Santo André: Novos ônibus em julho e cadastramento do Bilhete Único na segunda-feira

ônibus

Ônibus em Santo André. Cadastramento para o Bilhete Único começa na segunda-feira e sistema passa a operar no dia 15 de junho. Mas não é necessário correr. Por cerca de quatro meses, o cartão antigo será usado como Bilhete Único com as mesmas integrações e descontos. Foto: Adamo Bazani

Cadastramento do Bilhete Único de Santo André começa na segunda-feira
Em julho devem chegar os primeiros ônibus novos na cidade
ADAMO BAZANI – CBN
O cadastramento para o Bilhete Único de Santo André, no ABC Paulista, começa nesta segunda-feira, dia 10 de junho, informou o prefeito Carlos Grana, em evento do lançamento do cartão no Paço Municipal.
Serão dois postos de cadastramento para diferentes tipos de passageiros.
IDOSOS E PORTADORES DE DEFICIÊNCIA – Bilhete Único Melhor Idade / Bilhete Único Especial:
Para idosos, portadores de necessidades especiais e outras pessoas que têm direito à gratuidade, o posto funciona no Paço Municipal, de segunda a sexta-feira, das 08 horas às 17 horas.
Mas os passageiros não devem se apressar. Estes usuários serão convocados de acordo com o mês de aniversário.
Para evitar fraudes, o cadastramento destes passageiros será com o uso do sistema de biometria, presente nos validadores das catracas, que vai reconhecer as impressões digitais dos usuários.
PASSAGEIRO COMUM / Bilhete Único Comum:
Já para os outros passageiros, como os que possuem o vale-comum, o posto é o que funciona atualmente, também de segunda a sexta-feira, das 8 h às 17 horas, na sede da AESA – Associação das Empresas de Sistemas de Transporte de Santo André -, que fica no terreno entre o Shopping Grand Plaza ABC e o Hipermercado Extra, na Avenida Industrial, no centro de Santo André.
Também não é necessário correr para trocar o bilhete. O cartão atual, UrbanPass, será aceito por cerca de mais 4 meses e funcionará como Bilhete Único a partir do dia 15 de junho.
O sistema das catracas conseguirá debitar os créditos e oferecer a integração mesmo no atual cartão.
A substituição deve ser gradativa.
A carga mínima do Bilhete Único será de cinco passagens e não haverá limite.
ESTUDANTES / Bilhete Único Estudante:
O recadastramento deve ser feito a partir de agosto, quando normalmente os estudantes que pagam meia-tarifa já fazem a troca do bilhete para o próximo semestre. O procedimento será feito também no posto da AESA, na Avenida Industrial, 600 – Centro – Santo André.
TRABALHADORES / Bilhete Único Vale –Transporte:
As empresas empregadoras, que são as que pagam as passagens, serão avisadas e realizarão automaticamente as trocas.
ÔNIBUS NOVOS DEVEM COMEÇAR A VIR EM JULHO:
Como a reportagem do Blog Ponto de Ônibus/Canal do Ônibus adiantou, a cidade de Santo André até o início de 2014 terá 75 ônibus novos em circulação, dos quais 50 são trocas de ônibus já em operação e 25 vão representar crescimento da frota dos veículos de transportes coletivos.
O prefeito Carlos Grana disse nesta sexta-feira que, se não houver atraso com as fabricantes, as primeiras unidades, entre micros, micrões e convencionais devem chegar já neste mês de julho.
Todos os ônibus terão elevadores para cadeiras de rodas, saídas de emergência mais modernas, motores Euro V, que poluem menos, espaço para cadeira de rodas e para cão-guia.
REFORMULAÇÃO DAS LINHAS:
Carlos Grana voltou a falar em reformulação das linhas. Em julho, após a implementação do Bilhete Único será feita uma pesquisa de Origem e Destino na cidade.
Várias linhas que vão para o centro de Santo André vão ser encurtadas e haverá mais ligações bairro a bairro.
Para o prefeito, a lógica é que como o passageiro vai poder usar três ônibus em uma hora e meia num único sentido, ele não terá prejuízo ao trocar de ônibus, saindo de um veículo que faz linhas bairro a bairro e indo para outro que vai para o centro da cidade.
Com a redução do número de linhas no centro, a estimativa é deixar as viagens mais rápidas e diminuir o trânsito na região central.
A mudança completa das linhas deve ser em 2014.
A perspectiva atual é que 7% dos passageiros de Santo André, cerca de 330 mil passageiros, usem o Bilhete Único, mas a quantidade deve aumentar.
O sistema de Bilhete Único, inclusive com o UrbanPass, começa a vigorar no dia 15 de junho, no próximo sábado, quando a passagem cairá de R$ 3,30 para R$ 3,20, após a desoneração do PIS / Cofins sobre a receita das empresas de transportes, anunciada pelo Governo Federal, para tentar controlar a inflação.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

2 comentários em Santo André: Novos ônibus em julho e cadastramento do Bilhete Único na segunda-feira

  1. Sergio Santo André // 10 de junho de 2013 às 19:54 // Responder

    Como eu já havia comentado em outro tópico, nossos “empresários” não são bonzinhos não, estão apenas cumprindo a lei que determina que todos os veículos tenham acessibilidade, além de terem de substituir as carroças que estão se dissolvendo, como é o caso dos Marcopolos da Expresso Guarará. Se dependesse deles, estariamos rodando de Caio Jaraguá….

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: