem esconder uma verdadeira indústria que movimenta mais dinheiro do que muitas empresas que não gozam dos privilégios fiscais concedidos aos sindicatos.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Pedro disse:

    Quer dizer que é briga de antigos sócios, enquanto isto a população da zona leste anda em ônibus apaches velhos e sujos e a Sptrans diz que estão dentro do padrão estabelecido por ela, já que a policia vai investigar o que ocorre no sindicato, para começar e so investigar o patrimônio do alto escalão dos funcionários deles e da Sptrans, não vai haver nem mais necessidade de CPI.

  2. Ana de Souza disse:

    Bom dia !
    Ontem eu estava vendendo na região da ragueb chofi nossa que eu vi de ônibus nh quebrado n esta escrito!
    Sabe que eu vou fazer vou anotar os prefixo dos ônibus que quebram da nh e colocar todos os dias aqui no blog p ver se alguem toma providencia com isto pq não e bricadeira não tds os dias,sem contar os que quebra em outros lugares é absurdo o povo da região cidade tiradentes esta sendo tratado como esquecido ,nossa os ônibus é muito ruim mesmo,agora quando eu vou lá para mercado negreiro eu pego guaianazes 3063 não tem comparação é cheio ,mais sabe pq só anda cheio 3063-10,pq os ônibus da nh só quebra e ninguem quer pe ga mais é inacreditavel!
    Esta coisas tem que acabar nossa paga caro com isto,estes ônibus sem manutenção é perigoso p nóis tem que ver isto dai !

  3. Diego disse:

    Olha ai, e quem será que paga esta conta toda, entre imposto sindical, caixinha, propinhas e acordos? O povo é clsro, onde se incluem os trabalhadores do setor, que para garantir uma vaga de trabalho se sujeitam a este tipo de esquema nefasto.

  4. Tiago Liberato disse:

    A melhor definição que eu tenho para o transporte é ” Corrupção” , não importa aonde você vá sempre é a mesma coisa, seja uma empresa que é dominada por bandidos ou por religiosos, a máfia existe em ambas, e não ira acabar.
    Desde o contrato de concessão, passando pelos sindicatos, e chegando nas garagens é um ciclo sem fim de corrupção,e infelizmente muitas vezes o trabalhador do sistema se sujeita há essas praticas por falto de opções de trabalho, segundo dizem a ” caixinha” existe para colaboradores externos e internos, e como disse a matéria R$5,000,00 para quem está fora e R$2,500,00 para quem é da casa , isso é o transporte uma sujeira sem fim.

  5. O câncer se chama Jilmar Tatto, ao que se refere a continuação da novo Horizonte.

  6. Essa NH e a pior onibus quebrados todos os dias,condiçoes de limpeza e a parte mecanica mal conservada e carros ja muito velhos que ja deveriam ser trocados sem a renovaçao da frota a Vip deveria assumir fora NH!!!

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