Feiras e eventos são oportunidades cada vez mais levadas em consideração por fabricantes

Publicado em: 10 de julho de 2013

ônibus

Volare que será usado para transporte de convidados autoridades políticas e membros de alto escalão da igreja católica na Jornada Mundial da Juventude. Participação em feiras do setor e em eventos de destaque é uma das estratégias das fabricantes de ônibus num mercado promissor, mas tomado pela concorrência.

Volare vai fazer o transporte oficial para Jornada da Juventude e Comil participa de Feira Nacional de Fretamento
Parcerias em eventos de grande porte e participação em ações de divulgação têm sido armas das fabricantes de ônibus
ADAMO BAZANI – CBN
Tirando alguns meses que podem ser considerados exceções ou como dizem os economistas, “sazonais”, o mercado de ônibus no Brasil tem registrado sucessivas altas na produção e nos emplacamentos neste ano, como recuperação do ano passado, que foi considerado fraco por causa do desaquecimento econômico do País e da mudança de tecnologia que deixou os veículos movidos a diesel mais caros e complexos e influenciou nas renovações de frota.
Além da recuperação do setor, há um conjunto de fatos que devem aquecer ainda mais a produção e a comercialização de ônibus. Mesmo insuficientes para as necessidades da população em geral, os investimentos em mobilidade urbana não podem ser desprezados e vão demandar veículos novos. Licitações como a tão esperada das linhas de ônibus interestaduais e internacionais da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, de sistemas metropolitanos ou municipais também vão exigir renovação de frota, assim como a maior demanda nos segmentos de fretamento, turismo e para grandes eventos que o Brasil vai sediar entre este ano e 2016.
Mas se as perspectivas são boas, a concorrência também é grande.
Por causa disso, há muito tempo, as fabricantes de ônibus, sejam carrocerias, chassis ou que vendem veículos completos, não se limitam a mandar representantes comercias nas garagens. Elas participam cada vez mais de ações de divulgação e procuram parcerias em eventos de grande porte que podem servir de boa vitrine para os produtos.
A Volare, fabricante de ônibus de pequeno porte da Marcopolo, anunciou nesta segunda-feira, dia 08 de julho, que vai fornecer os veículos oficiais para o transporte na XXVIII Jornada Mundial da Juventude, evento católico no Rio de Janeiro que será realizado entre os dias 23 e 28 de julho. A JMJ – Jornada Mundial da Juventude deve receber 2 milhões de pessoas e contará com a presença do papa Jorge Mario Bergorio, Francisco.
Serão 10 miniônibus de alto padrão: oito unidades do Volare DW9 Executivo, com mecânica Mercedes Benz, e duas do WL Limousine, que vão transportar autoridades governamentais, representantes de alto escalão da igreja católica e convidados que desembarcarem no Aeroporto Santos Dumont e no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim – Tom Jobim.
De acordo com a fabricante, o modelo Volare WL é o maior da marca, privilegiando itens como espaço interno, design, funcionalidade e versatilidade.
É indicado para fretamento e turismo receptivo. Mesmo sendo um miniônibus, pode transportar quase a mesma quantidade de pessoas de um ônibus midi, 36 passageiros, com conforto, segundo a marca, por causa de soluções de engenharia que privilegiaram o melhor aproveitamento do espaço interno e o reposicionamento de poltronas e caixa do motor.
O bagageiro tem melhor abertura e capacidade para 4 mil litros.
Já o Volare DW9 Executivo pode transportar 31 passageiros, além do motorista e do auxiliar. A sinalização externa conta com Full LED, sistema que auxilia na visualização do veículo, principalmente durante a noite, e os para-choques possuem mais itens de plástico de engenharia 100% recicláveis, que segundo a Volare/Marcopolo, absorvem melhor os impactos e contribuem para a preservação do meio ambiente.
Já a fabricante de carrocerias Comil fez nesta terça-feira, dia 09 de julho, um balanço positivo da participação da empresa na feira Brasil Fret – Encontro Nacional dos Transportadores de Fretamento e Turismo, que foi realizado entre os dias 13 e 16 de junho. O evento foi feito em Porto de Galinhas (PE), organizado pela Associação Nacional dos Transportadores de Fretamento e Turismo – ANTTUR.
Apesar de exibir modelos como o Comil Campione HD, da empresa Astrotur, um Comil Versatile, da Star, e um Comil Campione 3.25, da própria fabricante de carrocerias em parceria com a Volkswagen/MAN, já que o modelo está encarroçado sobre um chassi 17.230, a novidade da Comil no segmento de fretamento foi revelada na Transpúblico 2013 – feira de mobilidade e produtos de transportes, que foi realizada no Transamerica Expo, entre os dias 03 e 05 de julho. Trata-se do Versatile Gold, que traz não apenas linhas renovadas para ônibus rodoviários mais simples, mas itens de conforto e segurança, oferecendo, segundo a marca, qualificação para uma faixa de mercado que exige produtos mais econômicos sem abrir mão de sofisticação. A cobertura com os principais fatos da Transpúblico 2013, inclusive os detalhes do Versatile Gold, você pode conferir nas matérias anteriores do Blog Ponto de Ônibus/ Canal do ônibus.
A Transpúblico reuniu profissionais de montadoras, encarroçadoras, especialistas em mobilidade urbana e donos de empresas de ônibus.
Na Brasil Fret, a Comil também apresentou ações de pós-venda, consideradas essenciais pela maior parte dos frotistas que hoje exigem assistência técnica devido às maiores exigências de qualidade operacional e pela complexidade maior dos ônibus atuais.
Por isso, a Comil divulgou o centro de assistência e Pós Venda Shopping Ônibus, localizado em Recife- Pernambuco, inaugurado no ano passado.
De acordo com a Comil, a marca respondeu por 28% dos emplacamentos de ônibus zero quilômetro no ano passado, sobre vários chassis.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta