Santo André e Rio Grande da Serra terão cartão nos trens BOM no dia 17.

CPTM

Estações da CPTM em Santo André vão aceitar o Cartão BOM, a exemplo de Rio Grande da Serra. Secretário Estadual dos Transportes se reuniu com prefeitos do ABC Paulista e prometeu expansão ferroviária.

Trens em Santo André e Rio Grande da Serra vão aceitar Cartão BOM no dia 17
Em reunião com secretário estadual de transportes, prefeitos do ABC, discutiram volta da estação Pirelli e a possibilidade de Diadema ter serviço metroferroviário
ADAMO BAZANI – CBN

A partir do dia 17 de maio, passageiros da estação Prefeito Celso Daniel – Santo André, da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – poderão utilizar o cartão BOM – Bilhete de Ônibus Metropolitano para o pagamento da tarifa de trem.
O uso do BOM não permite desconto entre o ônibus e a ferrovia, mas garante mais praticidade de uso, evitando que o passageiro precise de diversos bilhetes para usar a condução.
Na mesma data, o Bilhete será aceito na estação Rio Grande da Serra, também da CPTM.
No ABC, o passageiro já pode fazer uso do cartão dos ônibus intermunicipais na estação São Caetano.
Até agosto, deve haver implantação dos validadores que aceitam o Bilhete nas Estações Prefeito Saladino e Utinga.
A medida foi anunciada nesta segunda-feira, dia 06 de maio, pelo Secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes, em reunião com os sete prefeitos do ABC Paulista, no Consórcio Intermunicipal.
Jurandir Fernandes também apresentou o cronograma da linha 18 de monotrilho, que vai unir São Bernardo do Campo até a estação Tamanduateí, em São Paulo, passando por Santo André e São Caetano do Sul ao custo de R$ 4,2 bilhões e capacidade média de transportes.
Segundo ele, o edital de licitação deve ser publicado em julho e o início das obras está previsto para o final deste ano ou começo de 2014. Por causa de mudanças de traçado, a obra deve terminar só em 2016, com atraso em relação a promessa de 2015.
Jurandir Fernandes também confirmou o retorno da estação Pirelli, com a abertura da linha Expresso ABC, que vai seguir paralela a linha 10 Turquesa da CPTM, mas que deve fazer menos paradas.
Da estação também deve partir um VLT – Veículo Leve sobre Trilhos para Guarulhos, na Grande São Paulo, ainda sem data definida.
Para o Expresso ABC serão realizados três editais de construção e reformas de estações e linhas, previstos para julho, agosto e outubro, com obras previstas para 2014. A linha irá até a Estação da Luz e deve ficar pronta em 2016.
Na reunião com os sete prefeitos, Jurandir Fernandes prometeu incluir Diadema em projetos metroferroviários.
Para a conexão com o município deve ser aproveitada parte da estrutura do Corredor Leste-Oeste de São Bernardo do Campo, havendo depois uma ligação com as linhas 1 Azul ou 5 Lilás do Metrô.
INTEGRAÇÃO TARIFÁRIA:
Foi também discutida, mas sem grandes avanços práticos, a necessidade de integração entre os sistemas de transportes municipais do ABC e o metropolitano, incluindo os trens da CPTM e os serviços intermunicipais de ônibus das empreas particulares e de trólebus e ônibus da Metra, gerenciados pela EMTU- Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos.
A discussão da tarifa integrada voltará a ser realizada na reunião do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano no dia 26 de junho.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Marcos Soares disse:

    Porque será que o Município de Mauá está demorando tanto de ser beneficiada com o uso do cartão Bom ? – O cartão é melhor porque não precisa andar com o dinheiro e fazer fila pra comprar o bilhete , da mesma forma os onibus de Maua , vejo trodos os dias os mesmos passageiros entram e pagam com o dinheiro os que usam o cartão só usam mesmo porque é vale-transporte , será que não está na hora do Prefeito fazer uma campanha de incentivo para os usuários a usarem o cartão comum ? – Ou abrir o terminal e fazer a integração via cartão , como um lugar decente , fazer fila para o embarque ? Dar o cartão social para que os mais idosos também entrem pela porta dianteira e rodar a catraca , em São Paulo-Capital é assim e funciona , vamos começar a usar o cartão ?

  2. Paulo Gil disse:

    Diego Silva, boa noite

    Bela foto. Parabéns!

    Abçs,

    Paulo Gil

  3. Sergio Santo André disse:

    Então senhor Jurandir, e a volta da linha 10 turquesa para a estação Luz, como é que fica ? Do jeito que está a cada dia o senhor se “queima” ainda mais. Esse absurdo vai continuar até quando ???? Por que só a estação Brás do metro pode levar “ferro” com essa insanidade ???? Prejudica-se milhares de passageiros em detrimento de outros, oras, cobre-se a cabeça e deixa-se os pé de fora ???? Acho que isso está acontecendo por que o pessoal do ABC são verdaderios “carneirinhos”, então a CPTM está tripudiando em cima da situação. Por que ainda não se aumentou a quantidade de carros na linha 10 ???? A RFFSA deixou uma estrutura para o senhor, onde ela operava com composições de 9 carros no ABC !!!! Não tem trem ??? Aonde estão as composições da Mafersa que foram encostadas para que os novos trens entrassem em circulação ??? Vamos criar vergonha na cara e esticar a linha 10 turquesa e a linha 11 coral até a Barra Funda e acabar com essa situação deplorável dos passageiros. E por que o expresso-ABC já não é implantado, a estrutura já está aí, e já era utilizada pela RFFSA antigamente com composições que trafegavam pela linha central e obedeciam parada apenas em SCS, Santo André e Mauá ???? Hj é possível incluir as estações do Brás e Tamanduateí, pois a linha central abrange essas estaçãoes. Tá faltando é boa vontade mesmo. Abra o olho Secretário, o senhor está se “queimando” a cada dia que passa, e pelo jeito péssimamente ascessorado pela CPTM.

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