Passageiros já economizaram R$ 30 bi com Bilhete Único em São Paulo

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Passageiros de ônibus em São Paulo economizaram R$ 30 bilhões com integrações possibilitadas pelo Bilhete Único, desde a implantação do sistema. Parlamentares querem a criação e um Bilhete Único para toda a região Metropolitana. Foto: Adamo Bazani.

Passageiros já economizaram R$ 30 bilhões com Bilhete Único em São Paulo
Discussão agora é para a implantação de um Bilhete Único Metropolitano
ADAMO BAZANI – CBN
Desde a implantação do Bilhete Único em São Paulo, entre os anos de 2003 e 2004 até o primeiro trimestre de 2013, os passageiros de ônibus da capital paulista economizaram cerca de R$ 30 bilhões por causa das integrações possibilitadas pelo sistema.
A informação é do secretário municipal de transportes de São Paulo, Jilmar Tatto, que participou nesta terça-feira de uma sessão na Assembléia Legislativa, promovida pela Frente Parlamentar de Implantação do Bilhete Único Metropolitano.
Ainda de acordo com informações do secretário, somente em 2012 foram realizadas 972 milhões de integrações entre os ônibus da cidade, sem contar com as conexões com o Metrô de São Paulo e os trens da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. Com a implantação do Bilhete Único Mensal ainda este ano, a estimativa é que as integrações superem a 1 bilhão de transferências.
Além de ganhos econômicos, o Bilhete Único trouxe, de acordo com o secretário, vantagens para a mobilidade, já que em muitos casos, as viagens de transporte público se tornaram mais baratas que de carro, contribuindo para que os congestionamentos não fossem maiores ainda.
E se inicialmente as integrações representam custos ao sistema, elas também trazem ganhos econômicos ao atrair mais pessoas para os transportes e ajudar no enfrentamento do problema do trânsito.
De acordo com o presidente da ANTP – Associação Nacional dos Transportes Públicos, Ailton Brasiliense, há uma inversão de lógica nas políticas de mobilidade. Segundo ele, hoje é o transporte público que financia o transporte privado, sendo que o corretor deveria ser o contrário. As lentidões e o trânsito complicado provocam aumento dos custos no transporte público que não recebe prioridade adequada no espaço urbano, Segundo Ailton Brasiliense, hoje os congestionamentos respondem pro 16% dos custos das passagens de ônibus.
Para que o transporte coletivo tenha prioridade, no entanto, os especialistas apontam para a necessidade de espaços exclusivos de implantação rápida e com obras cujos benefícios sejam duradouros. Para eles, a construção de corredores do tipo BRT (Bus Rapid Transit) é uma das principais soluções.
O secretário municipal de transportes e presidente da Emdec – Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas, Sérgio Benassi, disse que desde a implantação do sistema de Bilhete Único na cidade do interior paulista, há sete anos, os passageiros economizaram cerca de R$ 500 milhões.
A Frente Parlamentar quer a implantação de um Bilhete Único que proporciona integrações tarifárias entre ônibus intermunicipais e entre os sistemas municipais da Grande São Paulo e das regiões metropolitanas de Campinas e da Baixada Santista.
Os secretários de transportes que participaram da sessão se comprometeram a agilizar os estudos para que a reivindicação se torne realidade, mas não falaram de prazos.
Hoje, na região metropolitana há apenas o Cartão BOM – Bilhete de Ônibus Metropolitano, que permite o pagamento na catraca eletrônica, mas não oferece integração tarifária em todo o sistema.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

4 comentários em Passageiros já economizaram R$ 30 bi com Bilhete Único em São Paulo

  1. Rodnei Minelli // 8 de Maio de 2013 às 17:19 // Responder

    É fundamental ressaltar que Guarulhos também conta com o Bilhete Único, considerado como o “caçula” das grandes cidades, pois está implantado há cerca de 2 anos. Durante este período os usuários da cidade economizaram cerca de R$ 131 milhões utilizando a integração tarifária gratuita, com a grande vantagem de que num prazo de 2 horas o cidadão pode utilizar até 4 ônibus municipais independente do sentido da viagem. O Secretário de Guarulhos, Atílio Pereira, também esteve ao evento nesta terça-feira e apresentou dados estatísticos sobre a evolução do Bilhete Único na cidade.

  2. Bilhete Único Metropolitano >>> só em dois mil e …

  3. Amigos, boa noite

    Conforme consta no post acima:

    “De acordo com o presidente da ANTP – Associação Nacional dos Transportes Públicos, Ailton Brasiliense, há uma inversão de lógica nas políticas de mobilidade. Segundo ele, hoje é o transporte público que financia o transporte privado, sendo que o corretor deveria ser o contrário.”

    Eu gostaria de aprender como é que o transporte público financia o transporte privado.

    O Sr. Ailton poderia me explicar ?

    Hoje eu custeio a prestação, os impostos, as taxas, o seguro, os pedágios, as multas (poruque só carro placa particular é multado) e a manutenção do meu carro; portanto gostaria de saber como
    faço para obter esse benefício.

    Sem contar que, quem paga os créditos do meu BU, sou eu mesmo, pois nem com toda a minha colaboração para o Buzão de Sampa eu tenho um BUF (bilhete único free).

    Gente, já estamos cansados de saber que corredor de Buzão é a solução, inclusive o “tar” do BRT.

    OBS.: Assistam o filme que mostra que o articuladinho trucadinho é bem veinho, pois na Alemanha
    já tem faz um tempão.

    Aonde vão fazer um BRT di catigoria ???

    Por que não socam a bucha logo e fazem o BRT do Terminal Vila Jaguara (ou Remédios) até
    o Terminal Shopping Morumbi ???

    [Av. Dr. Gastão Vidigal, Av. Prof. Fonseca Rodrigues, Av. Pedroso de Moraes, Av. Nova Faria Lima, Av. Faria Lima, Av. Nova Faria Lima, Av. Eng. Luiz Carlos Berrini)

    Na Marginal Tietê também dava um belo BRT de ponta a ponta, ou porque não um CPTM.

    E São Paulo Guarulhos, quando sairá esse BRT ??????

    Por falar em São Paulo Guarulhos, quando é que alguém (Estado/Prefeituras ou CCR), farão a “caridade” de iluminar o trecho da Dutra e suas marginais de Sampa até Guarulhos.

    Alguém se habilita ??

    Esse trecho as escuras é um RELAXO; afinal ainda temos a Usina Hidroelétrica de Itaipu ou não ????

    Não querem fazer funcionar ?

    Ou não querem rasgar as avenidas VIP´s ?

    Cadê a Supremacia do Interesse Público ?

    Pra que fazer VLT no ABC se Guarulhos não tem nem resto do CPTM espanhol ?

    Acho que EU preciso é embarcar num disco voador para ir para outro planeta, pois aqui tá difíci,l
    tem muito ET´s; pois nem parece que nasceram e residem aqui.

    Att,

    Paulo Gil

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